Semana da Consciência Negra 2010: Museu do Rio Cuiabá

Os apreciadores da arte poderão conferir durante o Dia da Consciência Negra “Zumbi dos Palmares”, no Museu do Rio Cuiabá, Hid Alfredo Scaff, no bairro Porto a exposição fotográfica, “Negro Por Inteiro”, de Duflair Barradas. O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cuiabá e a Secretaria da Cultura, e será realizado nos dias 19 e 20 de novembro.

A mostra “Negro Por Inteiro”, fez parte da exposição “Para não esquecermos: a presença negra em Mato Grosso”, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC). Duflair Barradas foi vencedor do 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiro –, promovido pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON). A exposição tem como tema Quilombolas remanescentes na região de Chapada dos Guimarães. Com 20 fotografias em preto e branco de tamanho 60 x 40 cm, Duflair registrou utilizando o estilo documental de fotografia, a vida e o mundo dos últimos negros que vivem de forma tradicional, como seus bisavôs viviam.

A religiosidade também ganha destaque no Dia da Consciência Negra “Zumbi dos Palmares”. André Balbino retrata a religião africana, nas artes plásticas. O artista retratou os Orixás, divindades africanas relacionadas ao meio ambiente, e cultuadas pelos praticantes do Candomblé, religião trazida para o Brasil pelos negros escravizados. As telas também fizeram parte da exposição “Para não esquecermos: a presença negra em Mato Grosso”, no MISC. Na mitologia yoruba, Olorun é o deus supremo do povo yoruba, que criou as divindades ou semideus chamados Orixás. São guardiões dos elementos da natureza, para representar todos os seus domínios aqui na terra.

Nas telas, Balbino retratou os principais Orixás, cultuados pelos religiosos. Cada divindade tem suas qualidades e poderes naturais. Os Orixás masculinos são: Oxalá: orixá do Branco, da Paz, da Fé. Exú: guardião dos templos, encruzilhadas, passagens, casas, cidades e das pessoas, mensageiro divino dos oráculos. Ogum: do ferro, guerra, fogo, e tecnologia. Oxóssi: da caça e da fartura. Xangô: do fogo e trovão, protetor da justiça. Obaluaiyê ou Omulu: das doenças epidérmicas e pragas, orixá da cura. As femininas são Oyá ou Iansã: dos ventos, relâmpagos, tempestades, e do rio Níger. Oxum: dos rios, do ouro, jogo de búzios, e protetora dos recém nascidos. Iemanjá: dos lagos, mares e fertilidade, mãe de muitos orixás. Nanã: dos pântanos e da morte, mãe de Obaluaiê.

Vale destacar que a mostra fotográfica e as telas estarão em exposição durante os dois dias de evento (19 e 20 de novembro), para apreciação. O secretário da Cultura, Sérgio Cintra destacou que a homenagem ao Dia da Consciência Negra, é para conscientizar a população, sobre a inserção do negro na sociedade. “Dia 20 de novembro não é apenas um feriado nacional, tampouco uma data comemorativa. O Dia da Consciência Negra é uma data que requer um momento de reflexão do nosso papel na construção de uma sociedade democrática. É uma data cívica, que deve ser celebrado por todos os negros, bem como os brancos”, ressalta Cintra.

Fonte: Olhar Direto

+ sobre o tema

Rio de Janeiro terá corrida contra racismo no dia 20 de novembro

A intervenção pretende mobilizar 120 pessoas Do Webrun No dia da Consciência...

O racismo e o extermínio dos jovens negros

Esse texto de análise debate a prática racista, a...

A História golpeada do Brasil

Vivia em harmonia com a natureza. Água limpa, comida boa,...

para lembrar

GEA investirá mais de R$ 900 mil na Semana da Consciência Negra

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 4, a reunião da...

Movimento negro em coalizão

Entidades se reuniram para denunciar a organizações multilaterais violações...

Recife – O Racismo e as Mulheres Negras

Promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, o evento...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=