Belém elege vereadora mais nova da história: “Mulher negra chegou à Câmara” 

Enviado por / FontePor Luana Massuella, do UOL

Aos 21 anos, a candidata Bia Caminha (PT) foi eleita hoje a vereadora mais nova da história de Belém. Ela recebeu 4.874 votos, e comemorou a vitória dizendo ser um sinal de “muita esperança”.

“A sensação é de muita alegria, de muita esperança. De que há espaço para a gente construir outra Belém. Uma Belém que caiba no tamanho dos nossos sonhos, no tamanho dos sonhos da juventude negra, das mulheres, da comunidade LGBTQI+”, disse Bia ao UOL.

A vereadora do PT ainda disse que sua eleição vem para “romper silêncios”. “O que eu tenho a dizer para as mulheres eleitoras e políticas é que a nossa campanha trouxe o slogan para romper silêncios. Esse silêncio que é instituído no falar, mas também na nossa ausência nos espaços de decisão, nossa ausência na institucionalidade e nossa ausência na vida pública da cidade, que era pensada e feita somente por um tipo de gente, que eram os homens brancos, ricos e privilegiados. A minha candidatura, a minha vitória eleitoral, é o rompimento de silêncios coletivos.”

Bia afirmou que vai defender pautas de direito da população negra e das mulheres.”Me afirmar, por toda essa campanha como uma mulher negra, LGBT, jovem, foi fundamental. Saber que essa mulher, esse corpo político, chegou à Câmara de vereadores de Belém é uma sensação de que há espaço para a gente sonhar com uma outra Belém.”

Ela ainda contou que entrou na política por uma “luta construída por muito tempo” e por ter sido “alcançada pelas políticas públicas”. “Meu interesse na política veio a partir da minha própria vida, veio pelo fato de eu ser uma mulher negra, por ter sido alcançada pelas políticas públicas e querer que todo mundo tenha o direito que eu tive”, completou.

A Câmara Municipal de Belém tem 35 vereadores. Deste total, seis vagas foram preenchidas por vereadoras mulheres. Em 2016, eram apenas duas.

Foto em destaque: Reprodução/ UOL

+ sobre o tema

Nadine Gasman sobre aborto: ‘O Congresso é responsável por garantir os direitos das mulheres’

Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar...

Ministras Eleonora Menicucci e Luiza Bairros entregam o Prêmio Lélia Gonzalez

As representantes das 13 organizações contempladas pelo Prêmio Lélia Gonzalez...

Jornalista brasileira registra o ‘horror’ de uma caminhada de duas horas”

Jornalista faz experimento e sofre humilhação e assédio por...

Após 30 anos, empresário acusa religioso de violentá-lo

ELIANE TRINDADE ENVIADA ESPECIAL A CAÇAPAVA DO SUL E NOVO...

para lembrar

Deus é Menino ou Menina?

sábado, dia de sol em Brasília Por Lelê Teles Enviado para o...

Sororidade: o valor da aliança entre as mulheres

Sororidade é um pacto social, ético e emocional construído...

STF reconhece adoção por casal gay, e Brasil avança mais um passo nos direitos LGBT

Enquanto a Câmara dos Deputados se prepara para aprovar...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=