Samuel L. Jackson critica projetos sem personagens negros e filmes “feitos para o Oscar”

O ator acredita que o cinema em Hollywood deveria ser mais inclusivo.

Por Bruno Carmelo, do Adoro Cinema 

073296
Foto: Walter McBride/WireImage

Está começando uma nova temporada de premiações no circuito cinematográfico americano e, como todos os anos, os críticos, produtores e fãs debatem sobre os “filmes com cara de Oscar”. O Brasil teve uma discussão interessante sobre o tema recentemente, quando o comitê nacional preferiu o melodrama Pequeno Segredo ao multipremiado Aquarius para representar o país na corrida pelo troféu de filme estrangeiro, alegando que Pequeno Segredo teria mais apelo com a Academia.

Agora, um ator bem inserido no sistema, Samuel L. Jackson, acaba de criticar o modo como a indústria seleciona esses filmes. Em entrevista durante o festival de Dubai, ele cita, em especial, Manchester à Beira-Mar e Moonlight, dois favoritos às estatuetas – com o diferencial de que o primeiro é estrelado apenas por atores brancos, e o segundo, apenas por atores negros:

“A política que acontece nessa época do ano é muito interessante em Hollywood. Eles escolhem filmes para dizer que são incríveis e ótimos – como Manchester à Beira-Mar, que dizem ser maravilhoso, imperdível! Mas olha… Talvez seja, para alguém. Mas não é um filme inclusivo, entende? Tenho certeza que Moonlight será visto da mesma maneira. Vão dizer que é um filme de negros. “Onde estão as pessoas brancas?”. Mas eu pergunto a mesma coisa sobre Manchester à Beira-Mar”.

245555-jpg-c_620_260_x-f_jpg-q_x-xxyxx
Manchester à Beira-Mar (à esquerda) e Moonlight (à direita)

Além da questão racial, Samuel L. Jackson critica os “filmes com mensagem”, aqueles cheios de boas intenções, que supostamente chamam mais atenção dos votantes no Oscar:

“Existem esses filmes ‘caça-Oscar’. Eu estava vendo o trailer do filme de Will Smith [Beleza Oculta] e pensei: ‘É sério?’. É mais um desses filmes do tipo ‘Oh meu Deus, a vida é tão bela, vamos parar e cheirar as rosas’.”

Os dois argumentos podem despertar uma boa reflexão. O primeiro, de que projetos com atores brancos são vistos como “normais” e que outros apenas com atores negros são considerados um produto de nicho diz respeito ao racismo e à exclusão em Hollywood. Eles levam à sugestão de que todo filme deveria conter uma pluralidade de raças, assim como na sociedade.

Já a ideia de filmes caça-Oscar continua sendo criticada por diversos atores. Michael Keaton (Birdman), quando perdeu o Oscar para Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo), criticou a predileção da Academia por temas como doenças e lições de vida.

Samuel L. Jackson foi indicado ao Oscar por Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994). Ele tem uma série de grandes produções previstas para os próximos anos, incluindo xXx: Reativado, Kong: A Ilha da Caveira, The Hitman’s Bodyguard e Vingadores: Guerra Infinita.

 

+ sobre o tema

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

para lembrar

Combinaram de nos matar. Mas nós combinamos de não morrer!

(Conceição Evaristo) A escrita converte-se em um ato político! Juntamos as...

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção da Hebraica do Rio

Procuradora aceita denúncia de partido contra Bolsonaro e direção...

Seminário Respostas ao Racismo

 Respostas ao Racismo Produção acadêmica e compromisso político em tempos...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...
-+=