Zileide Silva é a +Admirada Jornalista Negra de 2023

Em clima de muita festa, descontração e alegria, foram homenageados na noite desta segunda-feira (13/11) os +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira. Em sua primeira edição, a iniciativa organizada por Jornalistas&Cia/Portal dos Jornalistas, 1 Papo Reto, Rede JP e Neo Mondo reconheceu os profissionais e veículos de comunicação que mais se destacaram na cobertura de pautas raciais e na luta antirracista.

Nem mesmo o forte calor de 35º, registrado no final da tarde na capital paulista, ofuscou o brilho do encontro que reuniu cerca de 200 jornalistas, autoridades e convidados na Unibes Cultural, e que concedeu a Zileide Silva, repórter especial do Jornal Nacional e do Globo Repórter, da TV Globo, o título de +Admirada Jornalista Negra 2023.

Também da TV Globo, a apresentadora Maju Coutinho, do programa Fantástico, ficou na segunda posição geral, acompanhada de Semayat Oliveira, diretora de Conteúdo do site Nós, Mulheres da Periferia, em terceiro lugar.

Completaram os TOP 10, pela ordem, Roberta Garcia (ICL), Tiago Rogero (Projeto Querino), Valéria Almeida (Rede Globo), Silvia Nascimento (Mundo Negro), Pedro Borges (Alma Preta), Flávia Oliveira (O Globo/GloboNews) e Basília Rodrigues (CNN).

Na categoria Profissionais de Imagem/Vídeo, a vencedora foi a repórter cinematográfica Andreza Oliveira, da Rede Globo. Em Veículo Geral, o prêmio foi para a TV Cultura. E em Veículo Liderado por Jornalistas Negros, a publicação mais votada foi a Revista Raça.

Já nas categorias regionais, os mais votados foram Vinícius Veloso (Metrópoles), no Centro-Oeste; Luana Souza (TV Bahia), no Nordeste; Cley Medeiros (A Crítica), no Norte, Larissa Alves (BandNews FM), no Sudeste; e Aline Reis (Jornal Plural), na Região Sul.

Além dos eleitos pela votação popular, a premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira concedeu quatro premiações especiais: o Troféu Luiz Gama – Decano e Decana do Jornalismo, entregues respectivamente aos professores Flávio Carrança e Rosane Borges; o Troféu Tim Maia – Revelação do Ano, concedido à repórter Rebeca Borges, do portal Metrópoles; e o Troféu Glória Maria – Personalidade do Ano, que será entregue ao Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania Sílvio de Almeida.

A participação dele estava confirmada até a véspera do evento, mas precisou permanecer em Brasília para receber os refugiados brasileiros que chegaram da Faixa de Gaza, e por isso não pode comparecer.

A íntegra da cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negros da Imprensa Brasileira está disponível no canal do Portal dos Jornalistas no YouTube. Vale destacar que na próxima segunda-feira (20/11), Dia Nacional da Consciência Negra, Jornalistas&Cia circulará com uma edição especial com os principais destaques do evento.

+ sobre o tema

EUA terão ativista negra na nota de US$ 20; listamos 7 mulheres para o real

À frente de muitas lutas por direitos iguais na...

Angolana é a primeira estrangeira à frente da bateria da Pérola Negra

Ninguém pode dizer que ela não se impõe. “Deixe-me...

Rapper amazônida Anna Suav exalta autoestima da mulher negra com single “BNTA”

Reflexões sobre o resgate e a criação da autoestima...

para lembrar

Tartarugas Ninja – Caos Mutante traz uma nova heroína para o cinema?

O novo filme das Tartarugas Ninjas Caos Mutante chegou...

“As Tartarugas Ninja: Caos Mutante” e a forca da personagem April O’nei

A nova aventura de Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo...

O peso de representatividade negra 

As Tartarugas Ninjas, famosa desde sua criação em 1980...
spot_imgspot_img

O peso de representatividade negra 

As Tartarugas Ninjas, famosa desde sua criação em 1980 com quadrinhos, desenho e até mesmo filme, aparece em 2023 com outra imagem, desdobramento e...

Tartarugas Ninja – Caos Mutante: das margens da sociedade para o mundo

O novo filme das Tartarugas Ninja, que traz a personagem April O’Neil, representada por uma mulher negra e jornalista é o que se pode...

Tartarugas Ninja – Caos Mutante traz uma nova heroína para o cinema?

O novo filme das Tartarugas Ninjas Caos Mutante chegou oficialmente aos cinemas, e se prepare porque não vão ser só os anfíbios ou répteis...
-+=