Bertioga realiza 1º Encontro Afro-Brasileiro no Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Bertioga e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra promoverão o 1º Encontro Afro-Brasileiro, no Município, que será realizado no Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, com ampla programação, que começará às 10 horas, no Parque dos Tupiniquins e se estenderá até as 21 horas, com apresentação de show musical.

O evento se estenderá também à Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada (Centro), a partir das 14h30, onde será realizado o 1º Torneio de Basquete de Rua, onde serão premiados os três primeiros colocados; além de apresentação de Hip Hop, a arte do grafite, entre outras atrações.

O objetivo é mostrar a diversidade cultural do Brasil e como foi esse avanço da população negra na sociedade brasileira. A programação será encerrada com o Misty e Banda, que apresentará um panorama da influência do negro da música das Américas. Misty se apresentará acompanhada por Ana Elisa Colomar (flauta/sax), Christianne Neves (piano) e Enio Percussão.

No repertório, entre outras obras, consta Summertime (George Gershwin), God bless the Child (Billy Holiday & Arthur Herzog Jr.), From this moment (Cole Porter), Linda Chicane (Mark Levine) e Sonho Meu (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho).

A apresentação faz parte do Projeto Música é Cultura, desenvolvido pelo Sesc Bertioga, em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural. No palco, o grupo PAR (Posse, Ação e Resistência), formada por Elder Santos, Renam Kian, Paulo Matos, Anderson Lima e Vinícius Camargo.
Além disso, durante todo o dia, o público poderá prestigiar oficinas de tranças afro, que será ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva; de máscaras africanas, que será ministrada por Álvaro Ricardo (Rick).

Confira a programação completa

Dia – 20 de novembro

Local – Parque dos Tupiniquins

10 horas – Abertura oficial (Parque dos Tupiniquins)

10h30 – Aulão de capoeira do Grupo Capoedende, com intervenção cultural

12 horas – intervalo (almoço)

13h30 – Apresentação teatral “Libertação” – Grupo Capoedende (Parque dos Tupiniquins)

14h30 – “O Conselho e suas políticas públicas” – ministrada pelo presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga – William Costa Paulino.

14h45 – Palestra: “A importância do Negro na Sociedade Brasileira – ministrada por José Ricardo dos Santos – presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga

15h30 – Início das oficinas: tranças afro – ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva e máscaras africanas – ministrada por Álvaro Ricardo (Rick)

18 horas – Apresentação do Bloco Carnavalesco Bisneto do Cacique.

19 horas – Grupo Musical PAR (Posse, Ação e Resistência)

20 horas – Misty e Banda

Local – Praça de Esportes Radicais

14 horas – oficina de grafite – ministrada por Nando, Guibas e Keter

14h30 – 1º Torneio de Basquete de Rua – Praça Esportes Radicais

16 horas – Apresentação de Hip Hop com intervenções culturais

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...