Brasil de carne e osso: Colarinho branco, o dono do pescoço é também

Colarinho branco, o dono do pescoço é também

 Helio Santos via Guest Post para o Portal Geledés

No final dos anos 1990 concluí um livro que tomou quase dez anos de minha vida. Basicamente, o livro cuida do “Brasil de carne e osso” – tal qual o nosso país se desenrola em seu cotidiano, onde a vida, afinal, flui.

Não há como fazer isso sem tomar em conta a questão étnico-racial, sem a qual os diagnósticos restarão inadequados e incapazes de nos decifrar efetivamente.

Confesso que foi um período de imersão em subtemas que permeiam o cotidiano da terra-brasilis. A metodologia utilizada foi a de selecionar ao longo de praticamente uma década notícias recortadas de jornais e revistas brasileiros – os mais conhecidos. Esse material “rendeu” mais de meia Kombi de recortes sobre os mais diferentes assuntos – todos relevantes para o Brasil real. Foi “paulera” classificar todo aquele volume de textos que me permitiria ousar pensar uma teoria para o Brasil: “A trilha do círculo vicioso”, a qual não deve e nem necessita ser abordada aqui agora.

Uma das inferências feitas foi sobre o chamado “crime do colarinho branco”. Nunca pude entender bem essa expressão. A princípio, eu cria que se referisse a um tipo de crime praticado por pessoas bem-nascidas e que usavam gravatas sobre camisas impolutamente brancas. Essa perspectiva também denotava tratar-se de crimes masculinos. Bom, até aí tudo bem. Todavia, ao analisar a forma recorrente com que o fenômeno vinha à tona, pude depreender outras coisas.

Observei que tais crimes continham quatro características significativas: (1) sempre havia muito dinheiro envolvido – não era coisa de “pé-de-chinelo”, portanto; (2) quem sempre pagava a conta por esses desvios era o setor público, ou seja, a sociedade; (3) os criminosos eram membros da elite econômica, social e política e (4) não se punia ninguém por tais falcatruas.

Pescoço branco

Contudo, outro aspecto ficou escancarado para mim: a fauna dos praticantes daqueles crimes era de fato composta por homens. Mais: eram também todos brancos. Ou seja, pude perceber que não só o colarinho era branco, mas os titulares dos pescoços também…

É necessário dizer que terminei o livro citado no ano 2000. Explicando melhor: das características citadas, a última – a que revela a olímpica impunidade de sempre –, começa a deixar aos poucos de ser uma realidade.

Dos diversos casos ocorridos na década dos anos 1990, no mesmo livro selecionei o que foi apelidado pela mídia de caso “Marka e FonteCindam”. Tratava-se de dois bancos que tinham dívidas em dólares e que receberam auxílio do Banco Central sob a alegação de que sem a ajuda estatal ocorreria grave risco de crise sistêmica, o que alcançaria todo o sistema bancário (o caos, uma espécie de febre financeira que desorganizaria a vida econômica do país). O fato é que em janeiro de 1999 o BC vendera dólares abaixo da cotação. Resultado: o Tesouro Nacional contabilizou uma perda de 1,6 bilhão de reais! Das 14 pessoas acusadas na época pelo Ministério Público podia-se depreender, pelas fotos publicadas nos jornais, que todas eram brancas pelos padrões nacionais. Passados quase dois anos, ninguém fora condenado e alguns tinham sido até promovidos!

Hoje, 15 anos depois, os jornais estampam os rostos das pessoas envolvidas no escândalo da Petrobrás – e, de novo, veem-se as mesmas figuras de sempre, mas trazendo uma novidade surpreendente: homens brancos e ricos são presos num país cuja justiça sempre foi severa com o povaréu de pele mais escura e escandalosamente leniente com os bem-nascidos. Estão envolvidos nesse episódio executivos de grandes empresas e políticos.

Brasilzão

É necessário reconhecer que um país do porte do Brasil – 7ª economia do mundo; mais de 200 milhões de habitantes e com a área continental de 8.547.403,5 km2 – não se alavanca para um desenvolvimento sustentável sem lideranças que tenham verdadeira vocação para a responsabilidade social. Dentre esses agentes estão os empresários. Sim, empresários – não donos de empresas. Para alguns incautos renitentes advirto: o Brasil é um país capitalista.

Quando se constata a união de empresários e políticos com o específico fim de sonegar e/ou desviar recursos que pertencem à sociedade é que se pode aquilatar como nosso país é pobre. Somos miseravelmente carentes de uma elite da qual todo país depende para crescer com sustentabilidade. Sem políticos e empresários eficazes torna-se impossível levar o Brasilzão a um patamar inclusivo – país lesado por infindas incúrias, mas detentor de um potencial único que pode ser capaz de nos regenerar das tragédias mais agudas, como foram os três séculos e meio de escravismo.

Essa ausência de uma elite plugada no país de carne e osso tem a ver com as idiossincrasias históricas do Brasil profundo – imbatível em desigualdades que se perpetuam ao longo de meio milênio.

Faltam-nos elites! Para quem ainda não sabia, ficou claro que somos muito mais pobres do que se imaginava! Na base da pirâmide temos uma pobreza construída com zelo ibérico e no topo dela temos pobreza moral. Estes dois lados no Brasil têm cor. Ensanduichada por esses dois vetores têm-se classes médias aturdidas e órfãs de lideranças que possam nortear caminhos adequados. Nota-se hoje que nesse recheio já há alguma diversidade étnico-racial.

Sustentabilidade Moral

Como pesquisador tenho sido parceiro do Instituto Ethos – organização da sociedade civil com foco na responsabilidade social corporativa, cujos fundadores são abnegados defensores do Desenvolvimento Sustentável, que tem como princípio o triple bottom line. Trata-se do tripé que asseguraria o verdadeiro desenvolvimento com base na sustentabilidade econômica, social e ambiental. Venho propondo a algum tempo um quarto tipo de suporte: o da sustentabilidade moral. Não tem havido muita serventia em importarmos conceitos, válidos para a Holanda, Dinamarca ou Canadá, que são países com histórico e cultura bem diferentes dos do Brasil – último país a abolir o escravismo. Tais ideias ao sul do equador são pervertidas em benefício do statu quo, o que na terra-brasilis significa rejeitar a possibilidade de uma cultura inclusiva. Torna-se, portanto, necessário adaptar aqueles conceitos importados, mas que não “batem” com a forma de o Brasil de carne e osso funcionar. Participei como colaborador em pesquisas desenvolvidas pelo próprio Instituto Ethos em que se observa, por exemplo, o baixo aproveitamento do talento feminino e a ínfima participação de negras e negros no mercado de trabalho formado pelas maiores organizações privadas do país. Dos níveis intermediários para cima, esses segmentos vão escasseando dramaticamente. Considerando que o grupo negro (pretos + pardos) detém cerca de 52% da população, tem-se o retrato crítico de um país que acredita ser possível desperdiçar talentos impunemente. Não é possível! Quem vem se especializando nas obviedades nacionais sabe que não é.

A prisão de grandes empresários é coisa pela qual ninguém deve rejubilar-se. A prisão perpétua que necessita ocorrer é a que enclausura o tipo de cultura de desenvolvimento que se expandiu por aqui. Nesse modelo pervertido vale rapinar e excluir, não importando muito a “massa” que vai continuar fora e vai perder sempre, destituída ainda de algo sagrado que se rapinou também: a esperança de prosperar pelo trabalho honesto. Ante um patrimonialismo anacrônico requer-se igualdade de oportunidades, alicerce único da sustentabilidade moral sem o que nosso País continuará a mirar para um futuro incerto e duvidoso.

** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

 

Leia Também:

Existe racismo no Brasil? Faça o Teste do Pescoço e descubra


 

Helio Santos
Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá
www.baoba.org.br

 

 

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Por que a elite brasileira é burra?

A elite brasileira é burra. Não soa bem o...

Antropólogo

Exatamente três dias após a aprovação na Comissão de...

Há 135 anos, nascia “O Mestre Sala dos Mares”

“É preciso que trabalhemos muito, que haja muita união,...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Militares viram no movimento negro afronta à ideologia racial da ditadura

Documento confidencial, 20 de setembro de 1978. O assunto no cabeçalho: "Núcleo Negro Socialista - Atividades de Carlos Alberto de Medeiros." A tal organização,...

Refletindo sobre a Cidadania em um Estado de Direitos Abusivos

Em um momento em que nos vemos confrontados com atos de violência policial  e  não punição, como nos recentes casos de abuso de poder...
-+=