Caminhos da Reportagem discute o racismo na educação

Programa revela situações de preconceito e falta de respeito nas instituições de ensino

Do EDC

O Caminhos da Reportagem desta quinta-feira, 29 de outubro de 2015, às 22h, na TV Brasil, apresenta demonstrações de racismo entre os muros da escola. Nas salas da educação infantil à universidade, o programa mostra que a cor da pele ainda é alvo de agressão e desrespeito. O cabelo é só um acessório que leva alunos e professores a sofrer preconceito.

O jornalístico revela situações em que o preconceito é nítido como o caso de um professor universitário que foi chamado de macaco na pichação de um banheiro.

O julgamento aflige até crianças. O estudante Lucas Neiva, de 8 anos, foi chamado pela direção do colégio. A diretora queria saber se o garoto gostava do cabelo que ele orgulhosamente apresentava: tipo black power. “Eu fiquei com vontade de chorar”, diz o menino quando foi orientado a cortar o cabelo.

caminhos_da_reportagem_neomisia_silvestre_e_thaiane_almeida_medio

A jornalista Neomísia Silvestre adora seus cabelos crespos e cor-de-rosa, mas ainda ouve críticas no meio da rua. Já a produtora de moda Thaiane Almeida exibe um coque de tranças, descolorido, cheio de estilo. Também não passa despercebida quando circula na cidade. “Admiram nossa coragem de andar com cabelos como os nossos. Sempre a coragem, coragem…”, reflete Neomísia sobe o discurso repleto de ironia.

O programa da TV Brasil também esclarece que a história dos africanos não é só a escravidão. A lei 10.639 obriga o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas instituições de ensino do país. Mesmo assim, a grande maioria dos livros e escolas prioriza a história dos europeus e americanos, deixando à população africana o já conhecido lugar da invisibilidade.

Imagens retiradas do site: http://tvbrasil.ebc.com.br

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (29), às 22h, na TV Brasil

+ sobre o tema

Em 4 semanas, mortes de pretos e pardos por Covid-19 passam de 32,8% para 54,8%

A porcentagem de pacientes mortos por Covid-19 entre os...

Olho vivo

Entre muitas outras coisas, os atos golpistas do 8 de...

Racismo na internet: meme no Facebook convoca ao boicote de médicos cotistas

Imagem racista dizia: 'Desde que inventaram as cotas, não...

para lembrar

spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=