Canoas: Incra dá título oficial ao quilombo Chácara das Rosas

Fonte: Diário de Canoas –

Canoas – As 24 famílias descendentes de Manoel Barbosa, negro que lutou na Guerra do Paraguai, e que residem no quilombo Chácara das Rosas, no bairro Marechal Rondon, receberam ontem a titularidade oficial da área de 3.619 metros quadrados. Com programação especial, valorizando a cultura quilombola, a solenidade foi prestigiada pelo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Rolf Hackbart, e pelo prefeito Jairo Jorge, entre outras autoridades.

“Esta comunidade é o Planeta da alegria, esperança, paz, cultura e da cidadania. Viva o Chácara das Rosas e as conquistas que estamos realizando hoje”, desabafou o prefeito Jairo Jorge, último orador, minutos após assinar o documento, com o presidente do Incra, e a presidente da Associação Quilombola Chácara dos Rosas, Isabel Cristina Genelício. Para o presidente do Incra, a titulação é um passo decisivo para diversos outros avanços e conquistas para a comunidade. “A titulação é a carteira de identidade da terra. Sem ela, não se realiza a conquista de outras políticas”, declara.

REAÇÃO – Moradora no local há 20 anos, Rosângela Lourenço estava contente pela conquista. ‘‘Muda bastante. A gente era discriminado. Agora passa a ter o respeito da cidade’’, comenta. Nos últimos seis meses, ela integra as aulas de bordado, oferecidas através do Movimento Ação por Canoas (Maca). ‘‘Estamos levando nossos trabalhos para o Capão do Corvo e lojas de Canoas e Porto Alegre’’, revelou, orgulhosa. Outras atividades desenvolvidas no quilombo são oficinas de hip hop e capoeira, além de escola de samba própria. Com a exposição de quadros, artesanato e alimentos, eles apresentaram elementos da cultura negra de matriz africana. Parte do acervo de 130 livros, jornais e revistas da biblioteca itinerante Biblioafro também foi levado ao local.

O 3º Grito dos Excluídos de Canoas reuniu centenas de pessoas em caminhada da praça da Sé até o quilombo Chácara das Rosas, ambos locais no bairro Marechal Rondon. Com faixas e carro de som, representantes de minorias, de sindicatos e de movimentos sociais pediram vida digna para todos.

Ontem o prefeito anunciou ainda que a comunidade será beneficiada com 24 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Os moradores foram previamente inscritos e estão automaticamente contemplados. O projeto, pioneiro no Brasil para um quilombo, é uma parceria com a Caixa.

Matéria original

+ sobre o tema

Preto e dinheiro são palavras rivais???

Por Bruno Rico Do Afro21 Precisamos aprender a reconhecer algo histórico,...

“Para branco sempre tem espaço”, diz Vovô do Ilê sobre dívida do bloco afro

Bloco passa por momento complicado, com dívidas que chegam...

para lembrar

Seminário sobre violência e juventude negra.

Na próxima terça-feira ( dia 19/4 ) as...

Para ativista, cultura do preconceito resulta em ambiente social deteriorado

Filósofa, que está lançando o livro "Racismo, sexismo e...

NEABI- Núcleo de estudos e pesquisa afro-brasileiros e indígenas/UFPB

  O NEABI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros...

Ministra Luiza Bairros é condecorada com a medalha Mérito Santos Dumont

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da...
spot_imgspot_img

Quilombo de Mãe Bernadete é reconhecido pelo governo federal

A comunidade Pitanga dos Palmares, da líder quilombola Mãe Bernadete, assassinada em agosto do ano passado na Bahia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo pelo...

Quem foi Beatriz Nascimento, pioneira nos estudos sobre quilombos

Beatriz Nascimento é uma das intelectuais mais importantes do Brasil. Historiadora, ela foi pioneira nos estudos sobre as comunidades quilombolas no país. No ano passado,...

Inscrições abertas para compor banco de itens do Saeb

As inscrições para credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Sistema de Avaliação da...
-+=