Câmara aprova auxílio-aluguel a vítimas de violência doméstica

Proposta segue para análise do Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) projeto de lei que permite a autorização, pela Justiça, para o pagamento de aluguéis para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar por até seis meses. A proposta segue para análise do Senado.

O texto inclui o pagamento de aluguel como uma das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. A proposta estabelece ainda que o valor seja fixado “em função da situação de vulnerabilidade social e econômica” da mulher.

O texto da relatora, deputada Lídice da Mata (PSB-BA), prevê que os recursos para o pagamento desse auxílio-aluguel virão de dotações orçamentárias do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Segundo a relatora, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021 indicam que o número de feminicídios ocorridos por ano, no Brasil, passou de 929 para 1.350, um aumento de 45%, no período de 2016 a 2020. O levantamento já considerada parte da crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, que agravou o problema.

“É preciso agir urgentemente, a fim de oferecer condições materiais para que as mulheres possam ter condições de romper o ciclo de violência provocado por seus cônjuges e companheiros. Desse modo, certamente será possível reduzir o percentual de mulheres vítimas que nunca denunciam seus agressores, e que chega a 29%”, argumentou a deputada.

+ sobre o tema

Mas afinal, o que querem as pessoas brancas? Sobre o uso (in)consciente da estética aceitável.

Qualquer pessoa negra passa por inúmeras situações de racismo...

Josephine Bakhita

Josephine Bakhita, Instituto das Filhas da Caridade de Canossa ...

Designer abre portas para mulheres negras no mercado de tecnologia

Quando começou a frequentar o mundo do design de...

para lembrar

Médica cubana é estuprada dentro de posto de saúde em Pernambuco

Uma médica cubana do Programa Mais Médicos foi estuprada...

Grades de ferro e vidro no corpo da menina.

A dor dela é minha dor. Por Eloá Kátia Coelho Enviado para o...

Marido de primeiro-ministro é incluído em foto de primeiras-damas

A imagem foi registrada durante a última reunião da OTAN Do...
spot_imgspot_img

Fênix negra da música, Cátia França é exaltada pela nova geração

Em novembro de 2024, a cantora e compositora paraibana Cátia de França era pura ansiedade ao embarcar em um voo para os Estados Unidos....

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...
-+=