Brasil, o cativeiro das mulheres

Enviado por / FonteECOA, por Júlia Rocha

Como era de se esperar, e quem estuda a história sabe que os direitos das mulheres são os primeiros a serem questionados e atacados em momentos de crise, o Brasil se tornou um imenso cativeiro para mulheres de todas as raças e classes sociais.

Quem já tomou consciência disso tenta se proteger e também a outras mulheres, mas há quem ache que tudo segue dentro da mais absoluta normalidade e que falar disso é uma grande bobagem. Coisa de feminista que não tem mais o que fazer.

Não importa em qual grupo você se encontra. Se você é mulher, você está em risco.

Em uma única semana ganha espaço nos portais de notícia da internet a história de duas mulheres. Histórias de um pesadelo vivido por Mariana Ferrer e Patricia Garcia.

Dignas de um filme de terror, as histórias vividas por estas mulheres são retratos contundentes do que é ser mulher no Brasil de 2020.

Mariana Ferrer, brasileira e branca, lutou quase dois anos para provar que foi vítima de um estupro cruel em uma conhecida casa noturna de Florianópolis, local onde trabalhava na noite do crime.

Contra o acusado, muitas provas tratadas apenas como indícios. O testemunho da mãe que dizia ter visto sua filha com o corpo amolecido, como nunca viu antes. O laudo médico que atestou a ruptura recente do hímen e o sangue nas roupas que ela usava naquele dia. O laudo pericial que constatou a presença de esperma do estuprador nas roupas da vítima. A manipulação de imagens de fotos e vídeos do local do crime. Os prints dos pedidos de ajuda da vítima. O testemunho do motorista de aplicativo que a levou para casa dizendo que ela estava visivelmente dopada.

Para a justiça, não foi suficiente para condenar seu agressor por estupro de vulnerável.

Patrícia Garcia, paraguaia de ascendência indígena Guarani, teve seu filho arrancado de seus braços sob alegações de negligência no cuidado de sua saúde. A motivação para a decisão judicial veio após constatação de uma deficiência de vitamina B12 atribuída ao fato de que a família seguia dieta vegetariana estrita.

Para embasar as acusações de negligência e maus tratos, acusaram Patrícia de não ter feito acompanhamento pré-natal.

Patrícia tinha contra o ex-marido, que é quem hoje detém a guarda unilateral da criança, uma medida protetiva expedida após episódios de violência contra ela.

Patrícia tem registro de todo o seu cuidado com o filho, incluindo os registros feitos pelos profissionais de saúde que a acompanham. Ela seguia amamentando seu filho, algo raro de se ver no país que tem índices de aleitamento materno desanimadores. Seu filho se beneficiava disso por motivos ainda mais especiais que a nutrição. O bebê, que nasceu com condição conhecida popularmente como hidrocefalia benigna, usa a sucção do leite da mãe como tratamento.

Nas últimas semanas Patrícia foi obrigada a tornar pública a sua intimidade para provar que cuidava muito bem de seu filho e para tentar ser ouvida pela justiça brasileira.

Nas redes sociais, somam-se ao seu desespero de mãe, testemunhos de amigas e amigos que falam emocionados sobre Patrícia e sua maternidade amorosa e gentil.

Há mais de um mês, Patrícia segue ordenhando seu leite e entregando aos atuais responsáveis pelo cuidado de seu filho. Ela entrega os recipientes com o líquido entre as grades do portão da casa do ex-marido.

Para Mariana e Patrícia, restam olhares de desconfiança que chegam como flechas: O vestido devia ser curto demais. Uma menina nova tomando gin?! Ela não parecia tão bêbada ao descer a escada. Mas por que ela não denunciou na hora? E por que estava naquele lugar de madrugada? Por que decidiu ser vegana? Por que pariu fora do hospital? Mas será que ela cuidava mesmo desse menino? Por que fariam isso se ela não tivesse culpa de nada?

Nessa realidade distópica em que mulheres precisam se expor para tentar se defender e mesmo assim são julgadas como mentirosas e negligentes, todas nós estamos vulneráveis.

A mensagem que nos chega é a de que não vale a pena lutar, denunciar, brigar por justiça.

Peço que não desistamos umas das outras nunca. É preciso seguir brigando. Por Mariana, por Patrícia, por tantas que se mantém anônimas e silenciadas.

A chave do cativeiro está na luta.

 

+ sobre o tema

Atrizes da Globo se juntam para boicotar volta de Zé Mayer à TV

Segundo coluna do Uol, ator acusado de assediar figurinista...

Webinar debate violência de gênero e segurança de mulheres jornalistas

Resolução aprovada pela ONU para promover a segurança de...

A cada dia, pelo menos 18 meninas são estupradas no Brasil

Principal causa da gravidez precoce, o estupro está relacionado...

Técnica de enfermagem é morta por ex com mais de 50 facadas na frente da filha

Vítima foi atacada quando buscava dinheiro da escola da...

para lembrar

Mãe, a culpa é sua

Desde segunda-feira, 2, circulam pelas redes sociais alguns links,...

Grupo Mulheres do Brasil destaca importância de falar sobre racismo

O Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil lança...

Moda escrava: mulheres são maioria em trabalho indigno na área têxtil em SP

No ano passado, 139 pessoas foram resgatadas em condições...
spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

É hora de dar voz às que sentem na pele o peso das desigualdades

Na esteira da Revolução Industrial, as mulheres – e até as crianças – começaram a dividir com os homens as linhas de produção nas fábricas,...
-+=