Campinas devolve morador de rua para cidade natal

Fonte: Folha de São Paulo –

 

 

Campinas (93 km de SP) está “devolvendo” moradores de rua para suas cidades de origem como parte de uma ação integrada da prefeitura chamada “Tolerância Zero”, iniciada há um mês.

Desde outubro, 106 moradores de rua já foram levados para outros municípios. Mais de mil foram identificados na cidade em blitze feitas por agentes e policiais.

O “Tolerância Zero” também visa cadastrar moradores de rua, coibir pedintes nos semáforos e fechar bares e hotéis usados para prostituição e tráfico.

A prefeitura argumenta que todos os moradores de rua “devolvidos” até agora consentiram em retornar para suas cidades de origem e que não houve coação.

Segundo a secretária da Cidadania, Darci da Silva, na maioria dos casos, a prefeitura paga a passagem de ônibus aos moradores.
Um mapeamento da prefeitura feito a partir de passagens pelo albergue municipal, entre janeiro e junho de 2009, indicou que, das 1.064 pessoas cadastradas no local, 942 eram de outras cidades e Estados.

Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Mário de Oliveira Filho, a devolução pode ser inconstitucional e configurar crime de constrangimento ilegal, se ficar comprovado que o cidadão foi coagido a voltar a sua cidade.

O Movimento Nacional da População em Situação de Rua criticou a medida e a classificou como uma tentativa de “higienização”.
O secretario de Assuntos Jurídicos de Campinas e coordenador do “Tolerância Zero”, Carlos Henrique Pinto, negou que haja “higienização” e coação de moradores de rua nas ações .

Matéria original

+ sobre o tema

A população negra e o coronavírus

Recente reportagem no The New York Times, de 07...

Por que população brasileira fica mais feminina e idosa — e como isso molda futuro do país

Predominantemente masculina e jovem até os anos 1940, a...

‘É uma fábrica de tortura, que produz violência e cria monstros’, diz padre que visitou presídio em Manaus

Pessoas feridas, celas superlotadas e uma alimentação precária. Essas...

No estado laico, a religião na política não nos representa

  por Marcelo Semer   No afã de defender Marco Feliciano das críticas...

para lembrar

AFRO DENGOS – Na masculinidade

“Nos ensinaram que o amor e o cuidado não...

Encontro discute os direitos humanos no novo cenário político

O debate desta segunda-feira vai tratar do processo eleitoral e...

Servidor público de Roraima supera câncer de mama e alerta homens

Lenival dos Santos foi diagnosticado com a doença em...

“Estamos prontos pra morrer”, respondem indígenas à nova reintegração de posse

Segundo informações da Polícia Federal, a reintegração poderá acontecer...
spot_imgspot_img

Respeitar o descanso causa mudança radical, diz Tricia Hersey, a ‘Bispa do Cochilo’

Depois de seis anos à frente do "Ministério do Cochilo", um mix de movimento cultural com arte performática criado por ela, que se autointitula...

Em seminário paralelo do G20, organizações convocam bancos a discutir programa efetivo no empoderamento de afrodescendentes

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Geledés – Instituto da Mulher Negra, ONU Mulheres, Civil 20 (C20) e Women 20 (W20), ao lado...

Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta

A partir desta terça-feira (10) serão disponibilizadas para quase 1 milhão de candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) as imagens dos cartões de resposta....
-+=