“Mais Você” da a receita: Quando tudo estiver muito ruim, faça um blackface para ser comentado

O quadro “Jogo de Panelas” já estreou no centro de uma polêmica, na manhã desta segunda-feira (12), no “Mais Você”, da TV Globo. Isso porque um dos integrantes do reality culinário resolveu pintar o rosto de preto e gerou uma série de críticas ao programa.

por Janifer Vargas no MSN

mais-vc
Reprodução/Rede Globo

Tudo aconteceu quando o primeiro anfitrião da disputa, o barbeiro William, preparou um jantar com o tema de “Sexo Oposto” e se fantasiou de “Nega Maluca”, com direito a vestido rosa, peruca Black Power e tinta pelo corpo. A prática, conhecida como ‘blackface’, é considerada um ato racista, por banalizar a cor da pele dos negros e todo o histórico de lutas contra o preconceito.

Não demorou muito para internautas demonstrarem insatisfação com a sequência. “E o ‘blackface’ no ‘Mais Você’, hein, amadas? Quando vocês vão aprender que fantasia de ‘Nega Maluca’ é deveras desrespeitoso e racista? Só parem”, avaliou uma usuária do Twitter.

“O cara fazendo ‘blackface’ e tá todo mundo elogiando como se fosse nada”, criticou outro. “Tem uma pessoa fantasiada de ‘Nega Maluca’ no ‘Mais Você’. Ana Maria Braga é um convite à problematização”, completou uma terceira.

William ainda sugeriu que seus convidados também fossem vestidos de sexo oposto e justificou a decoração do ambiente – feita com corações, plumas e arco-íris – dizendo que “tudo que fala de diversidade traz alegria”.

Nas redes sociais, os espectadores criticaram a atitude do participante e também cobraram uma posição da apresentadora do programa, Ana Maria Braga.

screen-shot-2016-12-13-at-9-45-45-am screen-shot-2016-12-13-at-9-45-33-am screen-shot-2016-12-13-at-9-45-21-am

+ sobre o tema

Assembleia de Deus nos EUA após racismo contra missionário se reconcilia-Entenda

A denominação pentecostal Assemblies of God (Assembleia de...

Grupo Carrefour rejeita recomendação do Ministério Público do Trabalho após caso de racismo

O Ministério Público do Trabalho (MPT) propôs ao Hipermercado...

para lembrar

Blackface em Joinville

Mais uma vez temos nossas características ridicularizadas. Deformadas por...

No Brasil, “Ferguson” acontece todos os dias

Nos últimos cinco anos, a polícia brasileira matou mais...

ONU acusa Trump de racismo

“Francamente alarmada” com as declarações do Presidente norte-americano. É...

O Brasil por trás da aquarela

Quando Daniele de Araújo descobriu, há seis anos, que...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=