Blackface: Programa ‘Mais Você’ é acusado e racismo

Participante do quadro ‘Jogo de Panelas’ usa fantasia de ‘nega maluca’ e internet comenta sobre racismo.

Por Natália Sena para o Portal Geledés 

20161212160424120875o
Reprodução/Rede Globo

Nesta segunda (12), começou a 21ª edição do ‘Jogo de Panelas’, quadro no programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga. O barbeiro Willian foi o primeiro anfitrião dentre os cinco participantes e fez como tema de seu jantar ‘sexo oposto’, no qual homens se fantasiavam de mulheres e mulheres se fantasiavam de homens.

Com um discurso sobre igualdade de gênero, o participante erra ao se caracterizar de ”nega maluca”, uma personagens extremamente estereotipada, ridicularizando a figura de mulher negra em diversos aspectos.

Nas redes socias, seguidores do programa comentaram o caso e criticaram a produção do programa:

Porque BlackFace é racismo?

Blackface é o nome dado para a caracterização de pessoas não negra com personagens atribuídos aos negros. Aqui no Brasil, se naturalizou a figura da ‘nega maluca’ nos carnavais em todo o pais, como uma forma de forçar o esteriótipo da mulata sexualizada, de cabelo crespo,com os lábios de vermelhos e a ridicularização do ser negro através de uma caricatura exagerada. Essa ‘homenagem” racista em tom humorístico se naturaliza durante séculos e mesmo com todas as informações nacionais e internacionais sobre o tema, muitos se negam a acreditar que estariam ofendendo ou descriminando alguém.

Se engana quem acha que fazer blackface agride e ofende apenas os negros brasileiros, em diversos países existe uma constante luta para que as pessoas se conscientizem de como essa “brincadeira” não é alegre ou inofensiva, e tenham a dimensão de quão naturalizado é o Racismo nas sociedades. Em Amsterdã por exemplo, existem protestos sobre a tradição do ajudante do papai noel Zwarte Piet. De acordo com a tradição, Zwarte Piet, uma figura de pele negra, olhos brilhantes, cabelo crespo e boca vermelha, aparece em dezembro trazendo presentes. Ele sobe através das chaminés das casas enquanto as pessoas dormem, para trazer os seus presentes. Desde o início do século 21 discussões surgiram sobre a natureza racista deste personagem.

Nos Estados Unidos A prática ganhou popularidade durante o século 19 e contribuiu para a proliferação de estereótipos em relação aos afro-americanos. Em 1848, minstrel shows com blackfaces eram uma arte nacional americana da época traduzida em arte formal, como óperas em termos populares para uma audiência geral. No início do século 20, blackface ramificou-se dos minstrel shows e se tornou uma um gênero de teatro próprio, até que terminou com o Movimento de direitos Civis dos negros em 1960.

Willian pode não ter a consciência racista da prática que cometeu, mas toda a produção do programa deveria fazer uma reciclagem de conteúdos que iram para o ar, afinal, imagina-se que dentro da maior emissora do país se tenha pesquisadores da história, uma equipe que aponte os erros e acertos antes de um programa ir para o ar.

+ sobre o tema

Mulheres sofrem mais microagressões no ambiente de trabalho e têm aposentadorias menores

As desigualdades no mercado de trabalho evidenciam que as empresas têm...

Agentes de Pastorais Negros: entidade nacional do movimento negro brasileiro completa 41 anos

Março é o mês do aniversário dos Agentes de Pastorais...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra...

para lembrar

Atleta grega é expulsa dos Jogos por racismo no Twitter

A saltadora grega Paraskevi Papahristou, de 23 anos,...

Justiça recebe denúncia por racismo contra professora da UFPR

O juiz Mauro Bley Pereira Junior, da 3ª Vara...

Professora negra vence processo de crime racial contra diretora de escola

A professora e pedagoga de Ciências Sociais, Neusa Maria...

Comissão da Uepa vai ‘julgar’ professora acusada de racismo

Em no máximo 30 dias, Universidade deverá divulgar a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Saberes ancestrais precisam estar nas estratégias climáticas

Como sabemos, ao longo dos anos o desenvolvimento predatório do capitalismo foi removendo comunidades e desmatando as florestas e outros biomas do Brasil. Mas as florestas...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...
-+=