Baiana, escritora e cantora: quem é a advogada que conseguiu a maior condenação por racismo no Brasil

Enviado por / FonteExtra

Juliana Souza defendeu os Gagliasso em processo contra Day McCarthy, condenada a 9 anos de prisão

Aos 33 anos, Juliana Souza entra agora para história do Direito no Brasil após conseguir a maior condenação por racismo e injúria racial no país. Ela foi a advogada dos Gagliasso no processo que eles moviam contra Day McCarthy, que ofendeu publicamente a filha mais velha de Bruno e Giovanna Ewbank, uma criança. A criminosa foi condenada a quase 9 anos de prisão.

“Após anos de trabalho incansável, dedicação e estudo, hoje tive a honra de ver a justiça prevalecer. A condenação de 8 anos e 9 meses, inicialmente em regime fechado, no caso Gagliasso x Day McCarthy não é apenas uma vitória para a família Gagliasso — é uma vitória para todos nós. É a prova de que o racismo não compensa e que podemos, sim, mudar o curso da história”, escreveu ela ao publicar fotos ao lado de seu cliente.

“Como advogada, e principalmente como uma mulher negra, que já foi uma criança preta, essa decisão carrega um simbolismo profundo. Ela me lembra que nossa luta é legítima e que cada passo que damos é crucial para garantir que nenhuma criança tenha que passar pelo que a Titi passou, ou pelo que eu passei. Hoje, durmo um pouco mais tranquila. Mas amanhã, acordarei novamente com a mesma missão: fazer justiça. Essa vitória não é apenas minha, é de todas as advogadas e advogados pretos que estão na linha de frente, enfrentando desafios imensos, mas que seguem firmes, porque sabem que nossa luta é maior”, completou.

Juliana Souza e Bruno Gagliasso — Foto: rep/ instagram

Não é apenas a advocacia que está entre as preferências ou talentos de Juliana. A baiana se tornou também uma influenciadora quase por acaso, quando durante a pandemia, fez algumas lives, entre elas com Anitta, sobre equidade racial. Foi um boom. Em menos de um dia, 2 milhões de pessoa já tinham assistido ao conteúdo. Viralizou e o nome de Juliana, que já defendia famosos, ficou em evidência.

Hoje ela e palestrante e dá consultorias sobre o tema e costuma estar onde pode dar visibilidade à sua causa, como na festa do Instituto Vini Jr., que aconteceu em julho. Ela própria fundou uma entidade, o Instituto Desvelando Oris e se tornou escritora após lançar “Torrente Ancestral, Vidas Negras Importam?, em 2023.

Apesar de ser uma ativista convicta e orgulhosa, Juliana não passa as 24h de seu dia panfletando e tem interesses diversos, como moda e música. E tem boa voz pelo que mostra em alguns vídeos postados em seu perfil mo Instagram, e pretende em algum momento dar vazão a essa veia artística. Sobra tempo também para ser bonita. Sim, porque, com perdão do trocadilho, Juliana é uma “advogata”, que se preocupa em dormir bem, se hidratar e movimentar o corpo.

+ sobre o tema

Disque 100 recebe mais denúncias de homofobia em quatro dias que em três anos

Em apenas quatro dias, o serviço telefônico Direitos Humanos...

Naomi Campbell: “A Primeira-Dama da Moda”

Que somos fã da top model não é nenhuma novidade, mas...

O mundo contra as mulheres neuroatípicas

Basta entrar em qualquer comunidade relacionada a séries, filmes...

Grife carioca é acusada de machismo por mensagem em etiqueta

"Ou dê para sua mãe, ela sabe como fazer...

para lembrar

CRIOLA convida 25 anos de luta!

Comemorar seus 25 anos, Criola vai realizar, no dia...

Marcha das Mulheres Negras 2018: Uma mistura de emoção e militância

Uma mistura de emoção e militância, ocorreu durante a...

15ª Parada Gay de São Paulo

A 15ª edição da Parada Gay de São Paulo...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Morre cantora Dona Jandira aos 85 anos em Belo Horizonte

A cantora Dona Jandira morreu ontem aos 85 anos em Belo Horizonte. O anúncio foi feito em seu perfil no Instagram. A causa da...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...
-+=