terça-feira, outubro 4, 2022
InícioQuestões de GêneroViolência contra MulherBrasil assina acordo internacional para apoiar jovens vítimas de violência sexual

Brasil assina acordo internacional para apoiar jovens vítimas de violência sexual

Projeto irá ajudar outros países a estimular a inclusão social dos jovens com educação e trabalho

O governo brasileiro assinou na terça-feira (27) um acordo de cooperação internacional para apoiar adolescentes e jovens de países em desenvolvimento que sofreram violência sexual.

A iniciativa tem como objetivo expandir o alcance do programa ViraVida, que tem como objetivo estimular a inclusão social de jovens vítimas de violência sexual por meio da educação e do trabalho. O ViraVida já existe em 25 cidades brasileiras e em El Salvador.

O foi assinado na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, pelo representante permanente do Brasil junto à ONU, o embaixador Antonio Patriota, o subsecretário geral e diretor executivo do Fnuao (Fundo de População das Nações Unidas), Babatunde Osotimehin, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Jair Meneguelli.

“O estudo de impacto do projeto realizado em 2012 constatou que o ViraVida proporciona excelentes resultados econômicos e sociais para seus participantes, famílias, indústria, comércio e comunidades”, disse Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi.

Projeto ViraVida

Ao longo de seis anos, mais de 4.000 jovens e adolescentes, com idade entre 14 e 24 anos, foram matriculados no programa ViraVida.

São atendidos meninas e meninos de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros e têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas à violência física e psicológica, gravidez precoce e dependência química.

Os cursos realizados combinam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo, orçamento familiar e direitos, dentre outros.

Além disso, garante atendimento integral aos alunos, incluindo tratamento médico e odontológico, orientação jurídica e atendimento psicossocial, que também se estendem às famílias.

Fonte:R7

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench