Bolsas de estudo: Japão oferece curso profissionalizante com tudo pago para jovens brasileiros

O MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão) está com inscrições abertas para jovens brasileiros que queiram concorrer às bolsas de estudo para cursos profissionalizantes no país, com todas as despesas pagas.

Por  Luiza Belloni, do Brasil Post 

Foto: MOYAN_BRENN/FIICKR

O programa tem duração de três anos, de abril de 2016 a março de 2019. No primeiro ano, o bolsista fará curso preparatório e de aprendizado de língua japonesa e, nos últimos dois, ele terá aulas na escola profissionalizante. O objetivo é o aprendizado de técnicas e conhecimentos necessários para a vida profissional.

As bolsas são destinadas a jovens brasileiros de 17 a 21 anos, que tenha Ensino Médio completo até dezembro de 2014. Também é preciso fluência em inglês ou japonês e bom histórico escolar.

As áreas de estudo oferecidas no programa são Tecnologia, Nutrição, Educação e Assistência Social, Negócios, Moda, Economia Doméstica e Cultura, entre outras. O Japão concederá bolsa no valor de 117 mil ienes mensais, passagens de ida e volta e isenção de taxas escolares.

Inscrição e seleção

Os interessados podem se candidatar até o dia 30 deste mês pela internet, ou até o dia 24, se for pelo Correio. Ele precisa preencher uma ficha de inscrição, mandar duas fotos 3×4, cópia simples do RG, cópias do histórico escolar, carta de recomendação e redação em português manuscrita. Clique aqui para conferir todos os requisitos e se inscrever.

O processo seletivo conta com exames de língua e matérias específicas e entrevistas.

+ sobre o tema

para lembrar

Cresce no Brasil o número de escolas básicas públicas geridas pela PM

Mascar chiclete é transgressão leve. Usar óculos com lentes...

Professora Nilma Lino é a nova reitora da Unilab

Ministro da Educação empossou a acadêmica hoje, destacando que...
spot_imgspot_img

Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor na promoção da equidade

O seminário "Educação Antirracista: o papel do Estado e do terceiro setor para promover a equidade" tem como foco central discutir como a educação...

Grupo Articulador articula apoio no Congresso para políticas antirracistas na Primeira Infância

No segundo dia de visitas em Brasília, as organizações Ação de Mulheres pela Equidade (AME-DF), Criola (RJ) e Geledés - Instituto da Mulher Negra...

Edital vai apoiar pesquisadores negros e indígenas em projetos de transição energética no Nordeste

Com o objetivo de ajudar na preparação de uma nova geração de pesquisadores negros e indígenas para pensarem em soluções baseadas em ciência e...
-+=