Câmara aprova por unanimidade moção de repúdio a atos de racismo contra Vini Jr.

Parlamentares de PSOL, PP, MDB, União Brasil, PT e PL apresentaram requerimentos que tratavam do tema

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23), por unanimidade, moções de repúdio aos episódios de racismo sofridos pelo jogador de futebol brasileiro Vinicius Junior.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), compilou dez requerimentos de parlamentares do PSOL, PP, MDB, União Brasil, PT e PL que tratavam do tema para votar conjuntamente num ato simbólico.

“Que esse ato simbólico da aprovação de todas em conjunto transmitam ao mundo do futebol e à Liga Espanhola todo o repúdio do Brasil ao tratamento dispensado ao jogador Vini Jr.”, afirmou Lira.

O jogador do Real Madrid foi expulso no domingo (21) depois de confusão iniciada por insultos racistas proferidos contra ele por torcedores do Valencia. O jogo foi interrompido no segundo tempo depois de parte da torcida chamar o brasileiro de “macaco”. Nesta terça, porém, a Federação Espanhola anulou o cartão vermelho dado ao brasileiro.

Foram votados requerimentos de autoria de parlamentares da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da oposição —nenhum partido orientou contra a votação. Entre eles um pedido encabeçado pelo deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) de repúdio à entidade LaLiga e ao seu presidente, Javier Tebas.

Foram votadas ainda moções de repúdio aos torcedores do Valencia, ao governo espanhol e aos atos racistas direcionados ao jogador no campeonato espanhol. O deputado Netto Carletto (PP-BA) propôs ainda moção de repúdio aos “reiterados episódios de racismo contra jogadores brasileiros na Espanha”.

Foram aprovados também requerimentos que tratavam de moções de solidariedade e de apoio ao jogador brasileiro.

Foi aprovada ainda uma moção de aplauso ao atleta “pela sua militância, palavras e atos contra o racismo no futebol espanhol”, de autoria do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP).

“Parabenizo as senhoras e os senhores deputados pela postura sempre muito atenta a todas as injustiças a todo tipo de preconceito que existe, principalmente, com brasileiros, como com qualquer pessoa que sofre desse mal”, disse Lira após a votação.

+ sobre o tema

Luiza Trajano lembra programa do Magalu para negros: ‘A maior paulada que já tomei’

A presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Luiza...

Ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas

Um estudo realizado pela Plano CDE sobre a Lei...

Os recados dos intelectuais negros para o BNDES

Os participantes do painel "Capital a serviço da Diversidade"...

Caso Vini Jr. já é um marco histórico na luta antirracista global

Assim como Rosa Parks, ativista negra que, em 1955,...

para lembrar

Racismo Uma História

Racismo Uma História. O filme aborda o cruel legado...

A COPA DO MUNDO no Brasil e o Racismo, por Sérgio São Bernando

Sérgio São Bernardo - Advogado, Professor-UNEB, Doutorando em Difusão...

“Brancos e negros se beneficiam da diminuição da desigualdade”

Por Candeia Blog – Eliézer Giazzi Por que ainda somos racistas? Embora o...

Ser branco é uma fonte inesgotável de privilégios sociais

por Ricardo Rego no Jornal Sol O Brasil discute por estes...
spot_imgspot_img

Caso Vini Jr. já é um marco histórico na luta antirracista global

Assim como Rosa Parks, ativista negra que, em 1955, no Alabama (EUA), se recusou a ceder um lugar no ônibus para uma pessoa branca,...

Idris Elba vai bancar documentário sobre racismo na música

Idris Elba revelou seus planos de financiar um documentário sobre a indústria da música que foque em artistas negros. Sabrina Elba, sua esposa, também...

Entidades brasileiras entram com ação na Espanha para que se investigue racismo contra Vinicius Jr.

Duas entidades brasileiras procuraram um órgão do governo Espanhol para pedir para que o Estado espanhol aja em relação ao caso de racismo contra...
-+=