terça-feira, agosto 9, 2022

Bonita é a mãe

Ensaio de fotógrafa paulistana retrata mães com seus filhos e a liberdade de gostar do seu próprio corpo independente de padrões

por Camila Eiroa e fotos Renata Penna no Revista TPM

“A maternidade me revolucionou em todos os sentidos possíveis”, é o que diz a fotógrafa e escritora Renata Penna, que tem 36 anos e mora em São Paulo. Ela é a criadora do projeto Bonita é a mãe, que reúne ensaios feitos com mães e filhos em situações de afeto e conforto.

Sim, conforto. Porque além de estarem totalmente envolvidas com os pequenos, as fotografadas não se preocupam ao mostrar o corpo só de lingerie e sem Photoshop. Esse é o espírito do ensaio: não há corpo ideal. Todos são, principalmente depois da gravidez.

“O ensaio vem para resgatar a autoestima das mulheres, a capacidade de se olhar no espelho e curtir a sua própria verdade. Quebrar com os padrões inatingíveis propagados pela mídia, sabe? Empoderar as mulheres para serem o que são, e gostarem disso”, conta Renata.

Pergunto se ela acredita que as mulheres são pressionadas a terem o corpo certo depois do parto: “A cobrança é forte, tem toda uma indústria em torno disso. A insatisfação feminina com a própria aparência vende revista, vende cosmético e cirurgia plástica. Aquela mulher que poderia estar curtindo um bebê recém-nascido e a amamentação, está perseguindo um padrão que lhe ensinaram que é o correto.”

A fotógrafa tem propriedade para falar do assunto. É mãe de três meninas e conta como isso a fez olhar com mais cuidado para suas escolhas. Depois de ter que lidar com as mudanças físicas, percebeu que a jornada de aceitação com o novo corpo é solitária para a maior parte das mães. Foi aí que resolveu gritar contra essa imposição e mostrar corpos livre de padrões.

Encontrou nos grupos maternos que participa ativamente mulheres que precisavam desse apoio, e lançou ali a ideia dos ensaios. “Já recebi o retorno de mulheres que fotografei dizendo o quanto foi importante e acalentador se ver de outra forma.”

Hoje, Renata recebe pedidos de mulheres de todo o Brasil e diz que vai fazer o possível pra fotografar essa mulherada toda.

“É uma das maiores recompensas ajudar a recuperar uma estima perdida e a encontrar uma beleza que estava escondida por trás do espelho” 

O resultado, belíssimo, você vê na galeria abaixo.

mae mae2bonitaeamaep-2 mae3 mae4 mae5 mae6 mae7 mae8 mae9 mae10 mae11 mae13

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench