Bertioga realiza 1º Encontro Afro-Brasileiro no Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Bertioga e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra promoverão o 1º Encontro Afro-Brasileiro, no Município, que será realizado no Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, com ampla programação, que começará às 10 horas, no Parque dos Tupiniquins e se estenderá até as 21 horas, com apresentação de show musical.

O evento se estenderá também à Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada (Centro), a partir das 14h30, onde será realizado o 1º Torneio de Basquete de Rua, onde serão premiados os três primeiros colocados; além de apresentação de Hip Hop, a arte do grafite, entre outras atrações.

O objetivo é mostrar a diversidade cultural do Brasil e como foi esse avanço da população negra na sociedade brasileira. A programação será encerrada com o Misty e Banda, que apresentará um panorama da influência do negro da música das Américas. Misty se apresentará acompanhada por Ana Elisa Colomar (flauta/sax), Christianne Neves (piano) e Enio Percussão.

No repertório, entre outras obras, consta Summertime (George Gershwin), God bless the Child (Billy Holiday & Arthur Herzog Jr.), From this moment (Cole Porter), Linda Chicane (Mark Levine) e Sonho Meu (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho).

A apresentação faz parte do Projeto Música é Cultura, desenvolvido pelo Sesc Bertioga, em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural. No palco, o grupo PAR (Posse, Ação e Resistência), formada por Elder Santos, Renam Kian, Paulo Matos, Anderson Lima e Vinícius Camargo.
Além disso, durante todo o dia, o público poderá prestigiar oficinas de tranças afro, que será ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva; de máscaras africanas, que será ministrada por Álvaro Ricardo (Rick).

Confira a programação completa

Dia – 20 de novembro

Local – Parque dos Tupiniquins

10 horas – Abertura oficial (Parque dos Tupiniquins)

10h30 – Aulão de capoeira do Grupo Capoedende, com intervenção cultural

12 horas – intervalo (almoço)

13h30 – Apresentação teatral “Libertação” – Grupo Capoedende (Parque dos Tupiniquins)

14h30 – “O Conselho e suas políticas públicas” – ministrada pelo presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga – William Costa Paulino.

14h45 – Palestra: “A importância do Negro na Sociedade Brasileira – ministrada por José Ricardo dos Santos – presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga

15h30 – Início das oficinas: tranças afro – ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva e máscaras africanas – ministrada por Álvaro Ricardo (Rick)

18 horas – Apresentação do Bloco Carnavalesco Bisneto do Cacique.

19 horas – Grupo Musical PAR (Posse, Ação e Resistência)

20 horas – Misty e Banda

Local – Praça de Esportes Radicais

14 horas – oficina de grafite – ministrada por Nando, Guibas e Keter

14h30 – 1º Torneio de Basquete de Rua – Praça Esportes Radicais

16 horas – Apresentação de Hip Hop com intervenções culturais

+ sobre o tema

Boletim Eletrônico Tempo Em Curso

  Prezado companheiro e prezada companheira, Informo que o terceiro número...

Projetos que valorizam identidade negra são premiados no Rio

Evento, com a presença do ministro da Igualdade Racial,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Racismo, e não classe social, é principal fator de desigualdade para brasileiros

O Brasil é racista. As pessoas pretas são as que mais sofrem racismo. A polícia trata de forma diferente negros e brancos. Essas três...

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...
-+=