Boeing demite 65 funcionários por conduta racista, discriminatória e odiosa

Enviado por / FonteO Globo, por Bloomberg

A Boeing demitiu 65 funcionários e advertiu outros 53 por conduta racista, discriminatória e odiosa desde que o CEO Dave Calhoun prometeu “tolerância zero” em junho. Ele está tentando cumprir um plano de ação da companhia pela igualdade racial lançado no ano passado, depois que o assassinato de George Floyd por um policial gerou protestos nos Estados Unidos.

Agora, em uma tentativa maior de transparência, a Boeing está divulgando uma lista de seus funcionários por gênero, raça e etnia – e o relatório mostra que a empresa ainda tem um longo caminho a percorrer para atingir seu objetivo de ter uma força de trabalho mais diversificada.

“Como testemunhamos imagens horríveis nos noticiários e ouvimos histórias comoventes de nosso povo, nossa determinação em promover a equidade, a diversidade e a inclusão só se tornou mais forte”, disse Calhoun aos funcionários nesta sexta-feira.

A Boeing está trabalhando para apoiar a inclusão, à medida que os investidores pressionam as empresas dos EUA para ajudar a combater o racismo arraigado e a serem mais transparentes sobre suas próprias práticas de contratação.

O McDonald’s está vinculando bônus de executivos a metas de aumento de grupos sub-representados. As propostas dos investidores para auditorias raciais independentes foram apoiadas por mais de um terço dos acionistas da Johnson & Johnson e Citigroup  em seu encontro anual realizado neste mês.

Enquanto Calhoun tenta reiniciar a cultura da empresa, a Boeing está sendo processada por discriminação racial. De acordo com alegações em um caso recente no tribunal federal na Carolina do Sul, um funcionário negro enfrentou retaliação e um ambiente de trabalho hostil, bem como um supervisor que rotineiramente designava trabalhadores afro-americanos para um prédio com condições de trabalho indesejáveis e perigosas. A Boeing nega as acusações.

Uma das primeiras contratações de Calhoun após assumir o cargo no ano passado foi Michael D’Ambrose como chefe de recursos humanos, com a missão de aumentar a diversidade.

De acordo com os dados da Boeing divulgados nesta sexta-feira, uma empresa tradicionalmente inclinada a admitir brancos e homens tem muito trabalho pela frente para adicionar mais mulheres e pessoas de cor às suas fileiras.

Funcionários negros representam apenas 6,4% da força de trabalho da Boeing nos EUA e 4,4% de seus engenheiros. As mulheres representam 23% dos funcionários e 17% dos engenheiros.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Corregedoria da Câmara de SP aprova cassação de vereador por fala racista

A Corregedoria da Câmara Municipal de São Paulo aprovou...

Curiosidade sobre como vivem pobres alimenta turismo nas favelas

No início do século 20, a curiosidade sobre como...

Por que ser antirracista é tão importante na luta contra a opressão racial?

O Laboratório de Estudos de Gênero e História, da...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...
-+=