Câmara de João Pessoa aprova título de ‘persona non grata’ para Neymar

Título foi dado porque Neymar teria chamado nordestinos de ‘paraíbas’.
Câmara de Campina Grande havia aprovado ‘voto de repúdio’ na terça.

 

A Câmara de Vereadores de João Pessoa aprovou na manhã desta quarta-feira (24) o título de “persona non grata” para o jogador Neymar, do Santos e da seleção brasileira, após o atleta ter supostamente se referido aos jogadores do Flamengo do Piauí como “paraíbas” de maneira preconceituosa. O caso aconteceu no jogo em que o Santos venceu o Flamengo do Piauí por 2 a 0, no dia 17, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. O título foi aprovado por unanimidade na casa legislativa da capital. Na terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Campina Grandeaprovou um “voto de repúdio” contra o jogador, também por unanimidade, pelo mesmo motivo.

O requerimento do parlamento municipal de Campina Grande é apenas simbólico, serve apenas para registrar indignação. Por sua vez, o título de “persona non grata” dado pela Câmara de João Pessoa, impede que o jogador possa ser eventualmente homenageado pela cidade, de acordo com regimento da Casa. O voto de repúdio aprovado em Campina Grande foi de autoria do vereador Alexandre do Sindicato, que em suas justificativas criticou o “tom pejorativo” usado pelo atleta. “Ai daquele povo se não fossem os nordestinos. Isto tudo é lamentável”, comentou o parlamentar.

Depois do posicionamento da Câmara de Campina Grande, nesta quarta-feira foi a vez da Câmara de João Pessoa se manifestar e aprovar um título de “persona non grata” contra o atleta. Os dois documentos foram acatados por unanimidade.

Na capital, a propositura foi de autoria do vereador Djanilson da Fonseca. Ele disse que se sentiu instigado pela população, tendo em vista a repercussão negativa que a possível declaração de Neymar causou entre os pessoenses. “Sou fã do jogador. Meu filho também é fã de Neymar. Mas eu não poderia aceitar passivamente esta atitude”, explicou.

Entenda o caso
A polêmica em torno do jogador Neymar teve início após o jogador Lúcio Bala, do Flamengo-PI, afirmar ao término da partida contra o Santos pela Copa do Brasil que o atleta do Santos teria se referido a ele e seus colegas de clube como “paraíbas”, em tom pejorativo. A possível declaração de Neymar também foi confirmada pelo treinador do clube piauiense, Josué Teixeira.

O jogador do Santos e da Seleção Brasileira negou veementemente o fato. Ele comentou que nunca ofendeu ninguém em tom preconceituoso, que seu irmão é nordestino e ainda acusa Lúcio Bala de estar mentindo.

“Você sabe que meu irmão, o Joclécio (amigo considerado membro da família de Neymar dada a proximidade e convivência) é nordestino, pernambucano. Eu não ia admitir que alguém chamasse ele de paraíba. Os caras estão loucos. No Santos tem jogadores nordestinos. Vai lá perguntar para eles se eu gosto desse tipo de brincadeira. Para, né? Chega! Eles sabem o que aconteceu dentro de campo. Eu não ofendi ninguém e eles sabem disso. Ponho minha cabeça no travesseiro e durmo tranquilo”, declarou Neymar.

 

Rosana Jatobá – O insustentável preconceito do ser!

Neymar acusa técnico do Ituano de racismo: “me chamou de macaco?”

Neymar dá sua contribuição para o racismo. Assim como Ronaldo, Roberto Carlos. E bananas para a eficiente polícia inglesa. A que matou Jean Charles…

Fonte: G1

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Meninos vítimas de racismo em hipermercado reconhecem mais um segurança suspeito de agressão

Outro funcionário do Extra já havia sido reconhecido em...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...

Anulação de provas do Enem gera ataques de xenofobia

OAB-CE vai analisar os comentários para decidir sobre a...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=