Vídeo expõe racismo de profissionais de RH no Brasil

Em um experimento realizado pelo governo do Estado do Paraná, feito sob uma campanha que reflete o racismo dentro das instituições, é possível ver a diferença das reações dos profissionais de recursos humanos em relação a fotos que mostram pessoas negras e brancas realizando as mesmas atividades.

Por Merelyn Cerqueira Do Jornal Ciencia

O experimento, que foi confirmado como real pelo Governo do Estado do Paraná, aconteceu na noite do dia 10 de novembro em Curitiba. Os profissionais foram separados em dois grupos distintos para emitirem opiniões espontâneas em relação a uma série de fotografias apresentadas por um mediador.

No processo, os funcionários deveriam opinar a respeito do que as pessoas fazem ou quem eram. Pessoas negras e brancas executavam as mesmas tarefas nas fotos, mas as impressões dos recrutadores mudam de acordo com a cor do indivíduo na fotografia. A campanha, chamada “Racismo é Crime”, já foi vista por mais de 1,8 milhão de pessoas e mais uma vez reacende o debate de um problema enraizado na cultura global. Além disso, atenta para o fato da existência de um racismo institucional e velado.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 82,2% dos negros afirmam que a cor da pele influencia diretamente a busca por oportunidades de trabalho. O vídeo foi veiculado no Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro em todo o Brasil.

RECURSOS HUMANO

Apesar de muitos usuários na internet questionarem a veracidade do experimento, Edson Lau Filho, secretário de Juventude do governo paranaense, afirmou em entrevista ao portal UOL que foi real e feito em uma empresa de RH de Curitiba. Ele disse ainda que a campanha é um “tapa na cara da sociedade” que insiste em acreditar que o racismo não existe.

 

+ sobre o tema

África do Sul: Cartaz Estudantil Contra Racismo Causa Celeuma

Recentemente, a Organização Estudantil Aliança Democrática (DASO, na...

Veja o lado positivo: agora sabemos quem é racista, machista, homofóbico

Esconder titica embaixo do carpete pode resolver a questão...

Mulher negra que foi ofendida no local de trabalho será indenizada

A autora de uma ação no 1º Juizado...

Servidores participam de oficina de enfrentamento ao racismo institucional

Combater o racismo institucional como forma de reduzir o...

para lembrar

spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=