Carioca é uma das dez selecionadas no mundo para curso da ONU

Formação intensiva em Direitos Humanos acontecerá em Genebra, na Suíça

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dandara Oliveira, de 30 anos, foi uma das dez pessoas do mundoe a única brasileira, selecionada para o “Programa de bolsas para pessoas de ascendência africana”, promovido pela ONU. A formação, de três semanas, é um curso intensivo em direitos humanos e acontecerá em Genebra, na Suíça, entre os dias 13 de novembro e 01 de dezembro.

“Esse programa tem uma enorme relevância para sociedade civil de uma maneira geral, porém mais especificamente para as pessoas negras, pois é direcionado, mundialmente, para essas lideranças, que buscam fazer a diferença. Durante a formação, terei a oportunidade de aprender a como utilizar o sistema ONU e tudo o que a organização tem para nos oferecer relacionado a mecanismos e possibilidades para implementarmos nos nossos trabalhos locais”, salienta.

 A Internacionalista e Mestra em Estudos Raciais pelo CEFET RJ é umas das desenvolvedoras do Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista). Fundada em 2021, a iniciativa foi selecionada pela Fundação W. K. Kellog no Desafio de Equidade Racial 2030, sendo a única no Brasil entre as cinco premiadas. Dandara Oliveira também faz parte da equipe da ActionAid, como Especialista em Juventude e Raça. A organização internacional, com mais de 50 anos de atuação, trabalha por justiça social, equidade de gênero, étnico-racial e pelo fim da pobreza. “Durante minha formação, me aproximei das pautas com a temática dos Direitos Humanos e, com isso, entendi mais sobre esse trabalho político dentro das instituições”, comenta a profissional. 

Sobre o SETA 

O Projeto Seta é uma aliança inovadora, com sete organizações das sociedades civil nacional e internacional: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a UNEafro Brasil. Fundado em 2021, o objetivo central é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista. O projeto foi selecionado pela Fundação W. K. Kellog no Desafio de Equidade Racial 2030, sendo o único brasileiro entre os cinco premiados. 

Sobre a ActionAid

A ActionAid é uma organização global que trabalha com mais de 41 milhões de pessoas que vivem em mais de 71 dos países mais pobres do mundo. Queremos ver um mundo justo e sustentável, no qual todos desfrutem do direito a uma vida com dignidade e livre da pobreza e da opressão. Trabalhamos para alcançar justiça social, igualdade de gênero e erradicação da pobreza.

+ sobre o tema

Dois mundos, uma realidade: Alexandra Loras, consulesa da França relata infância no gueto a menores infratores

Para Alexandra Loras, "potencial rebelde" dos adolescentes deve ser usado...

Goiás é o segundo Estado com mais homicídios de mulheres

Mulheres pretas e pardas são as que mais sofrem...

Em média, 10 mulheres são vítimas de violência doméstica por dia na Paraíba

Agressões, ameaças, estupros, violência psicológica. Uma série de violações...

EUA elogiam programas sociais brasileiros e inclusão feminina

A embaixadora-geral para Assuntos Globais da Mulher dos Estados...

para lembrar

A “nêga” falando do “O sexo e as negas”

Dra Ludimila Cruz sobre a série "Sexo e as...

A mulher negra em lugar de liderança

Ouvi da embaixadora dos Estados Unidos no Conselho de Segurança da ONU,...

Realidade estatística, por Sueli Carneiro

Em 21 de março último comemorou-se o Dia Internacional...
spot_imgspot_img

Disparidade salarial cresce, e mulheres ganham 20,7% menos do que homens no Brasil

A disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil aumentou no período de um ano, e mulheres receberam, em média, 20,7% menos do que...

Mulheres Negras: Encruzilhadas de Raça e Gênero

Encontro "Mulheres Negras: Encruzilhadas de Raça e Gênero" com Sueli Carneiro e Neon Cunha acontece amanhã, 19h on-line Sueli Carneiro e Neon Cunha, referências no...

Selo dos Correios celebra Luiza Bairros, ex-ministra e ativista negra

Os Correios e o Ministério da Igualdade Racial lançam nesta terça-feira (17) um selo em homenagem à socióloga gaúcha Luiza Bairros, ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção...
-+=