Benedita da Silva registra queixa por racismo contra usuário do Facebook

Enviado por / FonteUOL, por Anelise Gonçalves

A deputada federal Benedita da Silva (PT), de 78 anos, registrou nesta segunda-feira (31) um boletim de ocorrência após ser vítima de ofensas racistas no Facebook.

Um usuário postou uma série de insultos direcionados à parlamentar por ela ter sido a responsável pela consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que levou ao fatiamento proporcional do fundo eleitoral entre candidatos brancos e negros a partir de 2022.

Na denúncia, foi feita na segunda-feira (31) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI), Centro do Rio, ela acusa o usuário pelo crime de racismo, injúria e difamação racial. O suspeito é um homem que se apresenta como “administrador especialista em gestão de pessoas” e morador de Belém (PA).

Na postagem, o usuário dispara diversas ofensas a Benedita relacionadas ao seu gênero e sua raça. Menciona termos como “negra idiota” e “preta ridícula”. Ele menciona os quilombolas de maneira pejorativa e afirma que as cotas eleitorais vão “inviabilizar os partidos”.

O caso repercutiu no Facebook entre várias páginas e usuários, que compartilharam capturas de tela do texto e fotos do usuário, condenando a postagem racista. “Ofensa e agressão não são liberdade de expressão”, afirmou uma internauta.

Sobre o episódio, Benedita da Silva comentou:

É lamentável que ainda tenhamos episódios assim, mas continuarei lutando, como sempre fiz em toda a minha vida. Não vão me calar jamais, pois racistas não passarão!

No Twitter, ela divulga foto ao lado do diretor da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ, Rodrigo Mondego, a secretária de Combate ao Racismo do PT, Neide Jane, e o presidente do PT Carioca, Tiago Santana. Todos a acompanham para prestar a queixa. Benedita afirma que episódios assim não podem voltar a acontecer.

Procurado pelo UOL para comentar em que condições a postagem foi removida e dar declarações sobre o caso, o Facebook não se manifestou. A reportagem entrou em contato com o autor da postagem, mas ele não retornou as mensagens enviadas.

 

+ sobre o tema

Repórter da Globo comenta caso de racismo sofrido: ‘Não somos otários’

O repórter Manoel Soares, da Globo, falou hoje sobre...

Globo demite William Waack após caso de racismo

Waack estava afastado da emissora desde o dia 8...

Dia 8, desgosto

Dia 08/08. Data que ficará marcada como uma das...

Casal indenizará mulher em Santa Catarina por injúria racista

O casal Alex Sandro e Meri Cristina Afonso terão...

para lembrar

Médico do caso Adrielly faltava plantões há 5 anos, diz polícia

Médico do caso Adrielly faltava plantões há 5 anos,...

O racismo velado – por Gustavo Nascimento

Dois casos semelhantes de racismo chocaram o País no...

Estudo sobre violência policial revela “racismo institucional” na PM de SP

Entrevista com Jacqueline Sinhoretto que revela: homens negros, sobretudo...

Ativista do Alemão critica falas de seu Jorge

Leonardo Souza, 28, integrante do coletivo Ocupa Alemão, escreveu...
spot_imgspot_img

Futuro da gestão escolar

A educação pública precisa de muitos parceiros para funcionar. É dever do Estado e da família, com colaboração da sociedade, promover a educação de todas as...

Educação para além dos muros da escola

Você pode fornecer escolas de qualidade para os mais pobres e, mesmo assim, talvez não veja a mudança na realidade do país que se...

Criança não é mãe

Não há como escrever isto de forma branda: nesta quarta-feira (12), a Câmara dos Deputados considerou urgente discutir se a lei deve obrigar crianças vítimas de estupro à...
-+=