Boeing demite 65 funcionários por conduta racista, discriminatória e odiosa

Enviado por / FonteO Globo, por Bloomberg

A Boeing demitiu 65 funcionários e advertiu outros 53 por conduta racista, discriminatória e odiosa desde que o CEO Dave Calhoun prometeu “tolerância zero” em junho. Ele está tentando cumprir um plano de ação da companhia pela igualdade racial lançado no ano passado, depois que o assassinato de George Floyd por um policial gerou protestos nos Estados Unidos.

Agora, em uma tentativa maior de transparência, a Boeing está divulgando uma lista de seus funcionários por gênero, raça e etnia – e o relatório mostra que a empresa ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir seu objetivo de ter uma força de trabalho mais diversificada.

“Como testemunhamos imagens horríveis nos noticiários e ouvimos histórias comoventes de nosso povo, nossa determinação em promover a equidade, a diversidade e a inclusão só se tornou mais forte”, disse Calhoun aos funcionários nesta sexta-feira.

A Boeing está trabalhando para apoiar a inclusão, à medida que os investidores pressionam as empresas dos EUA para ajudar a combater o racismo arraigado e a serem mais transparentes sobre suas próprias práticas de contratação.

O McDonald’s está vinculando bônus de executivos a metas de aumento de grupos sub-representados. As propostas dos investidores para auditorias raciais independentes foram apoiadas por mais de um terço dos acionistas da Johnson & Johnson e Citigroup  em seu encontro anual realizado neste mês.

Enquanto Calhoun tenta reiniciar a cultura da empresa, a Boeing está sendo processada por discriminação racial. De acordo com alegações em um caso recente no tribunal federal na Carolina do Sul, um funcionário negro enfrentou retaliação e um ambiente de trabalho hostil, bem como um supervisor que rotineiramente designava trabalhadores afro-americanos para um prédio com condições de trabalho indesejáveis e perigosas. A Boeing nega as acusações.

Uma das primeiras contratações de Calhoun após assumir o cargo no ano passado foi Michael D’Ambrose como chefe de recursos humanos, com a missão de aumentar a diversidade.

De acordo com os dados da Boeing divulgados nesta sexta-feira, uma empresa tradicionalmente inclinada a admitir brancos e homens tem muito trabalho pela frente para adicionar mais mulheres e pessoas de cor às suas fileiras.

Funcionários negros representam apenas 6,4% da força de trabalho da Boeing nos EUA e 4,4% de seus engenheiros. As mulheres representam 23% dos funcionários e 17% dos engenheiros.

+ sobre o tema

para lembrar

Existe racismo no Brasil? Faça o Teste do Pescoço e descubra

1. Andando pelas ruas, meta o pescoço dentro das...

Ação publicitária de construtora com homem-placa gera denúncias de racismo em São Paulo

Por:Luísa Lucciola O jornalista César Hernandes, de 38 anos, flagrou...

Lei que determina mais negros em publicidades é sancionada em Rio Branco

Yuri Marcel Negros deverão ter espaço proporcional em peças publicitárias...

Candidato a deputado é vítima de preconceito racial

O candidato a deputado estadual Valdeci Lopes (PRB) de...
spot_imgspot_img

Ações afirmativas sob ataque

O receio e o sentimento de ameaça sentidos por parcelas da população como reação à crescente presença negra em lugares antes considerados apenas para...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

‘Minha tia perdeu uma vida inteira’, diz sobrinho de idosa resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

Veja o vídeo da matéria A família de Maria de Moura, de 87 anos, resgatada em condição análoga à escravidão em março de 2022, denunciou ao Fantástico deste...
-+=