Guest Post »

Caminhos e tropeços de uma velha feminista

Generadas³: feminismos em pauta – Um mosaico abrangente da atual produção cultural feminista que reflete a complexa experiência

Do Sesc

Palestra com Heloísa Buarque de Hollanda

Hoje a onda feminista jovem mostra uma intensidade e um impacto inéditos na historia do ativismo de mulheres. Quais são os diversos formatos e programas das ondas feministas anteriores que apontam possíveis continuidades no “novo ativismo”?

A primeira onda feminista com a luta pelo direitos de cidadania iguais para homens e mulheres (fim do séc. XIX e início do séc. XX) e a segunda pelos direitos trabalhistas e individuais (por volta dos anos 60 e 70) foram seguidas por uma terceira onda: a contestação das definições essencialistas da feminilidade e uma reivindicação pelo direito de interpretar, performar os gêneros, momento no qual a vivência e experiência de Heloísa com o feminismo se intensifica (anos 90).

A partir desse panorama, a professora pretende mostrar como o feminismo da quarta onda (séc XXI) está se expressando na literatura e nas artes bem como na militância com uma pegada mais cultural e artística. Um novo feminismo que abraça novas formas de fazer política desde as insurreições de 2013, no Brasil, e de estratégias culturais vindas das periferias.

Local: Sesc Santana

Data: 24/08 – QUI
Horário: 19H30

 

Related posts