Belém elege vereadora mais nova da história: “Mulher negra chegou à Câmara” 

Enviado por / FontePor Luana Massuella, do UOL

Aos 21 anos, a candidata Bia Caminha (PT) foi eleita hoje a vereadora mais nova da história de Belém. Ela recebeu 4.874 votos, e comemorou a vitória dizendo ser um sinal de “muita esperança”.

“A sensação é de muita alegria, de muita esperança. De que há espaço para a gente construir outra Belém. Uma Belém que caiba no tamanho dos nossos sonhos, no tamanho dos sonhos da juventude negra, das mulheres, da comunidade LGBTQI+”, disse Bia ao UOL.

A vereadora do PT ainda disse que sua eleição vem para “romper silêncios”. “O que eu tenho a dizer para as mulheres eleitoras e políticas é que a nossa campanha trouxe o slogan para romper silêncios. Esse silêncio que é instituído no falar, mas também na nossa ausência nos espaços de decisão, nossa ausência na institucionalidade e nossa ausência na vida pública da cidade, que era pensada e feita somente por um tipo de gente, que eram os homens brancos, ricos e privilegiados. A minha candidatura, a minha vitória eleitoral, é o rompimento de silêncios coletivos.”

Bia afirmou que vai defender pautas de direito da população negra e das mulheres.”Me afirmar, por toda essa campanha como uma mulher negra, LGBT, jovem, foi fundamental. Saber que essa mulher, esse corpo político, chegou à Câmara de vereadores de Belém é uma sensação de que há espaço para a gente sonhar com uma outra Belém.”

Ela ainda contou que entrou na política por uma “luta construída por muito tempo” e por ter sido “alcançada pelas políticas públicas”. “Meu interesse na política veio a partir da minha própria vida, veio pelo fato de eu ser uma mulher negra, por ter sido alcançada pelas políticas públicas e querer que todo mundo tenha o direito que eu tive”, completou.

A Câmara Municipal de Belém tem 35 vereadores. Deste total, seis vagas foram preenchidas por vereadoras mulheres. Em 2016, eram apenas duas.

Foto em destaque: Reprodução/ UOL

+ sobre o tema

“Lutamos contra todas as formas de discriminação e falamos alto”

Não poderia haver melhor título para a exposição de...

Conferência Internacional do Trabalho 2010 – Trabalho Doméstico

O encontro que acontece nos dias 15 e 16...

União entre pessoas do mesmo sexo, tem nexo?

o casamento de negros com brancos já foi proibido...

Aline Vitoriano, outra vítima de feminicídio no Brasil

Homem mata esposa grávida na frente do enteado de...

para lembrar

Mulher negra na informalidade ganha 57,6% menos que as demais

Nas microempresas, os rendimentos são um pouco mais equilibrados....

Haddad promete recriar Ministério das Mulheres e promover cota de gênero na política

Plano de governo inclui propostas de Manuela D’Ávila, como...

Lançados relatório da Comissão Tripartite e revista do Observatório da Igualdade de Gênero

Foi apresentado nesta quinta (17/12), no auditório da Secretaria...
spot_imgspot_img

Empreendedorismo feminino avança, mas negras têm obstáculos com receita e tempo de dedicação

O empreendedorismo feminino avança no Brasil, refletindo tendência global de igualdade na abertura de negócios por homens e mulheres, mas questões relacionadas a cor e raça colocam negras em desvantagem. O...

Exposição em São Paulo com artistas negras celebra a obra de Carolina Maria de Jesus

Assista: Exposição em SP celebra o legado de Carolina Maria de Jesus A jovem nunca tinha visto uma máquina de escrever, mas sabia o que...

Festival Justiça por Marielle e biografia infantil da vereadora vão marcar o 14 de março no Rio de Janeiro

A 5ª edição do “Festival Justiça por Marielle e Anderson” acontece nesta sexta-feira (14) na Praça da Pira Olímpica, centro do Rio de Janeiro,...
-+=