CAJAZEIRAS: Semana da Consciência Negra

Fonte: Jornal Folha VIP Cajazeiras –

 

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto. Em Cajazeiras, terra conhecida pela Cultura que aflora a nossa pele, não deveria ser diferente. Durante toda essa semana serão realizados inúmeros eventos.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda (16/11) – 20hs00 – Abertura; 20hs30 – Os vultos negros do Brasil – Profº. Francisco das Chagas Amaro – Local: Câmara de Vereadores.

Terça (17/11) – 20hs30 – Palestra: Civilização Africana e navios negreiros – Profº. Paccelle Gurgel – Local: Câmara de Vereadores.

Quarta (18/11) – 20hs00 – Palestra: As manifestações culturais e a religiosidade Afro-Brasileira – Babalaô Ifá – Wole Aworeni (Salvador/BA) – Local: Câmara de Vereadores.

Quinta (19/11) – 20hs00 – Mesa redonda: A atual conjuntura da política-social do povo negro no Brasil – Profº. Rizomar (UFCG), Profa. Leide – Colégio N. Senhora de Lourdes e Profº. Francisco das Chagas Amaro (UFCG) – Local: Câmara de Vereadores.

Sexta (20/11) – 17hs00 – Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores de Cajazeiras; Ás 19hs00, “Kizomba Afro-Brasileira na Praça das Oiticicas, com shows musicais e exposições de artesanato e comidas típicas.

Sábado (21/11) – Ás 19hs00, Batizado da Capoeira e troca de cordão – Local: Praça do Leblon. Dança Afro-Brasileira. Local: Cajazeiras Tênis Clube, das 08hs00 ás 12hs00 e dás 14hs00 ás 17hs00.

Realização: Prefeitura Municipal de Cajazeiras; SECULT – Secretaria de Cultura; Secretaria de Cidadania e Promoção Social; Secretaria de Educação; Secretaria de Governo e Articulação Política e Sociedade Civil Organizada. Da redação

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...