Brasília recebe primeira ‘Marsha’ Trans do Brasil

Mobilização nacional acontece no dia 28 de janeiro e celebra os 20 anos do Dia da Visibilidade Trans no Brasil

FONTEBrasil de Fato
Organizadores esperam reunir a maior ocupação de pessoas trans e travestis do país - Agência Brasil

Brasília será palco da primeira ‘Marsha’ Trans Brasil no dia 28 de janeiro. Organizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), a mobilização agrega mais de 40 instituições apoiadoras e pretende mobilizar a maior ocupação feita por pessoas trans e travestis do país. A concentração começa às 13h, em frente ao Congresso Nacional e segue em cortejo até a altura do Museu Nacional da República.

O Dia da Visibilidade Trans no Brasil completa 20 anos de celebração em 29 de janeiro e a organização convoca pessoas trans e travestis, toda a comunidade LGBTQIAP+ e pessoas aliadas para ocupar as ruas próximas ao centro do poder na capital do país. A mobilização tem como madrinhas as parlamentares Erika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), as primeiras deputadas federais trans do Brasil.

A ‘Marsha’ recebe essa grafia em homenagem à ativista Marsha P. Johnson, ativista trans negra, artista e profissional do sexo, que foi uma das figuras mais proeminentes do movimento pelos direitos LGBTQIA+ nas décadas de 1960 e 1970, em Nova York.

De acordo com a organização da mobilização, entre as pautas da ‘Marsha’ estão o direito à educação, saúde pública, segurança, memória e acesso à Justiça e também a luta contra o novo RG, que reforça violências contra pessoas trans.

Confira a programação

13h – Concentração em frente ao Congresso Nacional

13h às 17h – Oficinas de cartazes + Tendas de Serviços na concentração

14h – Apresentações artísticas

15h – Início das falas políticas

17h – Cortejo em direção ao Museu

19h – Projeção de vídeo sobre os 20 anos da visibilidade trans

20h – Encerramento

Serviço

1º Marsha Trans Brasil

28 de janeiro, a partir das 13h

-+=
Sair da versão mobile