Bertioga realiza 1º Encontro Afro-Brasileiro no Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Bertioga e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra promoverão o 1º Encontro Afro-Brasileiro, no Município, que será realizado no Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, com ampla programação, que começará às 10 horas, no Parque dos Tupiniquins e se estenderá até as 21 horas, com apresentação de show musical.

O evento se estenderá também à Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada (Centro), a partir das 14h30, onde será realizado o 1º Torneio de Basquete de Rua, onde serão premiados os três primeiros colocados; além de apresentação de Hip Hop, a arte do grafite, entre outras atrações.

O objetivo é mostrar a diversidade cultural do Brasil e como foi esse avanço da população negra na sociedade brasileira. A programação será encerrada com o Misty e Banda, que apresentará um panorama da influência do negro da música das Américas. Misty se apresentará acompanhada por Ana Elisa Colomar (flauta/sax), Christianne Neves (piano) e Enio Percussão.

No repertório, entre outras obras, consta Summertime (George Gershwin), God bless the Child (Billy Holiday & Arthur Herzog Jr.), From this moment (Cole Porter), Linda Chicane (Mark Levine) e Sonho Meu (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho).

A apresentação faz parte do Projeto Música é Cultura, desenvolvido pelo Sesc Bertioga, em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural. No palco, o grupo PAR (Posse, Ação e Resistência), formada por Elder Santos, Renam Kian, Paulo Matos, Anderson Lima e Vinícius Camargo.
Além disso, durante todo o dia, o público poderá prestigiar oficinas de tranças afro, que será ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva; de máscaras africanas, que será ministrada por Álvaro Ricardo (Rick).

Confira a programação completa

Dia – 20 de novembro

Local – Parque dos Tupiniquins

10 horas – Abertura oficial (Parque dos Tupiniquins)

10h30 – Aulão de capoeira do Grupo Capoedende, com intervenção cultural

12 horas – intervalo (almoço)

13h30 – Apresentação teatral “Libertação” – Grupo Capoedende (Parque dos Tupiniquins)

14h30 – “O Conselho e suas políticas públicas” – ministrada pelo presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga – William Costa Paulino.

14h45 – Palestra: “A importância do Negro na Sociedade Brasileira – ministrada por José Ricardo dos Santos – presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga

15h30 – Início das oficinas: tranças afro – ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva e máscaras africanas – ministrada por Álvaro Ricardo (Rick)

18 horas – Apresentação do Bloco Carnavalesco Bisneto do Cacique.

19 horas – Grupo Musical PAR (Posse, Ação e Resistência)

20 horas – Misty e Banda

Local – Praça de Esportes Radicais

14 horas – oficina de grafite – ministrada por Nando, Guibas e Keter

14h30 – 1º Torneio de Basquete de Rua – Praça Esportes Radicais

16 horas – Apresentação de Hip Hop com intervenções culturais

+ sobre o tema

para lembrar

Heróis da Resistência

Dirigida por João das Neves, Trilogia Afrobrasileira estreia no...

Projeto reúne acervo digital de poemas afro-brasileiros e africanos

O Projeto Enegrescência, criado no ano de 2014 por...

A sexta edição do Ciclo Nacional de Conversas Negras acontecerá em Brasília

Quinta-feira, 27/08, tem  “Agosto Negro”, em Brasília.   Enviado por  Arísia...

“Aulas de História do Brasil: é disso que precisamos!”

Não é exagero dizer que, nos 8 de Brasileiros,...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=