CAMAÇARI: População negra comemora políticas de valorização

Bahia em Foco –

 

 

Com 79% da população negra e 28 entidades organizadas para discutir a questão racial, Camaçari tem muito a comemorar no dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20/11), inclusive algumas políticas públicas municipais.

A Prefeitura dispõe de políticas de valorização da comunidade negra, a exemplo da implantação da disciplina sobre a história da cultura africana e afro-brasileira na rede pública. A matéria resgata e conscientiza os jovens sobre as contribuições dos negros.

Já na saúde, o Município conta com a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), localizada no Cuidar, que oferece orientações, consultas e encaminhamentos para vacinas, medicamentos e exames a 280 pessoas cadastradas. A doença, hereditária, originou-se na África e foi trazida às Américas pela imigração forçada dos escravos.

Camaçari conta ainda com a Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Dia Municipal da Mulher Negra, comemorado em 25 de Julho, comunidade remanescente de quilombola e 418 entidades de religião de matrizes africanas.

Para reafirmar a importância do negro e evitar o desenvolvimento do autopreconceito, o mês de novembro em Camaçari vai contar com palestras e eventos educativos, voltados especialmente para o público jovem. As atividades abordam temas como De onde viemos e como estamos, Doença que nos acometem, e Juventude e violência.

De acordo com a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Ivonete Mota, há muito a ser feito, mas Camaçari já deu importantes passos em direção à criação de políticas públicas de apoio e valorização da comunidade negra.

Matéria original

+ sobre o tema

Senado aprova Dia Nacional do Candomblé

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30,) o PLC...

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

para lembrar

Luiza Bairros diz que evangélicos querem acabar com religiões africanas

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da...

Invisível e invizibilizado – ser negro no Brasil

Ana Helena Ithamar PassosCamila Camargo...
spot_imgspot_img

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

“Quanto mais diversos formos, melhores seremos”

Uma das mais destacadas intelectuais em atividade no país, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas...
-+=