POCONÉ: Wilson Santos participou do Dia da Consciência Negra

Fonte: Agua Boa News –

Um dia após o 20 de novembro que marca o Dia da Consciência Negra, o prefeito cuiabano Wilson Santos, em pré-campanha do PSDB a governador, visitou neste sábado à comunidade quilombola Laranjal (a 40 km do perímetro urbano de Poconé) e declarou, em discurso, ser um defensor das causas da negritude…

Disse que o Brasil deveria indenizar e pedir perdão aos africanos que foram trazidos para solo brasileiro e humilhados. “O Brasil há de pagar por humilhar os negros”, diz Santos, acompanhado de políticos negros, entre eles seus secretários Aurélio Augusto (Esportes e Cidadania), Carlos Carlão (Educação), Jacy Proença (Promoção de Igualdade Racial) e Euclides Santos (Infraestrutura), que foi prefeito de Poconé, além do vereador pela Capital Roosevelt Coelho.


Lembrou e fez críticas à Câmara Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, por, no passado, ter “financiado” pessoas para massacrar negros. Em outro momento do discurso, Santos exibiu um troféu que recebeu em maio deste ano, em São Paulo, no 4º Prêmio África Brasil/2009. Disse que foi escolhido, enquanto prefeito, como única representação pública do país, um sinal de reconhecimento do Centro Cultural Africano de que divulga projetos e ações que beneficiem comunidades afro-brasileiras em várias áreas.


Destacou que a prova maior para receber o troféu foi o fato de ter inserido no currículo escolar de Cuiabá, em 2007, a história, cultura e arte da África. De quebra, o pré-candidato à sucessão estadual fez questão de lembrar que também receberam o mesmo prêmio os presidentes Lula e Barack Obama, na categoria africano no mundo.

Guiado junto ao público pelo ex-prefeito e hoje seu secretário Euclides Santos, Wilson testou sua popularidade. Cumprimentou com beijos, abraços e apertos de mão diversas pessoas e posou para fotografia. Fez questão até de tirar um foto ao lado de um jovem que exibia uma garrafa do afrodisíaca Canjingin, fabricado em Vila Bela.


O prefeito afirmou que na primeira campanha ao Palácio Alencastro, em 2004, escolheu para vice a professora Jacy Proença e, por causa disso, enfrentou resistência dentro do PSDB. Lembra que se viu forçado a recorrer à direção nacional do partido para emplacar Jacy como companheira de chapa. Ela é negra e atua hoje como secretária. “Ela (Jacy) me ajudou a ganhar e foi uma ótima vice-prefeita e hoje cuida das questões voltadas à promoção da igualdade racial.


Com cerca de 1,5 mil pessoas presentes, a solenidade com representantes de 26 comunidades quilombolas foi uma homenagem aos negros. O grande ausente foi o prefeito Clovis Martins (PTB), adversário político do ex-prefeito Euclides, que “dominou” o território junto com Santos e a tropa de choque de Cuiabá. A vice-prefeita Meire Adalto (PT), que está distanciada de Clóvis, compareceu ao evento, assim como os vereadores poconeanos e peemedebistas João Bosco e Emir Lucas, o Arrepiado, e a petista Maria Rosa, além de representantes do Sebrae, Unemat e Funasa.

Matéria original

+ sobre o tema

Celebrações para Iemanjá acontecem em Salvador e outras cidades baianas no dia 2 de fevereiro

Já há alguns anos, as celebrações a orixá Iemanjá realizadas no...

Ocupação Paulo Freire

PAULO FREIRE O professor Paulo Freire (1921-1997), sempre em diálogo...

Carlinhos Brown: “Tenho gênio na família”

Um dos jurados do The Voice Kids, Carlinhos Brown,...

para lembrar

10 anos sem Sabotage, para sempre Sabotage

O legado de Sabotage, a saudade de Maurinho No...

Aos 22 anos, velocista americana encontra meio-irmão pela primeira vez

Jeneba Tarmoh conversava com John Mannah, 15 anos mais...

Mostra Mahomed Bamba exibe filmes nacionais e internacionais em parceria com Wolo TV

A edição especial da Mostra de Cinemas Negros Mahomed...

Aimé Césaire

NEGRO SOU, NEGRO FICAREI! Aimé Cesaire Entrevista com Françoise Vergès. Paris: Albin...
spot_imgspot_img

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=