Câmara promove seminário para discutir morte de jovens negros em Belo Horizonte

Marcada para dia 25, programação tem inscrições abertas e quer discutir ”políticas para proteção e defesa” da população negra

Por Gabriel Ronan, do EM 

De acordo com o Mapa da Violência 2016, um jovem negro morre a cada 23 minutos no Brasil(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press – 12/3/15)

 

No próximo dia 25 (sexta-feira), das 8h30 às 18h, a Comissão Especial de Estudos sobre o Genocídio da Juventude Negra e Pobre da Câmara Municipal de Belo Horizonte vai promover o seminário “Juventude Negra Presente”. O evento visa à discussão de políticas públicas de proteção aos jovens negros em Belo Horizonte e no Brasil em geral.

O debate terá participação de membros da sociedade civil, ativistas de movimentos negros, represetantes do poder público e especialistas no assunto. Entre os temas debatidos estarão racismo estrutural; violência policial; desigualdades de gênero; sistema prisional; políticas sobre drogas; educação inclusiva; geração de trabalho e renda; etc.

Além da discussão sobre iniciativas políticas, a programação vai contar com apresentação de um relatório elaborado pela Comissão Especial, marcada para às 9h. O documento contém “levantamentos, visitas técnicas e debates públicos promovidos pelo grupo” durante um ano de trabalhos. A pesquisa vai orientar as discussões dos temas citados anteriormente.

Quem quiser acompanhar as conversas precisa se inscrever pelo portal da Câmara (clique aqui para acessar). Nele, o usuário precisa preencher um formulário com informações pessoais. O credenciamento dos participantes terá início às 8h30.

Números

De acordo com o Atlas da Violência, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras.

Em Minas Gerais, a taxa de homícidio de negros alcançou 27,5 para cada 100 mil habitantes em 2015. O número supera em 14,6 a taxa de não negros – instituída em 12,9 a cada 100 mil cidadãos.

Em 2016, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal discutiu números de mortes violentas de jovens negros no Brasil. O resultado apresentou que 23.100 membros dessa população, entre 15 e 29 anos, são assassinados todos os anos no país.

Com isso, a conclusão ressalta que um jovem negro morre a cada 23 minutos no Brasil. Os dados tiveram como base a pesquisa Mapa da Violência, organizada pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz por meio de dados oficiais.

Comissão Especial

Diante deste cenário, em março de 2017, a Câmara Municipal de Belo Horizonte instituiu a Comissão Especial de Estudos sobre o Genocídio da Juventude Negra e Pobre. Os trabalhos se conduzem pela vereadora Áurea Carolina (Psol), presidente da comissão.

+ sobre o tema

para lembrar

Der Spiegel: PM carioca é pior que as gangues

  “Pior do que gangues”. Esta é a...

Secretário de Haddad diz que disparo contra jovem no Jaçanã foi intencional

Rogério Sottili conversou com parentes e amigos do rapaz...

Em Alagoas todo dia se mata um jovem Zumbi!

por Arísia Barros   Em Alagoas o genocídio de jovens negros...

O racismo e o novo Capitão do Mato

Acompanhado de meu cunhado e sua namorada,...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...
-+=