Basta apenas ser mulher para ser vítima de estupro

Mulheres são estupradas em qualquer situação, não importam a hora, o decote, a cor do batom

Se alguém contasse que um médico aproveitaria o momento de uma cesariana para dopar e estuprar uma mulher em situação de extrema vulnerabilidade, você acreditaria? A equipe de enfermagem do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João do Meriti (RJ), talvez tenha entendido que não. A história não é só repulsiva; é difícil imaginar que alguém seja capaz de tal brutalidade.

A equipe de enfermagem, acertadamente, ciente dos horrores que acontecem em espaços de saúde, armou um flagrante e só então chamou a polícia. Estupros em hospitais não são raros. De 2015 a 2021, foram 177 casos de violência no estado do Rio, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Reportagem do jornal O Globo mostra que mais da metade aconteceu quando a vítima estava sob efeito de álcool, drogas ou sedativo. Pelo menos 37 eram menores de 13 anos.

Como um homem consegue sentir algum tipo de prazer ao violentar uma mulher desacordada, que estava parindo, dentro de uma sala de cirurgia? Perdi o sono no meio da noite e não consegui mais dormir, fazendo e refazendo essa pergunta e muitas outras que me trouxeram a uma única. Por que o estupro ainda é algo tão corriqueiro?

Porque a maioria das vítimas é mulher e a sociedade não se importa. Para a maioria, a culpa do assédio e do estupro é sempre nossa. Basta assistir ao vídeo que circulou nesta terça-feira (12) em que um apresentador diz que mulher só é assediada porque dá “liberdade”. Não é o único que pensa dessa forma.

Mulheres são estupradas em todas as situações, quando estão conscientes ou não, em hospitais! que têm “Mulher” no título. Não importa a hora do dia, o tamanho do decote, a cor do batom. O estupro é a única instituição que ainda funciona de forma democrática. As vítimas são solteiras, casadas, bonitas, feias, gordas, magras, pobres, ricas, evangélicas, ateias, católicas, umbandistas. Basta ser mulher. Ninguém liga.

+ sobre o tema

Atrizes da Globo se juntam para boicotar volta de Zé Mayer à TV

Segundo coluna do Uol, ator acusado de assediar figurinista...

Webinar debate violência de gênero e segurança de mulheres jornalistas

Resolução aprovada pela ONU para promover a segurança de...

A cada dia, pelo menos 18 meninas são estupradas no Brasil

Principal causa da gravidez precoce, o estupro está relacionado...

Técnica de enfermagem é morta por ex com mais de 50 facadas na frente da filha

Vítima foi atacada quando buscava dinheiro da escola da...

para lembrar

Câmara aprova registro de violência contra a mulher em prontuário médico

Os deputados aprovaram hoje (20) projeto de lei que...

Lutador Ronny Jason é suspeito de agredir a irmã com socos e chutes, diz polícia

Irmã do lutador não registrou boletim de ocorrência, mas...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

Robinho chega à penitenciária de Tremembé (SP) para cumprir pena de 9 anos de prisão por estupro

Robson de Souza, o Robinho, foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (22). O ex-jogador foi...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...
-+=