CAJAZEIRAS: Semana da Consciência Negra

Fonte: Jornal Folha VIP Cajazeiras –

 

A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.

A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi – líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.

Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

Porém, hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espelham desigualdades entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso, é importante conhecermos algumas informações sobre o assunto. Em Cajazeiras, terra conhecida pela Cultura que aflora a nossa pele, não deveria ser diferente. Durante toda essa semana serão realizados inúmeros eventos.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda (16/11) – 20hs00 – Abertura; 20hs30 – Os vultos negros do Brasil – Profº. Francisco das Chagas Amaro – Local: Câmara de Vereadores.

Terça (17/11) – 20hs30 – Palestra: Civilização Africana e navios negreiros – Profº. Paccelle Gurgel – Local: Câmara de Vereadores.

Quarta (18/11) – 20hs00 – Palestra: As manifestações culturais e a religiosidade Afro-Brasileira – Babalaô Ifá – Wole Aworeni (Salvador/BA) – Local: Câmara de Vereadores.

Quinta (19/11) – 20hs00 – Mesa redonda: A atual conjuntura da política-social do povo negro no Brasil – Profº. Rizomar (UFCG), Profa. Leide – Colégio N. Senhora de Lourdes e Profº. Francisco das Chagas Amaro (UFCG) – Local: Câmara de Vereadores.

Sexta (20/11) – 17hs00 – Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores de Cajazeiras; Ás 19hs00, “Kizomba Afro-Brasileira na Praça das Oiticicas, com shows musicais e exposições de artesanato e comidas típicas.

Sábado (21/11) – Ás 19hs00, Batizado da Capoeira e troca de cordão – Local: Praça do Leblon. Dança Afro-Brasileira. Local: Cajazeiras Tênis Clube, das 08hs00 ás 12hs00 e dás 14hs00 ás 17hs00.

Realização: Prefeitura Municipal de Cajazeiras; SECULT – Secretaria de Cultura; Secretaria de Cidadania e Promoção Social; Secretaria de Educação; Secretaria de Governo e Articulação Política e Sociedade Civil Organizada. Da redação

+ sobre o tema

Rio de Janeiro terá corrida contra racismo no dia 20 de novembro

A intervenção pretende mobilizar 120 pessoas Do Webrun No dia da Consciência...

O racismo e o extermínio dos jovens negros

Esse texto de análise debate a prática racista, a...

A História golpeada do Brasil

Vivia em harmonia com a natureza. Água limpa, comida boa,...

para lembrar

GEA investirá mais de R$ 900 mil na Semana da Consciência Negra

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 4, a reunião da...

Movimento negro em coalizão

Entidades se reuniram para denunciar a organizações multilaterais violações...

Recife – O Racismo e as Mulheres Negras

Promovido pela Secretaria da Mulher do Recife, o evento...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=