A Banalização do Racismo

Quando vivo, o escritor e filosofo italiano, Umberto Eco cunhou uma expressão lapidar sobre os estragos que as redes sociais estavam produzindo  em tempos de pós modernidade. Afirmou ele: “As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma caneca de vinho sem causar dano a coletividade”. Mal sabia  ele de que não apenas os imbecís iriam assolar as redes sociais, que tanta esperança trouxe nos seus primeiros anos de vida para a ampliação do diálogo e o estreitamento das relações humanas entre os viventes do planeta terra.

Por Zulu Araujo, da Revista Raça

 Margarida Neide/ A Tarde

Refiro-me a verdadeira legião de representantes das patologias mais cruéis e nocivas, que tem se apresentado nas redes sociais ultimamente: homofobias, misogenias,  psicopatias e intolerâncias  de todas as ordens, tem se multiplicado  nas redes sociais com tal vitalidade e intensidade, destilando ódio, intolerâncias e maldades de todos os tipos e modos que tem assustado até mesmo o mais pessimista dos pessimistas. E dentre estes doentes sociais, há um caso mais especial ainda que são os racistas. É impressionante a onda racista que está assolando o mundo no início deste século, espalhando-se como verdadeira praga dos tempos modernos

Se tomarmos como exemplo a sociedade brasileira, herdeira de um histórico dos mais nefastos no campo da igualdade racial, haja visto que nosso país conviveu com o crime de lesa humanidade – a escravidão – durante quase quatro séculos, esta erva daninha, chamada de racismo, tem se espalhado como uma praga e causado estragos fenomenais. Senão vejamos:

Recentemente um grande astro televisivo, o jornalista William Waak, destilou o seu preconceito racial, com o já famoso “Isto é coisa de preto” e reavivou de forma grotesca, este modo arcaico de representação do racismo, que é o de responsabilizar os negros sobre tudo aquilo de errado que ocorre em nossa sociedade. Não bastasse, essa estupidez verborrágica, vigorosamente combatida por outros tantos milhões de brasileiros, um comediante medíocre do programa de Danilo Gentilli, achou de fazer piada – de mau gosto, diga-se de passagem –  com o episódio, e mais uma vez destilou o racismo entranhado em nosso sociedade – disse ele em um “stand up” de quinta categoria –  “Eu acho que os negros são os que menos buzinam, né, vai chamar a atenção pra carro roubado?”.

Ou seja, é a banalização do racismo da forma escancarada e desrespeitosa possível. Sem pudor e na certeza da impunidade. E ainda considerando que fazer apologia ao racismo é algo engraçado. Será que este humorista não sabe que por conta desta visão racista  de que todo “preto é ladrão” milhares de vidas de jovens negros estão sendo ceifadas pelo Brasil afora. E que até mesmo a Organização das Nações Unidas acaba de criar um grupo de trabalho, intitulado “Vidas Negras” para tentar estancar este verdadeiro extermínio da juventude negra brasileira?

Enfim, este tipo de atitude, ainda mais quando disseminada pelas redes sociais,  sequer pode ser chamada de brincadeira de mau gosto. É na verdade puro e simples racismo. E por isto mesmo, deve ser combatido de todas as formas, tanto com a demonstração de nossa indignação quanto com o uso dos mecanismos legais para punir os criminosos. Pois não nos esqueçamos – Racismo é Crime.

Toca a zabumba que a terra é nossa!

Zulu Araujo

Foi Presidente da Fundação Palmares, atualmente é presidente da Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

 

+ sobre o tema

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

para lembrar

Não votar em Bolsonaro: para os negros uma questão de amor próprio

A fala do capitão Jair Bolsonaro, candidato do PSL,...

Publicidade, falsos ideais e os muros que precisamos derrubar

No palco iluminado da publicidade, as marcas não podem...

Decisão do STF abate o racismo religioso

Quem vocifera contra cultos de matriz africana busca ditar...

O grande anjo negro: Sterling é capa de revista masculina e discute o racismo no futebol

Atacante do Manchester City também fala sobre importância de...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...
-+=