Cantor Cauby Peixoto morre aos 85 anos em São Paulo

Enviado por / FonteDo Terra

Um dos maiores cantores da música brasileira, Cauby Peixoto morreu na noite desse domingo (15), aos 85 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 9 de maio no Hospital Sancta Maggiore, no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo. O velório acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo, próximo ao parque Ibirapuera. O enterro deve ocorrer às 17h, no cemitério Congonhas, em São Paulo.

Segundo o fã clube do artista, ele morreu por volta da meia-noite de ontem. O hospital informou que o cantor teve um quadro de pneumonia.

Cauby Peixoto e Ângela Maria durante emocionante show no Theatro Municipal de São Paulo em 2012
(Foto: Ricardo Matsukawa / Terra)

Cauby Peixoto Barros nasceu em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em 10 fevereiro de 1931. Cresceu numa família de artistas. Trabalhou no comércio até começar a participar de programas de calouros no rádio, no fim da década de 40.

 

No início da década de 1950, ele se apresentou em programas de talentos como a Hora dos Comerciários, na Rádio Tupi. Gravou o primeiro disco pelo selo Carnaval em 1951 com o samba Saia branca, de Geraldo Medeiros e a marcha Ai, que carestia!, de Victor Simon e Liz Monteiro.

Em 1952, transferiu-se para São Paulo, onde cantou nos bares Oásis e Arpége, além de se apresentar na Rádio Excelsior. Não demorou muito para Cauby se transformar em ídolo do rádio. Entrou para o elenco da Rádio Nacional e dois anos depois já era o cantor mais famoso do rádio, passando a ser perseguido pelas fãs em qualquer lugar onde estivesse.

cauby-peixoto-zeca-pagodinho-jose-mauricio-machline-theatro-municipal-rio-august-11-2010-budamendes-getty
Cauby Peixoto, Zeca Pagodinho e Jose Mauricio Machline no Theatro Municipal do Rio durante o VMB em 11 de agosto de 2010. (Foto: Buda Mendes / Getty Images)

O cantor gravou inúmeros álbuns e angariou milhões de fãs pelo Brasil durante a sua longa carreira na música, tendo feito digressões pelo exterior, nomeadamente nos Estados Unidos.

Em 65 anos de carreira, teve grande sucesso com músicas como Blue Gardenia, Conceição, Mil Mulheres, Bastidores, New York, New York e Nada Além.

Cauby Peixoto estava em turnê pelo Brasil com a cantora Angela Maria. Os espetáculos comemoravam os 60 anos da carreira dos dois artistas. No repertório, sucessos como Vida da bailarina, Cinderela, Gente humilde, Bastidores, Babalu e Conceição.

+ sobre o tema

Há 60 anos, Rosa Parks se recusava a ceder lugar a um homem branco em ônibus

Há 60 anos, a costureira Rosa Parks se tornou...

Casas de apostas apontam africanos como favoritos a novo Papa

Um africano, um italiano e até mesmo um canadense:...

Willow e Jaden Smith estrelam a edição de setembro da Interview

A revista Interview de setembro traz na capa Willow...

Rap eletrônico de Craca e Dani Nega questiona o senso comum

A dupla, que está lançando o single “Peito Meu”,...

para lembrar

Fernanda Lomba lança o curta-metragem “A Noite”

A produtora executiva Fernanda Lomba lança em parceria com...

Camila Pitanga: ‘O que faz as pessoas não se ouvirem e não respeitarem diferenças?’

A atriz fala sobre racismo no “horário nobre”, as...

Graduado em marginalidade

Peripécias de minha infância arranca lágrimas e sorrisos, lembranças...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=