Campanha por pré-candidaturas negras ganha força em Salvador

Capital baiana tem a maior população negra fora da África; PT discute disputa internamente

Por Igor Carvalho, do Brasil de Fato

Vilma Reis ou Fabya Reis podem ser a primeira mulher negra candidata na capital baiana pelo Partido dos Trabalhadores. (Fotos: José Eduardo Bernardes/Brasilde Fato/Mateus Pereira/GOVBA)

Em 2019, Salvador, município com a maior população negra fora da África, viu ganhar força o movimento “Eu quero ela”, que reivindica a escolha de uma candidata negra para a disputa da Prefeitura nas eleições deste ano.

A campanha foi impulsionada dentro do PT após surgirem três postulantes negros ao cargo: a socióloga Vilma Reis, o vereador soteropolitano Moisés Rocha e, mais recentemente, Fábya Reis, secretária de Igualdade Racial do governo da Bahia.

Também lançaram pré-candidaturas o deputado federal Robinson Almeida (PT-BA) e o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, recém-saído da Secretaria de Cultura de Belo Horizonte, onde trabalhou para o prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Nos bastidores do partido, Almeida é considerado um nome forte para a vaga, por ser ligado a um dos principais líderes da legenda na Bahia, o senador Jaques Wagner, que o nomeou secretário da Comunicação do estado quando era governador, entre 2011 e 2014.

Uma candidatura negra

Diante do impasse, baianos influentes, de dentro e fora do partido, saíram em defesa de uma candidatura negra na capital baiana. Em entrevista ao Brasil de Fato, o petista Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras nos governos Lula, declarou apoio ao movimento.

“Eu continuo defendendo que o PT tem que ter um candidato negro, eu acho muito melhor ter um candidato negro do que um candidato importado ou um candidato branco do PT. Então, essa é minha posição nesse momento”, afirmou.

Ainda em 2019, João Jorge, presidente do Olodum, já havia se manifestado. “A prefeitura de Salvador precisa ter um negro ou uma negra, prefeito ou prefeita.”

O pré-candidato Juca Ferreira discorda. “Eu não vejo problema [no movimento “Eu quero ela”]. Assim como tem uma pressão por uma mulher negra, tem outras pressões. É normal que na disputa de pré-candidatos cada um tenha sua característica, suas prioridades, sua narrativas e seus discursos. Eu não sou representante dos brancos, sou uma pessoa com 52 anos de política, passei dos 20 aos 30 anos preso, clandestino e exilado. Então, eu represento um projeto, não sou o candidato de um tema, represento uma sociedade de iguais.”

Não considero a cor da pele o aspecto principal.

Para o ex-ministro, a campanha “Eu quero ela” é importante, mas não deve ser prioritária. “Já tivemos um prefeito negro, Edvaldo Brito. Negro mesmo. É parte de uma narrativa [dizer que não houve prefeito negro]. A Câmara dos Vereadores tem, talvez, uma maioria negra, mas de direita. Não considero a cor da pele o aspecto principal.”

Um dos pré-candidatos, Moisés Cunha rebate o argumento de Juca Ferreira sobre Edvaldo Brito, que governou Salvador por oito meses, entre agosto de 1978 e abril de 1979. “Essa reparação tão falada já passou da hora. É anormal, é fora de qualquer eixo e equilíbrio, uma cidade que tem mais de 80% de população negra, nunca ter tido um homem ou mulher negra como prefeito ou prefeita, isso não existe em nenhum lugar do mundo. Nós só tivemos um prefeito negro nessa cidade, que foi Edvaldo Brito, um prefeito tampão, nomeado pela ditadura, que depois tentou se eleger e perdeu.”

Fabya Reis e Vilma Reis defendem que Juca Ferreira e Robinson Almeida abdiquem da disputa interna no partido. “Mobilizar e sensibilizar os companheiros para que declinem de suas candidaturas e apoiem as candidaturas negras colocadas no PT é um esforço que tem que ser também de nossas direções, da nossa Executiva e da nossa militância. Vamos entrar nesse movimento de sensibilizar os companheiros para apoiarem as candidaturas negras”, argumenta a secretária de Igualdade Racial do governo baiano.

“Nós temos profundo respeito a todas as propostas que estão aí. Temos feito diálogos para mostrar que é importante uma candidatura negra, mas sabemos que é difícil, por isso acreditamos nas prévias do partido. Por isso estamos apostando no diálogo (com Juca Ferreira e Robinson Almeida)”, argumenta Vilma Reis, que pressiona o partido.

“Nós colocamos um projeto que tem a ver com uma questão civilizatória. Somos 85% da cidade, nosso partido não pode estar em conflito com uma proporção dessas.”

Prévias

O impasse deve ser resolvido ainda no mês de janeiro. O PT acelerou as prévias na capital baiana depois que o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM) anunciou que seu vice, Bruno Reis (DEM), será o candidato indicado por ele e “com apoio de 12 partidos” para disputar o pleito de 2020.

Neste momento, o principal debate em Salvador sobre as eleições de 2020 na esquerda é a questão negra.

Presidente do PT na capital baiana, Ademário Costa confirmou que a decisão será conhecida ainda em janeiro, após votação dos 27 mil filiados do partido no município.

“Nós vamos verificar agora qual é a opinião da base do PT sobre esse recado que o movimento está dando. De fato, neste momento, o principal debate em Salvador sobre as eleições de 2020 na esquerda é a questão negra.”

Sobre as prévias, Gabrielli afirma esperar que o partido seja influenciado pelo movimento negro. “O protagonismo de um candidato ou uma candidata negra é muito importante. A luta antirracista não é só dos negros, é também dos brancos. Mas nesse momento, a questão é o protagonismo, quem é o protagonista? O protagonista tem que ser um candidato ou candidata negra”.

O Brasil de Fato tentou contato com o senador Jaques Wagner e com sua assessoria, mas não obteve sucesso. O PT da Bahia não comentou.

+ sobre o tema

Que escriba sou eu?

Tenho uma amiga que afirma que a gente só prova...

Grupos de periferia se articulam em São Paulo para defender democracia e Dilma

Após violência contra militantes de esquerda em manifestações, Cooperifa...

Vox/Band/iG: Dilma cai de 56% para 54%

Candidata petista varia para baixo pela primeira vez dentro...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

UnB adia início das aulas por causa de nova gripe

Fonte: Globo.com Começo do semestre, previsto para o próximo dia...

Lilia Moritz Schwarcz: “O Brasil pratica uma política de eufemismos”

A antropóloga é coautora do livro "Brasil: Uma Biografia" Por Itamar...

Governo lança plano de combate ao crack, investimentos chegam a R$ 4 bilhões

O governo federal lançou nesta quarta-feira um conjunto de...

Hillary Clinton exorta Africanos a seguir exemplo de Cabo Verde

Fonte: Panapress - Praia, Cabo Verde (PANA) - A...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=