Bacelar cobra políticas públicas para conter matança de jovens negros

Por: Wal Cordeiro

O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) cobrou hoje a ação do Estado para conter a matança – que considerou um verdadeiro genocídio – contra jovens negros pobres, moradores das periferias que ocorrem na Bahia.

Segundo Bacelar, são cerca de mil assassinatos nos primeiros quatro meses de 2010, quase quatro mil no ano passado e 14 mil mortes violentas desde que o governo Jaques Wagner tomou posse.
“Em outras partes do mundo, como a região conflagrada do deserto de Darfur, no Sudão, onde árabes pastoralistas enfrentam agricultores negros, a ONU registrou três mil mortes violentas em 2009, vítimas de uma guerra que levou o presidente do país, Omar Al Bashir a ser indiciado pelo Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra, contra a humanidade e genocídio”.

 

“Na Bahia, temos uma média de quatro mil assassinatos por ano e a assombrosa cifra de 14 mil assassinatos nos três anos e quatro meses do governo Jaques Wagner e nada acontece para reverter esse números. Só no último final de semana foram 12 assassinatos de jovens de idades variando dos 17 aos 29 anos, todos negros e moradores de áreas periféricas”, protestou Bacelar.

 

Segundo o deputado, são vítimas que vão engordar as estatísticas do Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil, do Instituto Sangari, que revela de 92% dos homicídios são de homens, a maioria – cerca de 40% das mortes – são de jovens com idades variando entre 15 e 24 anos, negros, pobres e de baixo índice educacional.

 

“Morrem proporcionalmente duas vezes mais negros do que brancos. Enquanto não houver uma solução para os problemas do jovem, não haverá solução para o problema da violência. E uma dessas soluções passaria pela educação”.

 

“Estão matando os nossos jovens e o governo, ineficiente na área de Segurança Pública, nada faz sequer para minimizar os efeitos da violência, quanto mais na preservação dos jovens. Não há programa eficiente de educação, de lazer, de formação e qualificação profissional do jovem sobretudo carente, não há emprego, não há respeito”.

 

“Não há o que o jovem fazer nas periferias abandonadas pelos poderes públicos, daí o envolvimento deste com as drogas, o aumento da violência, da falta de políticas de reparação, da falta de oportunidades”, encerrou Bacelar.

Fonte: Walcordeiro

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Chegou a hora do basta – por Sakamoto

No quarto dia de...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

“É uma reforma da Previdência muito perversa com as mulheres”

Ao mesmo tempo em que dificulta o acesso à...

Taxa de mortalidade infantil no Nordeste é duas vezes maior do que no Sul e Sudeste

A Síntese de Indicadores Sociais 2010, divulgada nesta sexta-feira...

De apertos e sinhazinhas

Ainda bem menina descobri que as roupas e a...

Lazer motiva a nova classe média a viajar de avião

Passeios e visitas a familiares são as principais razões...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=