Barbárie: Manifestações livres sobre qualquer assunto – Por Leno F. Silva

A covarde morte da dentista de São Bernardo do Campo provocou revolta, indignação e tristeza. O fato, condenável, teve destaque nos principais veículos de comunicação. Por acaso vi um trecho de uma matéria em que a repórter falava, ao vivo, da delegacia que acabara de distribuir retratos falados dos suspeitos. Em seguida, a apresentadora do programa vespertino retornou do estúdio e, sem qualquer reflexão, deu sequência ao bate-papo agradável sobre relacionamento amoroso entre casais com grande diferença de idade, que vinha trocando com três felizes convidados.

Simples assim, o episódio criminoso perverso foi tratado como um mero acontecimento do cotidiano, apenas mais um fato
corriqueiro que emerge de uma sociedade que escolheu aplicar nas pessoas as regras do mercado consumidor. Os bandidos deste caso utilizaram essa mesma lógica para atear fogo na vítima por ela ter apenas R$ 30,00 de saldo bancário.
Para esses profissionais do crime, ela foi morta porque era um “produto” de baixíssimo valor agregado em um mundo em que ser humano vale quase nada.

Desde os primórdios convivemos com distintas formas de estratificação social, por meio das quais pessoas são discriminadas pela impossibilidade de consumir, por integrar classes menos favorecidas ou, simplesmente, pelas etnias as quais ertencem, as regiões que residem ou tantos outros rótulos criados para definir os tais públicos-alvo que interessam ao mercado.

Esquecemos que a raça humana é uma só. Habitamos a mesma casa e todos deveriam ter o direito e as condições para viver com dignidade. No meu entendimento, o maior desafio a ser superado neste século está na compreensão de que formamos um único mundo e um único planeta. Cada um de nós é único, e tem essa existência para cumprir a sua missão de vida. Um bom e sistemático exercício pode estar em responder a três perguntas cruciais, as quais nos desafiam todos os dias: de onde viemos, para onde vamos e porque estamos aqui.

Além disso, será que seremos capazes de quebrar os  paradigmas que transformaram pessoas em meros consumidores e as vidas humanas em produtos descartáveis? Por aqui, fico. Até a próxima.

Por: Por Leno F. Silva

+ sobre o tema

Ascensão econômica desde 2003 não modifica valores políticos, diz pesquisa

Estudo mostra que população associa ganhos dos últimos 10...

Bispo Edir Macedo: “Dilma é vítima de mentiras espalhadas na internet”

Por José Orenstein   SÃO PAULO – O...

A luta de uma escritora da Islândia para que não haja mais tragédias como a do bebê sírio. Por Paulo Nogueira

E então penso comigo. Tanta gente desinspiradora tem ocupado meus...

Campanha Justiça por Miguel recebe apoio de artistas

Nesta quarta-feira (2), artistas, militantes, ativistas, advogados e familiares...

para lembrar

‘Meu sentimento é de indignação’, afirma Lula em nota

'Veja' afirmou que Lula pressionou ministro do STF para...

Obama: Falou o comandante em chefe

Foi acima de tudo um discurso do "comandante em...

Youth Blast – Conferência de jovens para o Rio + 20.

Foi aberta oficialmente nesta Quinta-feira, 07 de junho...

Curso de gestão sobre gênero e raça

Curso de Gestão de Políticas Públicas em Gênero e...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=