“Mais Você” da a receita: Quando tudo estiver muito ruim, faça um blackface para ser comentado

O quadro “Jogo de Panelas” já estreou no centro de uma polêmica, na manhã desta segunda-feira (12), no “Mais Você”, da TV Globo. Isso porque um dos integrantes do reality culinário resolveu pintar o rosto de preto e gerou uma série de críticas ao programa.

por Janifer Vargas no MSN

mais-vc
Reprodução/Rede Globo

Tudo aconteceu quando o primeiro anfitrião da disputa, o barbeiro William, preparou um jantar com o tema de “Sexo Oposto” e se fantasiou de “Nega Maluca”, com direito a vestido rosa, peruca Black Power e tinta pelo corpo. A prática, conhecida como ‘blackface’, é considerada um ato racista, por banalizar a cor da pele dos negros e todo o histórico de lutas contra o preconceito.

Não demorou muito para internautas demonstrarem insatisfação com a sequência. “E o ‘blackface’ no ‘Mais Você’, hein, amadas? Quando vocês vão aprender que fantasia de ‘Nega Maluca’ é deveras desrespeitoso e racista? Só parem”, avaliou uma usuária do Twitter.

“O cara fazendo ‘blackface’ e tá todo mundo elogiando como se fosse nada”, criticou outro. “Tem uma pessoa fantasiada de ‘Nega Maluca’ no ‘Mais Você’. Ana Maria Braga é um convite à problematização”, completou uma terceira.

William ainda sugeriu que seus convidados também fossem vestidos de sexo oposto e justificou a decoração do ambiente – feita com corações, plumas e arco-íris – dizendo que “tudo que fala de diversidade traz alegria”.

Nas redes sociais, os espectadores criticaram a atitude do participante e também cobraram uma posição da apresentadora do programa, Ana Maria Braga.

screen-shot-2016-12-13-at-9-45-45-am screen-shot-2016-12-13-at-9-45-33-am screen-shot-2016-12-13-at-9-45-21-am

+ sobre o tema

Cuidado não é tarefa de mulher

O que é "cuidado" para você? Mulheres negras, sejam cis,...

‘Coisa de preto’ 2

Num país onde há racismo sem racistas, a cassação do...

para lembrar

Debate sobre racismo domina entrevista na véspera de City x Tottenham

Técnicos e jogadores das equipes falaram sobre preconceito de...

Festas juninas acionam todos meus gatilhos de rejeição

“A gente podia marcar uma junina, hein?”. Recebi...

Aumentou número de crimes de ódio nos EUA, diz FBI

Por João Ozorio de Melo Adicione a crimes tradicionais, como...
spot_imgspot_img

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...

Universidade que investiga ‘blackface’ em gincana já teve alunos com fantasias ligadas a grupo extremista

Estudantes do campus da Unesp de Botucatu (SP) estão assustados após a instituição se envolver novamente em uma polêmica relacionada a atitudes racistas em trotes universitários. Na...
-+=