Boateng não quer que filho ouça sobre racismo

O jogador do Milan foi vítima de racismo este ano, e deixou o campo durante um amistoso contra o Pro Patria, disputado em 3 de janeiro

O meia ganês Kevin-Prince Boateng, do Milan, que este ano foi vítima de racismo e deixou o campo durante um amistoso contra o Pro Patria, disputado em 3 de janeiro, afirmou nesta sexta-feira em entrevista à Fifa que quer deixar seu filho longe do preconceito racial.

Boateng comentou seus problemas com o racismo na adolescência, quando ainda vivia em Berlim.

“Sofri discriminação, apesar de Berlim receber e integrar tantas culturas e nacionalidades diferentes. Quando era jovem tentava ignorar porque não queria enfrentar todas as consequências. Agora que sou mais velho e pai, quero fazer tudo para que meu filho cresça sem ouvir a palavra racismo. Esse seria o mundo perfeito”, disse.

Naquela dia 3 de janeiro, Boateng chutou uma bola nas arquibancadas e saiu de campo seguido por todos seus companheiros e pela comissão técnica do Milan. A ação chamou a atenção do mundo do futebol e da ONU.

Boateng participou do Dia Internacional pela Erradicação da Discriminação Racial, organizado pelas Nações Unidas e realizado em Genebra, onde fez um discurso confirmando que o racismo “continua sendo um problema” e que se não houver luta contra essa “praga”, muitos “serão infectados” por uma das “doenças mais perigosas”.

O atleta ganês afirmou que um dos passos para exorcizar o preconceito do futebol é “reconhecer que é um assunto extremamente complexo”.

Boateng declarou que seus ídolos são Martin Luther King, Muhammed Ali e Nelson Mandela, ao destacar que são um exemplo não por serem negros, mas por terem lutado contra o racismo. O jogador também quer ser um exemplo para os mais jovens e disse que abandonar o campo ao ouvir as ofensas foi uma “reação emocional”.

“O que eu senti é complicado de definir com palavras. Foi um misto de muitas emoções: tristeza, raiva e decepção. Não quero que ninguém se sinta assim jamais”, concluiu. 

 

Fonte: Exame

+ sobre o tema

Alemanha tem multa pesada para sites que não removerem discurso de ódio

As redes sociais terão que agir mais rapidamente para...

Manifesto defende manutenção da maioridade penal em 18 anos de idade

Texto com 150 assinaturas de cidadãos e organizações afirma...

Policial da GCM que ofendeu skatista foi filmado agredindo camelô em outubro

Dica do Fabrício Lima a respeito desta notícia aqui:...

Apresentador é demitido após fazer comentário racista sobre Michelle Obama

Um apresentador de TV foi demitido nos Estados Unidos...

para lembrar

Racismo Estrutural: Onde fica o Direito?

A ausência negra na prática da advocacia diz muito...

SINDUEPG repudia decisão da UEPG ao extinguir cotas para negros

Por: Dennis de Oliveira MOÇÃO DE REPÚDIO DO SINDICATO...

O futuro negro nas mãos de um Estado branco

"Mãe, o que eu fiz? O blindado me deu...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=