Bando de Teatro Olodum é impedido de entrar na comunidade Rio dos Macacos

O grupo faria uma apresentação no local, mas foi impedido de entrar na comunidade por homens da Marinha do Brasil

A equipe do Bando de Teatro Olodum, incluindo o diretor e ex-secretário de cultura do estado, Márcio Meirelles, foi impedida de entrar na comunidade quilombola do Rio dos Macacos, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador na manhã deste domingo (8).

O grupo faria uma apresentação no local, mas foi impedido de entrar na comunidade por homens da Marinha, que continuam controlando o acesso ao local, onde está sendo travada uma briga judicial entre os moradores e as Forças Armadas pelo título de propriedade da área.

Após o impedimento, houve uma reunião do lado de fora da comunidade quilombola entre o Bando e outras representações culturais, que estariam presentes no espetáculo, e foi decidido que na próxima terça-feira (10) haverá um novo contato com a Defensoria Pública da União (DPU) para, assim, tentar marcar uma nova data para realização do evento dentro do Rio dos Macacos.

Ainda segundo informações da assessoria de Márcio Meirelles, apesar de estar sabendo da realização do evento, a Marinha alegou que não havia um documento no comando que permitisse a entrada da equipe na comunidade. A assessoria da Marinha informou que irá apurar as circunstâncias do fato, mas confirmou que é necessária uma permissão oficial da Marinha para a entrada na comunidade, já que o local é monitorado pelas Forças Armadas.

A apresentação, uma leitura dramática do espetáculo “Candaces, a Reconstrução do Fogo”, aconteceria a partir das 10h e teria sido informada ao comando da Marinha. O objetivo da ação no local era “chamar a atenção da sociedade para as violações sofridas pela comunidade quilombola”, segundo informou a assessoria de imprensa do bando. O texto do espetáculo que seria apresentado ressalta mitos e símbolos da ancestralidade africana no Brasil.

Fonte: Correio 24h

+ sobre o tema

Médicos de Cuba en Haití: la solidaridad silenciada

Los cerca de 400 cooperantes de la brigada médica...

Erê pode tudo: crianças conversam sobre representatividade negra

O Imagina Coletivo, iniciativa especialista em comunicação e em...

‘Venho me preparando desde 2006′, diz Erick Jay, vencedor do DMC World DJ

Vencedor do DMC World DJ Championship, Erick Garcia, o Erick...

para lembrar

“Feio”, da Cia Os Crespos, encerra apresentações na Biblioteca Mário de Andrade

O Recital poético performático “Feio”, que narra fragmentos da...

Um intelectual brasileiro educado para o mando: uma conversa com Milton Santos

Entrevistadoras: Azoilda Loretto da Trindade e Katia Santos* Introdução e...

Maternidade, a melhor viagem

Glória Maria, de origem humilde, superou muitas barreiras, como...

Djonga fará turnê pelos Estados Unidos em julho de 2024

Um dos maiores nome do hip hop nacional, Djonga fará sua...
spot_imgspot_img

Lázaro Ramos será curador da Bienal do Livro do Rio de 2025

O influenciador Pedro Pacífico, conhecido como Bookster, e as escritoras Thalita Rebouças e Clara Alves também estarão entre os curadores. A Bienal ainda anunciará...

Com samba ‘Mais feliz’, Fabiana Cozza lança 10º álbum em setembro de 2025

Samba de Toninho Geraes e Paulinho Resende apresentado há 18 anos como música-título do álbum lançado pelo cantor Marquinho Sathan em 2006, Mais feliz ganha registro...

Série documenta marcos históricos da identidade africana e da luta antirracista no Brasil

A série "Sankofa - A África que Te Habita" (Trailer) retorna às telas em 2025 para a segunda temporada “Sankofa - A África que Habita o...
-+=