Belém elege vereadora mais nova da história: “Mulher negra chegou à Câmara” 

Enviado por / FontePor Luana Massuella, do UOL

Aos 21 anos, a candidata Bia Caminha (PT) foi eleita hoje a vereadora mais nova da história de Belém. Ela recebeu 4.874 votos, e comemorou a vitória dizendo ser um sinal de “muita esperança”.

“A sensação é de muita alegria, de muita esperança. De que há espaço para a gente construir outra Belém. Uma Belém que caiba no tamanho dos nossos sonhos, no tamanho dos sonhos da juventude negra, das mulheres, da comunidade LGBTQI+”, disse Bia ao UOL.

A vereadora do PT ainda disse que sua eleição vem para “romper silêncios”. “O que eu tenho a dizer para as mulheres eleitoras e políticas é que a nossa campanha trouxe o slogan para romper silêncios. Esse silêncio que é instituído no falar, mas também na nossa ausência nos espaços de decisão, nossa ausência na institucionalidade e nossa ausência na vida pública da cidade, que era pensada e feita somente por um tipo de gente, que eram os homens brancos, ricos e privilegiados. A minha candidatura, a minha vitória eleitoral, é o rompimento de silêncios coletivos.”

Bia afirmou que vai defender pautas de direito da população negra e das mulheres.”Me afirmar, por toda essa campanha como uma mulher negra, LGBT, jovem, foi fundamental. Saber que essa mulher, esse corpo político, chegou à Câmara de vereadores de Belém é uma sensação de que há espaço para a gente sonhar com uma outra Belém.”

Ela ainda contou que entrou na política por uma “luta construída por muito tempo” e por ter sido “alcançada pelas políticas públicas”. “Meu interesse na política veio a partir da minha própria vida, veio pelo fato de eu ser uma mulher negra, por ter sido alcançada pelas políticas públicas e querer que todo mundo tenha o direito que eu tive”, completou.

A Câmara Municipal de Belém tem 35 vereadores. Deste total, seis vagas foram preenchidas por vereadoras mulheres. Em 2016, eram apenas duas.

Foto em destaque: Reprodução/ UOL

+ sobre o tema

Vilma Reis toma posse como Ouvidora Geral da DPE

“Nas noites em que pacientemente cosemos as redes da...

Carla Akotirene lança “Ó Pa Í, Prezada” nessa terça em Salvador

Lançamento acontece em Salvador no dia 17 de março Enviado...

Coronel Helena dos Santos Reis: a PM que ela quer

A coronel Helena dos Santos Reis, 45 anos, toma...

Pretaria Blackbooks – Antirracismo por assinatura

A Pretaria Black Box entrega conhecimento para vencer o...

para lembrar

Voto em branco e voto nulo: entenda qual é a diferença

Nas eleições de outubro próximo serão escolhidos pelo voto...

PT mira Frank Aguiar para vice de Mercadante em SP

Por: Beto Silva O PT estadual quer usar a mesma...

Os candidatos e as candidatas do Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o número de ...

Em SP, 35 dos 94 deputados estaduais respondem a processos

Assessores dos parlamentares explicam as ações na Justiça; os...
spot_imgspot_img

Juíza negra assume secretaria do CNJ e luta para não ser exceção

A cadeira da magistrada Adriana Cruz, 53, na 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro é um espaço que ela define como coletivo. Nela...

TSE empossa Edilene Lobo, a primeira ministra negra da história da Corte

A advogada Edilene Lobo tomou posse nesta terça-feira, 8, no cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela é a primeira mulher...

TSE forma maioria para tornar Bolsonaro inelegível por mentiras e ataques ao sistema eleitoral

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) formou maioria nesta sexta-feira (30) para tornar Jair Messias Bolsonaro (PL) inelegível até 2030, quando terá 75 anos. Quatro dos sete ministros da corte...
-+=