Brasil cai 3 posições em ranking de liberdade de imprensa. Ódio é a causa

Manipulação das redes sociais e discursos de ódio são responsáveis por colocar o Brasil no 105º lugar do Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa em 2019, três posições abaixo de 2018.

por Maria Carolina Trevisan no Blog

Maria Carolina Trevisan de pé e dando entrevista para o Geledés
Natalia de Sena / Geledés

O relatório da ONG internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) mostra que o país está no limite entre “situação delicada” e “situação difícil”, na qual se enquadram países como Venezuela (148º), México (144º), Colômbia (129º) e Bolívia (113º).

O México continua sendo o país do continente americano em que mais jornalistas foram assassinados, chegando a oito homicídios em 2018. O Brasil teve quatro jornalistas assassinados no mesmo ano.

O uso das redes sociais por autoridades para intimidar jornalistas é uma tendência em diversos países do mundo. Expõe profissionais da imprensa ao linchamento e à violência. Segundo o documento, “a hostilidade contra os jornalistas, e até mesmo o ódio transmitido em muitos países por lideranças políticas, resultou em atos de violência mais graves e frequentes, que aumentam os riscos e, como resultado, geram um nível de medo inédito em determinados lugares”.

No Brasil, o relatório alerta para o que pode acontecer se esse tipo de hostilidade continuar sendo praticada. “A eleição de Jair Bolsonaro em outubro de 2018, após uma campanha marcada por discursos de ódio, desinformação, ataques à imprensa e desprezo pelos direitos humanos, é um prenúncio de um período sombrio para a democracia e a liberdade de expressão no país”, registra.

0_RANKING-MUNDIAL-DA-LIBERDADE-DE-IMPRENSA-2019

Bolsonaro vem seguindo a prática do presidente Donald Trump, nos Estados Unidos (48º), que costuma atacar meios de comunicação e jornalistas em suas redes sociais. Essa postura fez com que o país também caísse três posições no ranking e fosse rebaixado para “situação difícil” (onde se enquadram países considerados problemáticos para o exercício da profissão).

Em 2018, os Estados Unidos figuravam na zona avaliada como “relativamente boa” para a liberdade de imprensa. “Os jornalistas americanos nunca haviam sido alvo de tantas ameaças de morte. Tampouco haviam recorrido a empresas privadas para garantir sua segurança. O ódio aos meios de comunicação é tanto que, em Maryland, um homem abriu fogo deliberadamente na redação do diário local de Anápolis, The Capital Gazette, deixando cinco mortos. O assassino havia compartilhado amplamente a raiva que sentia do jornal nas redes sociais”, informa o documento.

“Se o debate político desliza, de forma discreta ou evidente, para uma atmosfera de guerra civil, onde os jornalistas se tornam bodes expiatórios, os modelos democráticos passam a estar em grande perigo”, explica Christophe Deloire, secretário geral da RSF.

“Deter esse mecanismo do medo é absolutamente urgente para mulheres e homens de boa vontade que prezam as liberdades adquiridas ao longo da história.”

O alerta vale para outros países do continente americano, que registrou a maior degradação da liberdade de imprensa no mundo. Esse resultado vai além de Estados Unidos, Brasil e Venezuela. A pior queda foi verificada na Nicarágua (114º), que perdeu 24 posições.

“Os jornalistas nicaraguenses que cobrem os protestos anti-governo Ortega, vistos como oponentes, são frequentemente agredidos. Muitos deles foram forçados ao exílio para escapar de ameaças e acusações descabidas de envolvimento com o terrorismo”, diz o informe.

A impunidade dos agressores de jornalistas segue sendo um dos principais motores que fomentam a violência contra profissionais da comunicação no mundo.

Liberdade de imprensa, liberdade de expressão e censura

“Para lincharem um repórter falta pouco”, afirma a jornalista Angelina Nunes, uma das mais premiadas do país, conselheira da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), membro do International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) e professora de Jornalismo da ESPM do Rio de Janeiro.

Ela cita o caso da repórter Larissa Schmidt da TV Globo, que foi empurrada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), ao fazer uma pergunta que o desagradou. “Eu não quero falar com você”, disse o prefeito, afastando a repórter da coletiva de imprensa.

Ameaças no campo virtual também são danosas. A jornalista da Folha Patrícia Campos Mello sofreu uma avalanche de ameaças e tentativas de linchamento nas redes sociais ao denunciar que empresários bancaram envios de fake news em massa contra o PT, em outubro, na campanha presidencial.

O então candidato Jair Bolsonaro (PSL) passou a ameaçar a Folha com corte de verbas públicas e a atacar a credibilidade do jornal, dizendo que “suas informações são tendenciosas”. O jornal precisou pedir proteção da Polícia Federal para a jornalista.

Outros episódios recentes envolvendo jornalistas e autoridades continuam acontecendo. É o caso da repórter do Estadão Constança Rezende, que teve sua fala distorcida por um site e publicada pelo presidente da República. Afrontar a Folha e outras empresas de comunicação se tornou prática de Bolsonaro, de seus filhos e de alguns sites e seguidores da família, como faz Trump.

“A gente já sofre ameaças de morte, agressões psicológicas e verbais por conta de algumas coberturas perigosas. Agora estamos também sofrendo ameaças virtuais que quebram a credibilidade, destroem a reputação de alguém. Aí é um dano complicadíssimo de você reparar. São tempos sombrios”, afirma Angelina.

Na segunda-feira (15), a liberdade de imprensa foi ameaçada pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou a retirada de reportagem veiculada pela Revista Crusoé e pelo site O Antagonista. O texto dizia que o presidente da corte, Dias Toffoli, fora mencionado em delação premiada de Marcelo Odebrecht na Operação Lava Jato.

Em um jogo de empurra-empurra jurídico, na terça (16), a procuradora-geral, Raquel Dodge, informou que suspendeu o inquérito por entender que o Ministério Público, e não o próprio Supremo, é quem deveria decidir se dá continuidade no caso.

O ministro Alexandre de Moraes, por sua vez, entendeu que a manifestação de Dodge não tinha amparo legal, e o inquérito foi prorrogado por 90 dias.​ Seria o caso de questionar o método da Lava Jato, mas não a reportagem, que conta um fato.

É necessário proteger o jornalista, que precisa ter liberdade de informar sem medo. Incitar o ódio contra alguém — de qualquer profissão — não deveria ser tolerado em uma sociedade de democracia saudável, que presa pelas liberdades.

Contra o ódio e as fake news que querem desacreditar o jornalismo, devolvemos um jornalismo ainda melhor. O trabalho começa nas escolas de jornalismo e não termina nunca: quanto mais apurada, precisa, checada e contextualizada for uma reportagem, mais credibilidade e força ela terá.

+ sobre o tema

Para especialistas, mídia estimula e deve responder por ações de justiceiros

Sociólogo Lalo Leal argumenta que a excessiva repetição "dessas...

Juízes premiam jornalistas comprometidos com direitos humanos

Com o objetivo de valorizar as ações e atividades...

A telenovela vai às urnas

Por Muniz Sodré Diz-me um tanto surpresa uma jovem repórter...

para lembrar

Escola de Frankfurt: Crítica à sociedade de comunicação de massa

por José Renato Salatiel Qual é a influência de meios de...

A mulher negra no cinema brasileiro: uma análise de Filhas do Vento

RESUMO  O artigo apresenta uma reflexão sobre a mulher negra...

Duvivier: “O humor da TV aberta bate nas mesmas pessoas que a polícia”

Ao participar do “Emergências”, no Rio de Janeiro, o...

Conferência Nacional de Comunicação: os caminhos até dezembro

Vencida a etapa de convocação da 1ª Conferência Nacional...
spot_imgspot_img

Portal Geledés recebe prêmio como imprensa negra brasileira

O que faz uma organização ser reconhecida como um canal de comunicação de destaque? Esta questão tem ocupado o pensamento da equipe do Portal...

Seletividade política apagou existência de afro-gaúchos e indígenas no RS

O dia 20 de setembro é a data mais importante do calendário cívico sul-rio-grandense. Ela faz alusão ao início da guerra civil que assolou...

Mvúka: Futuros Diversos através das vivências Negras

A ideia de uma realidade diversa de futuro para o povo negro brasileiro, se constrói a partir da interpretação crítica do passado e das...
-+=