Blog usa foto de Usain Bolt para notícia de roubo e reafirma racismo sistêmico do Brasil

Enviado por / FonteDo Hypeness

A cara do racismo sistêmico no Brasil: somente o preconceito racial pode justificar essa história. Um blog local do interior do Rio Grande do Norte utilizou uma imagem de Usain Bolt como “ilustração” para contar uma notícia sobre um caso de roubo na cidade de Pau dos Ferros (RN).

A publicação do blog ‘Nosso Paraná RN’ foi denunciada pelo jornalista Norton Rafael, da Inter TV Cabugi. O blog utilizou a manchete “Malévolo invade muro de residência em plena luz do dia em Pau dos Ferros/RN” e colocou, como “imagem ilustrativa”, uma foto de Usain Bolt durante o campeonato mundial de atletismo de 2011.

Site utiliza “imagem ilustrativa” de multicampeão olímpico para falar sobre notícia de roubo e só há uma justificativa: o racismo estrutural Imagem retirada do site Hypeness)

A foto foi utilizada pelo UOL para contar a história sobre a derrota do homem mais rápido do mundo no mundial daquele ano.

“Um dia depois de ser desclassificado ao queimar largada na final dos 100m rasos, o velocista jamaicano Usain Bolt apareceu para treinar usando uma camisa para cobrir a cabeça em Daegu”, dizia a legenda no site. Mas, por algum motivo, o sujeito que comanda esse blogue fez a associação entre a imagem e a criminalidade. A única justificativa? O racismo.

O blog trocou a imagem exibida na publicação. Fato curioso é que o blog utiliza, em sua barra lateral, a clássica fotografia de mãos de pessoas brancas agarradas em mãos de pessoas negras para se dizer, pasmem, contra o racismo. Óbvio.

O dono do site não se pronunciou até o momento e não emitiu nenhuma nota sobre o caso, além de se manter anônimo.

+ sobre o tema

‘Há muito tempo alertamos sobre racismo contra nós, mas universidades têm sido omissas’

Estudantes indígenas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)...

Silêncio como cúmplice

O que a cobertura de Charlottesville tem a dizer...

para lembrar

Sempre tive curiosidade em saber como é ser uma pessoa branca

Vou dizer que sempre tive a maior curiosidade em...

Câmara aprova inclusão de nomes indígenas e africanos em identidade

Um projeto de lei aprovado aqui na Câmara busca...

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista

O lançamento do Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer) me...
spot_imgspot_img

Cinco mulheres quilombolas foram mortas desde caso Mãe Bernadete, diz pesquisa

Cinco mulheres quilombolas foram mortas no Brasil desde o assassinato de Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, em agosto do ano passado. Ela era uma das...

Independência forjou nação, mas Brasil mantém lugares sociais de quem manda

Em pleno dia em que celebramos a independência do Brasil, vale questionarmos: quem somos enquanto nação? A quem cabe algum direito de fazer do...

Os outros

O que caracteriza um movimento identitário é a negação de princípios universais somada à afirmação de um grupo de identidade como essencialmente diferente dos "outros" e...
-+=