Campinas devolve morador de rua para cidade natal

Fonte: Folha de São Paulo –

 

 

Campinas (93 km de SP) está “devolvendo” moradores de rua para suas cidades de origem como parte de uma ação integrada da prefeitura chamada “Tolerância Zero”, iniciada há um mês.

Desde outubro, 106 moradores de rua já foram levados para outros municípios. Mais de mil foram identificados na cidade em blitze feitas por agentes e policiais.

O “Tolerância Zero” também visa cadastrar moradores de rua, coibir pedintes nos semáforos e fechar bares e hotéis usados para prostituição e tráfico.

A prefeitura argumenta que todos os moradores de rua “devolvidos” até agora consentiram em retornar para suas cidades de origem e que não houve coação.

Segundo a secretária da Cidadania, Darci da Silva, na maioria dos casos, a prefeitura paga a passagem de ônibus aos moradores.
Um mapeamento da prefeitura feito a partir de passagens pelo albergue municipal, entre janeiro e junho de 2009, indicou que, das 1.064 pessoas cadastradas no local, 942 eram de outras cidades e Estados.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Mário de Oliveira Filho, a devolução pode ser inconstitucional e configurar crime de constrangimento ilegal, se ficar comprovado que o cidadão foi coagido a voltar a sua cidade.

O Movimento Nacional da População em Situação de Rua criticou a medida e a classificou como uma tentativa de “higienização”.
O secretario de Assuntos Jurídicos de Campinas e coordenador do “Tolerância Zero”, Carlos Henrique Pinto, negou que haja “higienização” e coação de moradores de rua nas ações .

Matéria original

+ sobre o tema

As mães negras precisam ser cuidadas

Nós, mães negras, ouvimos o tempo todo que precisamos...

5 Diferenças entre Psicopatas e Sociopatas

As pessoas muitas vezes confundem os sociopatas com psicopatas,...

Brazilian Major Media and Affirmative Action: the Cases of Veja and O Globo

Por: João Feres Júnior WHEN: Thursday, May 26, 2011,...

COP28 – Movimento Negro e perspectiva para o futuro climático

Nos dias 6 e 7 de novembro de 2023,...

para lembrar

Quantos negros para cada dez personagens?

A Globo se preocupa até com a vida online...

Albinos: Irmãos sem direito a brincadeiras à luz do dia

Albinos, os irmãos Esthefany e Kauan, com a prima...

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 14 são brasileiras

Roberta Lopes Pelo menos 14 cidades brasileiras estão entre...
spot_imgspot_img

Sempre estivemos aqui. Histórias da ditadura seguem na invisibilidade

Na esteira das comemorações do Globo de Ouro e do Oscar conquistados pelo brilhante filme Ainda Estou Aqui – homônimo da produção literária de Marcelo Rubens...

Como Geledés combate a discriminação racial na arena internacional

As Nações Unidas estabeleceram o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial como uma data em memória ao Massacre...

Centro brasileiro de Justiça Climática lança programa de fellowship exclusivo para jornalistas negros e negras 

O Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), organização nacional de destaque na luta por justiça climática e racial, acaba de lançar o Programa de...
-+=