Carrefour promete implantar políticas de Ações Afirmativas

Depois do lamentável e criminoso incidente que envolveu Januário Alves Santana pai de família, negro e funcionário da Universidade de São Paulo, que como já foi amplamente noticiado, foi violentamente espancado no estacionamento e em uma saleta do supermercado Carrefour em Osasco, o Movimento Negro de São Paulo e do Brasil, aliado com todas as forças da sociedade que abominam o racismo e o preconceito racial, desencadearam um série de protestos e manifestações no sentido de exigir que todos os envolvidos no caso sejam exemplarmente punidos.

No último dia 05 de setembro, o Fórum Regional Oeste Metropolitano da Igualdade Racial, que reúne 19 municípios, organizou uma grande manifestação de protesto com cerca de 500 pessoas, num ato de desagravo à vítima que contou também com a participação de inúmeras entidades, sindicatos, associações e centrais sindicais.

Na ocasião após a passeata que percorreu as ruas de Osasco, houve um ato público defronte a loja e na ocasião uma comissão foi recebida por diretores e pela Superintendente de Comunicação do Carrefour Regina Pitoscia que deixou bastante evidente o interesse da empresa em iniciar o mais brevemente possível a construção de um plano de ação para aprimoramento da educação para a diversidade dentro da empresa e a implementação de políticas de ações afirmativas voltadas para a população negra.

No último dia 11, houve uma nova manifestação defronte a sede central do Carrefour, que contou com a participação da CONEN, UNEGRO, Círculo Palmarino, Sindicato dos Comerciários de S. Paulo, CUT, CGTB, ANID, ocasião em que foi entregue aos representantes do Carrefour um Manifesto exigindo do Estado e do Carrefour a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis pela agressão sofrida pelo funcionário da USP. Na oportunidade, uma comissão também foi recebida por Armando Almeida Diretor Executivo – Brasil da empresa, além de outros diretores e o mesmo se comprometeu de fato a implementar uma política de ações afirmativas na empresa e para tanto espera contar com a assessoria direta do Movimento Negro.

Dessa forma, o Fórum Regional Oeste Metropolitano da Igualdade Racial marcou uma primeira reunião de trabalho que deverá ocorrer no dia 17 de setembro às 18h30 na Casa da Cidadania em Osasco ocasião que em conjunto com as entidades interessadas formará uma comissão que irá assessorar o Carrefour na implementação de tais políticas, independentemente das ações judiciais e criminais que estão correndo contra a empresa em função das agressões praticadas contra Januário.

+ sobre o tema

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e...

para lembrar

Justin Bieber faz comentário racista

Justin Bieber voltou a causar sensação, mas desta feita...

Ong acusa personagem do Zorra Total de racismo

A personagem Adelaide, interpretada pelo ator Rodrigo Sant'anna no...

LANÇAMENTO: ‘Racismo & Sociedade’ (2ª edição)

Obra nasce com a intenção de revelar e ensinar...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=