Cantor Cauby Peixoto morre aos 85 anos em São Paulo

Enviado por / FonteDo Terra

Um dos maiores cantores da música brasileira, Cauby Peixoto morreu na noite desse domingo (15), aos 85 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 9 de maio no Hospital Sancta Maggiore, no Itaim Bibi, na zona sul de São Paulo. O velório acontece na Assembleia Legislativa de São Paulo, próximo ao parque Ibirapuera. O enterro deve ocorrer às 17h, no cemitério Congonhas, em São Paulo.

Segundo o fã clube do artista, ele morreu por volta da meia-noite de ontem. O hospital informou que o cantor teve um quadro de pneumonia.

Cauby Peixoto e Ângela Maria durante emocionante show no Theatro Municipal de São Paulo em 2012
(Foto: Ricardo Matsukawa / Terra)

Cauby Peixoto Barros nasceu em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, em 10 fevereiro de 1931. Cresceu numa família de artistas. Trabalhou no comércio até começar a participar de programas de calouros no rádio, no fim da década de 40.

 

No início da década de 1950, ele se apresentou em programas de talentos como a Hora dos Comerciários, na Rádio Tupi. Gravou o primeiro disco pelo selo Carnaval em 1951 com o samba Saia branca, de Geraldo Medeiros e a marcha Ai, que carestia!, de Victor Simon e Liz Monteiro.

Em 1952, transferiu-se para São Paulo, onde cantou nos bares Oásis e Arpége, além de se apresentar na Rádio Excelsior. Não demorou muito para Cauby se transformar em ídolo do rádio. Entrou para o elenco da Rádio Nacional e dois anos depois já era o cantor mais famoso do rádio, passando a ser perseguido pelas fãs em qualquer lugar onde estivesse.

cauby-peixoto-zeca-pagodinho-jose-mauricio-machline-theatro-municipal-rio-august-11-2010-budamendes-getty
Cauby Peixoto, Zeca Pagodinho e Jose Mauricio Machline no Theatro Municipal do Rio durante o VMB em 11 de agosto de 2010. (Foto: Buda Mendes / Getty Images)

O cantor gravou inúmeros álbuns e angariou milhões de fãs pelo Brasil durante a sua longa carreira na música, tendo feito digressões pelo exterior, nomeadamente nos Estados Unidos.

Em 65 anos de carreira, teve grande sucesso com músicas como Blue Gardenia, Conceição, Mil Mulheres, Bastidores, New York, New York e Nada Além.

Cauby Peixoto estava em turnê pelo Brasil com a cantora Angela Maria. Os espetáculos comemoravam os 60 anos da carreira dos dois artistas. No repertório, sucessos como Vida da bailarina, Cinderela, Gente humilde, Bastidores, Babalu e Conceição.

+ sobre o tema

Dia da Consciência Negra: confira programação da Secretaria da Cultura em SP

Fim de semana repleto de atrações resgata influência africana...

Exposição em Buenos Aires revela a “história negra” do tango

Por: ELENA ARSUAGA   Pablo Cirio/Divulgação Exposição "Historia Negra Del Tango" traz...

Sara Bonetta Forbes, a princesa africana dada “de presente” para a Rainha Vitória

Nascida por volta de 1843, a futura Lady Sara...

para lembrar

2ª Temporada de Odara: Tradição, Cultura e Costumes de um Povo

Após grande sucesso de público, "Odara: Tradições, cultura e...

Historiadores dos EUA dizem que Portugal deve pedir desculpa por tráfico de escravos

Especialistas sublinham o papel do país no comércio internacional...

Gabriel Tchiema no Festival Internacional de Jazz de Cape Town

O proclamado Festival Internacional de Jazz de Cape Town...

Viola Davis publica homenagem a Léa Garcia: ‘Uma honra ter te conhecido’

A atriz norte-americana Viola Davis prestou uma homenagem a Léa Garcia,...
spot_imgspot_img
-+=