Califórnia autoriza casamento gay a partir da semana que vem

Um juiz federal americano decidiu nesta quinta-feira que casamentos gay podem ser retomados na próxima semana na Califórnia, dando tempo para que os opositores entrem com um pedido de apelação na justiça.

O juiz da Corte Federal de San Francisco, Vaughn Walker, determinou que a corte de apelação tem até as 17h PDT (21h em Brasília) de 18 de agosto para conseguir uma ação, caso contrário os casamentos entre pessoas do mesmo sexo podem ser retomados.

Defensores da proibição, conhecida como Proposição 8, vão dar prosseguimento a um pedido de que a corte de apelação mantenha a proibição intacta enquanto avalia o caso.

Na quarta-feira passada (4), o mesmo juiz decidiu derrubar a proibição ao casamento gay na Califórnia, considerando-a “inconstitucional”. A proibição tinha sido aprovada em referendo em 2008.

A decisão do juiz federal ocorreu oito meses depois das primeiras audiências de um julgamento polêmico, que durou várias semanas, e no qual defensores e opositores do matrimônio homossexual confrontaram-se. O resultado, segundo vários especialistas, tem grandes possibilidades de ocorrer na Suprema Corte dos Estados Unidos.

Para o juiz Vaughn Walker, o referendo que proibiu os gays e lésbicas de se casarem foi também discriminatório.

O referendo, conhecido como a Proposição 8, foi aprovado por uma maioria de 52% em novembro de 2008, apenas seis meses depois de a Suprema Corte da Califórnia dar sinal verde aos casamentos entre pessoas do mesmo sexo, permitindo que 18 mil casais passassem pelos cartórios a partir de então.

Fonte: Folha

+ sobre o tema

Racismo contra os negros aumenta entre os líbios

Imigrantes subsaarianos são vistos como apoiadores de Kadafi, que...

Whitney Houston diz que sua mãe a livrou das drogas

LOS ANGELES - A cantora Whitney Houston descreveu seu...

Michael B. Jordan produzirá filme em live-action do ‘Super Choque’

A versão live action do filme do Super Choque...

Bienal Internacional do Livro de São Paulo: baiano lança 133 poetas

  O livro "Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus -...

para lembrar

Capoeira é fio condutor de livro sobre a cultura afrodescendente no Brasil

Sincretismo e quebra de preconceitos em nova obra DEBORAH COUTO Os...

Ilê Aiyê : 40 anos do orgulho negro do Curuzu

Segundo o Caderno de Educação Organizações de Resistência Negra,...
spot_imgspot_img

Instituto Tebas celebra 194 anos de nascimento de Luiz Gama com caminhada e exibição de vídeo em São Paulo

 Liberdade ou Morte: histórias que a História não conta é o título da web série composta por sete narrativas (fotográficas, textuais e audiovisuais) que destacam a agência...

NICHO 54 lança publicação inédita que investiga a história do Cinema Negro no Brasil 

Pesquisa que mapeou e consolidou dados sobre filmes produzidos por pessoas negras no Brasil de 1949 a 2022 encontrou 1.104 obras; 83% de toda...

Gilberto Gil é homenageado na Uerj por contribuições culturais ao país

Cantor, compositor, escritor, produtor musical, imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura. Dono de vários talentos e posições, Gilberto Gil ganhou nesta...
-+=