Blackface no cinema – Uma história de racismo

Nesta semana, um caso em Joinville ganhou repercussão nacional. A professora de uma escola particular da cidade, ao se fantasiar para uma festa junina, maquiou o rosto de preto, com a intenção de homenagear as bonecas de gesso negra conhecidas como “Namoradeiras de Minas Gerais”. As fotos da festa foram publicadas nas redes sociais e os movimentos negros da cidade questionaram a fantasiam, levantando um grande debate sobre racismo.

por Claudia Morriesen no Clube do Cinema

Para muitas pessoas que desconheciam o termo blackface, a reação em torno do fato foi exagerada. Para situar a blackface na história, o Clube do Cinema dá sua contribuição com exemplos no cinema.

leia outras materias sobre blackface

A necessidade do ‘negro imbecil’ para o racismo brasileiro

No início da história do cinema, a blackface era usada para que atores brancos fizessem os papeis de personagens negros. A maquiagem escura era aplicada no rosto e em todas as partes da pele que ficassem visíveis. Às vezes, a boca era pintada de branco, fazendo com que os lábios ficassem exageradamente grandes. Ela já havia sido criada pelo menos meio século antes, em espetáculos de menestréis, nos quais os comediantes se apresentavam caracterizados como personagens estereotipados de pessoas negras, sempre com o intuito de ridicularizá-las.

Um dos primeiros registros de uso da blackface no cinema é datado de 1903, no filme A Cabana do Pai Tomás (que seria transformada em novela brasileira, também com um ator branco no papel de negro) . Neste filme, todos os atores com papéis mais importantes eram feitos por brancos representando negros.

The Birth of a Nation (1915) Directed by D.W. Griffith Shown: Walter Long (as Gus) surrounded by Ku Klux Klan members
The Birth of a Nation (1915)
Directed by D.W. Griffith
Shown: Walter Long (as Gus) surrounded by Ku Klux Klan members

Muito mais conhecido (principalmente por ser uma obra extremamente racista), o filme O Nascimento de uma Nação, em 1915, usou atores brancos com maquiagem preta para representar todos os personagens negros. Na história, que se passava após o fim da Guerra Civil nos Estados Unidos, os negros eram os vilões que tomavam o poder utilizando fraude e aprovavam “absurdos” como o casamento inter-racial. No fim, o mocinho é o homem que cria a Klu Klux Klan…

jazzsinger10841
Outro filme famoso que utilizou a blackface foi O Cantor de Jazz, de 1927, conhecido por ser o primeiro filme sonoro. Nele, o ator Al Jolson passa boa parte da história fantasiado de negro. Com uma história bem parecida, Diabinha de Saias, protagonizado por uma jovem Judy Garland em 1938 trazia a personagem principal fantasiada de negra para uma audição de jazz.

Huty1844855

Qual a semelhança entre esses casos? Todos eles ou ridicularizavam a figura do negro ao criar personagens com sotaques esdrúxulos e comportamentos reprováveis — um dos estereótipos é batizado de Buck e tratava-se de um personagem negro que era ameaçador e estava sempre “tarado” por mulheres brancas — ou serviam como forma de exclusão dos negros, já que não era permitida a eles o emprego no cinema. Quando havia negros “de verdade” em cena, eles eram figurantes atuando como empregados.

Racismo explícito no Zorra Total relembra humor segregacionista dos EUA

+ sobre o tema

Governo prevê mais de R$ 665 milhões em ações para jovens negros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica...

Documento final da CSW leva parecer de organizações negras do Brasil

Em parceria estabelecida entre Geledés - Instituto da Mulher...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com...

para lembrar

Maquiar ator branco com tinta preta é uma forma de racismo? Sim

"A historicidade do blackface não é a absolvição do...

Ufac abre processo administrativo contra professor que se fantasiou de ‘negão do WhatsApp’

Instituição vai ouvir professor, que foi acusado de racismo....

O “Africano” segundo o “Pânico na TV”

Ter a dignidade humana respeitada também é um direito...

Grupos antirracistas criticam ‘blackface’ em desfiles de Reis na Espanha

Ativistas espanhóis contra o racismo pediram o fim do...
spot_imgspot_img

Grupos antirracistas criticam ‘blackface’ em desfiles de Reis na Espanha

Ativistas espanhóis contra o racismo pediram o fim do uso da pintura "blackface" vista em muitas das tradicionais comemorações do Dia de Reis no...

Universidade que investiga ‘blackface’ em gincana já teve alunos com fantasias ligadas a grupo extremista

Estudantes do campus da Unesp de Botucatu (SP) estão assustados após a instituição se envolver novamente em uma polêmica relacionada a atitudes racistas em trotes universitários. Na...

O que são Blackfaces e por que eles são racistas?

No ano de 2020, ao navegar pela internet, me deparei com dois casos que pouco barulho fizeram na imprensa, mas que movimentaram as redes...
-+=