segunda-feira, novembro 29, 2021
InícioQuestão RacialBlog usa foto de Usain Bolt para notícia de roubo e reafirma...

Blog usa foto de Usain Bolt para notícia de roubo e reafirma racismo sistêmico do Brasil

A cara do racismo sistêmico no Brasil: somente o preconceito racial pode justificar essa história. Um blog local do interior do Rio Grande do Norte utilizou uma imagem de Usain Bolt como “ilustração” para contar uma notícia sobre um caso de roubo na cidade de Pau dos Ferros (RN).

A publicação do blog ‘Nosso Paraná RN’ foi denunciada pelo jornalista Norton Rafael, da Inter TV Cabugi. O blog utilizou a manchete “Malévolo invade muro de residência em plena luz do dia em Pau dos Ferros/RN” e colocou, como “imagem ilustrativa”, uma foto de Usain Bolt durante o campeonato mundial de atletismo de 2011.

blank
Site utiliza “imagem ilustrativa” de multicampeão olímpico para falar sobre notícia de roubo e só há uma justificativa: o racismo estrutural Imagem retirada do site Hypeness)

A foto foi utilizada pelo UOL para contar a história sobre a derrota do homem mais rápido do mundo no mundial daquele ano.

“Um dia depois de ser desclassificado ao queimar largada na final dos 100m rasos, o velocista jamaicano Usain Bolt apareceu para treinar usando uma camisa para cobrir a cabeça em Daegu”, dizia a legenda no site. Mas, por algum motivo, o sujeito que comanda esse blogue fez a associação entre a imagem e a criminalidade. A única justificativa? O racismo.

O blog trocou a imagem exibida na publicação. Fato curioso é que o blog utiliza, em sua barra lateral, a clássica fotografia de mãos de pessoas brancas agarradas em mãos de pessoas negras para se dizer, pasmem, contra o racismo. Óbvio.

O dono do site não se pronunciou até o momento e não emitiu nenhuma nota sobre o caso, além de se manter anônimo.

RELATED ARTICLES