“Mais Você” da a receita: Quando tudo estiver muito ruim, faça um blackface para ser comentado

O quadro “Jogo de Panelas” já estreou no centro de uma polêmica, na manhã desta segunda-feira (12), no “Mais Você”, da TV Globo. Isso porque um dos integrantes do reality culinário resolveu pintar o rosto de preto e gerou uma série de críticas ao programa.

por Janifer Vargas no MSN

mais-vc
Reprodução/Rede Globo

Tudo aconteceu quando o primeiro anfitrião da disputa, o barbeiro William, preparou um jantar com o tema de “Sexo Oposto” e se fantasiou de “Nega Maluca”, com direito a vestido rosa, peruca Black Power e tinta pelo corpo. A prática, conhecida como ‘blackface’, é considerada um ato racista, por banalizar a cor da pele dos negros e todo o histórico de lutas contra o preconceito.

Não demorou muito para internautas demonstrarem insatisfação com a sequência. “E o ‘blackface’ no ‘Mais Você’, hein, amadas? Quando vocês vão aprender que fantasia de ‘Nega Maluca’ é deveras desrespeitoso e racista? Só parem”, avaliou uma usuária do Twitter.

“O cara fazendo ‘blackface’ e tá todo mundo elogiando como se fosse nada”, criticou outro. “Tem uma pessoa fantasiada de ‘Nega Maluca’ no ‘Mais Você’. Ana Maria Braga é um convite à problematização”, completou uma terceira.

William ainda sugeriu que seus convidados também fossem vestidos de sexo oposto e justificou a decoração do ambiente – feita com corações, plumas e arco-íris – dizendo que “tudo que fala de diversidade traz alegria”.

Nas redes sociais, os espectadores criticaram a atitude do participante e também cobraram uma posição da apresentadora do programa, Ana Maria Braga.

screen-shot-2016-12-13-at-9-45-45-am screen-shot-2016-12-13-at-9-45-33-am screen-shot-2016-12-13-at-9-45-21-am

+ sobre o tema

Vice do banco central alemão deve perder encargos por declarações xenófobas

Fonte: DW.Word.DE - "Incapazes de integração", só prestando para...

O fim do “apartheid” na educação brasileira

Escrito por Serys  Slhessarenko   Apartheid. Um regime que foi...

Dia da Consciência Negra: para conquistar o orgulho é preciso resgatar origens, diz pesquisador

Em 20 de novembro de 1695 morreu Zumbi dos Palmares, símbolo da...

para lembrar

Carta aberta aos alunos da UERJ

Fonte: Lista Racial -   No sábado por volta das 5:30...

Reação à pobreza tem de ir além da política

Num intervalo de quatro décadas e quase uma dúzia...
spot_imgspot_img

Justiça decreta prisão preventiva de PM que atingiu jovem em São Paulo

O policial militar Tiago Guerra foi preso em flagrante e encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, onde cumpre prisão preventiva decretada pela Justiça paulista,...

A maldição da eterna introdução

Discursos não são livres. Assim pontuou Michel Foucault em um dos seus principais textos, de 1971. Há estruturação, angulação, filtragem e mecanismos específicos para limitar e...

Processos por racismo aumentam 64% no Brasil em 2024, mas punições demoram e são brandas

Para a gerente de uma pet shop de Salvador, Camilla Ferraz Barros se identificou como juíza, disse que poderia prendê-la e a chamou de...
-+=