Brasil assina acordo internacional para apoiar jovens vítimas de violência sexual

Projeto irá ajudar outros países a estimular a inclusão social dos jovens com educação e trabalho

O governo brasileiro assinou na terça-feira (27) um acordo de cooperação internacional para apoiar adolescentes e jovens de países em desenvolvimento que sofreram violência sexual.

A iniciativa tem como objetivo expandir o alcance do programa ViraVida, que tem como objetivo estimular a inclusão social de jovens vítimas de violência sexual por meio da educação e do trabalho. O ViraVida já existe em 25 cidades brasileiras e em El Salvador.

O foi assinado na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos, pelo representante permanente do Brasil junto à ONU, o embaixador Antonio Patriota, o subsecretário geral e diretor executivo do Fnuao (Fundo de População das Nações Unidas), Babatunde Osotimehin, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi (Serviço Social da Indústria), Jair Meneguelli.

“O estudo de impacto do projeto realizado em 2012 constatou que o ViraVida proporciona excelentes resultados econômicos e sociais para seus participantes, famílias, indústria, comércio e comunidades”, disse Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi.

Projeto ViraVida

Ao longo de seis anos, mais de 4.000 jovens e adolescentes, com idade entre 14 e 24 anos, foram matriculados no programa ViraVida.

São atendidos meninas e meninos de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros e têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas à violência física e psicológica, gravidez precoce e dependência química.

Os cursos realizados combinam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com o corpo, orçamento familiar e direitos, dentre outros.

Além disso, garante atendimento integral aos alunos, incluindo tratamento médico e odontológico, orientação jurídica e atendimento psicossocial, que também se estendem às famílias.

Fonte:R7

+ sobre o tema

Jornalista faz experimento e sofre assédio por 2 horas andando em Teresina

Experiência de jornalista do O Olho filmada com câmera...

Após tentativa de estupro na UFU, DCE pede abertura de sindicância

Na noite da última segunda-feira (21), uma estudante de...

14 dados que mostram a persistência da violência contra a mulher no Brasil

A violência contra a mulher caso você ainda esteja...

para lembrar

Blogueira é perseguida e ameaçada após publicar texto contra machismo

"Depósito de porra, vou arrebentar essa vadia". Ameaças de violência,...

Aplicativos de táxi anunciam mudanças para coibir assédio a mulheres

Com mais de 27 mil assinaturas, abaixo-assinado online fez...

Em Porto Alegre, jovens relatam casos de assédio protagonizados por taxistas

De cantadas e agressões a estupros, os episódios de...
spot_imgspot_img

Agosto Lilás e os direitos das mulheres: ‘políticas precisam ser implementadas não apenas nas capitais’

O mês de agosto é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Agosto Lilás, ação voltada para a promoção dos direitos das mulheres. A iniciativa busca combater...

Lei Maria da Penha completa 17 anos

A Lei Maria da Penha completa nesta segunda-feira (7) 17 anos e, nesse período, tem contribuído para muitas mulheres romperem com o ciclo de...

Campanha usa frases e exemplos para ajudar mulheres a identificar se são vítimas de violência

Com o aumento da violência contra mulheres no Brasil, começou nesta segunda-feira (7) uma campanha do governo federal de orientação sobre situações que vitimizam...
-+=