Bonita é a mãe

Ensaio de fotógrafa paulistana retrata mães com seus filhos e a liberdade de gostar do seu próprio corpo independente de padrões

por Camila Eiroa e fotos Renata Penna no Revista TPM

“A maternidade me revolucionou em todos os sentidos possíveis”, é o que diz a fotógrafa e escritora Renata Penna, que tem 36 anos e mora em São Paulo. Ela é a criadora do projeto Bonita é a mãe, que reúne ensaios feitos com mães e filhos em situações de afeto e conforto.

Sim, conforto. Porque além de estarem totalmente envolvidas com os pequenos, as fotografadas não se preocupam ao mostrar o corpo só de lingerie e sem Photoshop. Esse é o espírito do ensaio: não há corpo ideal. Todos são, principalmente depois da gravidez.

“O ensaio vem para resgatar a autoestima das mulheres, a capacidade de se olhar no espelho e curtir a sua própria verdade. Quebrar com os padrões inatingíveis propagados pela mídia, sabe? Empoderar as mulheres para serem o que são, e gostarem disso”, conta Renata.

Pergunto se ela acredita que as mulheres são pressionadas a terem o corpo certo depois do parto: “A cobrança é forte, tem toda uma indústria em torno disso. A insatisfação feminina com a própria aparência vende revista, vende cosmético e cirurgia plástica. Aquela mulher que poderia estar curtindo um bebê recém-nascido e a amamentação, está perseguindo um padrão que lhe ensinaram que é o correto.”

A fotógrafa tem propriedade para falar do assunto. É mãe de três meninas e conta como isso a fez olhar com mais cuidado para suas escolhas. Depois de ter que lidar com as mudanças físicas, percebeu que a jornada de aceitação com o novo corpo é solitária para a maior parte das mães. Foi aí que resolveu gritar contra essa imposição e mostrar corpos livre de padrões.

Encontrou nos grupos maternos que participa ativamente mulheres que precisavam desse apoio, e lançou ali a ideia dos ensaios. “Já recebi o retorno de mulheres que fotografei dizendo o quanto foi importante e acalentador se ver de outra forma.”

Hoje, Renata recebe pedidos de mulheres de todo o Brasil e diz que vai fazer o possível pra fotografar essa mulherada toda.

“É uma das maiores recompensas ajudar a recuperar uma estima perdida e a encontrar uma beleza que estava escondida por trás do espelho” 

O resultado, belíssimo, você vê na galeria abaixo.

mae mae2bonitaeamaep-2 mae3 mae4 mae5 mae6 mae7 mae8 mae9 mae10 mae11 mae13

+ sobre o tema

Ministra pede que senadores aprovem PEC das Domésticas ainda em março

BRASÍLIA - A medida é fundamental para assegurar condições...

PEC das Domésticas é promulgada

Brasília - O presidente do Congresso Nacional, senador Renan...

Em nome da liberdade, homens são proibidos em vilarejo do Quênia

Cansadas de serem violentadas, mulheres se fecham em uma...

Immanuel Kant, os Direitos Humanos e o Estatuto do Nasciturno

Em 1785, numa pequena cidade da Prúsia, o dedicado...

para lembrar

Projeto oferece formação em audiovisual gratuita para mulheres de regiões periféricas

O “Cinelab Blackout: Mulheres Periféricas” abriu inscrições abertas para...

Lilián Celiberti três décadas depois

Passaram-se quase trinta e quatro anos do momento em...

Alaerte Martins: A morte materna invisível das mulheres negras

Alyne e Marina, retratos emblemáticos de uma tragédia brasileira:...

Empresas assinam, nesta 3ª feira, compromisso contra discriminação de gênero e raça

Com seis anos de atuação, Programa Pró-Equidade de Gênero...
spot_imgspot_img

“Mulheres de má vida”? Mães e filhos no Juízo de Órfãos de Piraí-RJ

A longevidade da negação da infância para crianças negras tem sido materializada pela descoberta de mulheres negras que, desde infância, passaram uma vida inteira...

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é maior em mulheres negras do que brancas, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Dados preliminares...

Desigualdades de gênero e raça sobrecarregam mulheres no cuidar

Como em todos os anos, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem ampla repercussão no país. Na tarde deste...
-+=