Carta da Diretoria de Mulheres da UNE à ministra Eleonora Menicucci

Através do fortalecimento da Secretaria de Políticas para as Mulheres e o permanente diálogo entre o ministério e o conjunto do movimento social, foi possível avançar em ações que aprofundaram mudanças necessárias para a vida das mulheres. A construção de políticas voltadas a promover a autonomia econômica e social, o combate à violência e o empoderamento das mulheres são centrais para que possamos ter um país sem pobreza e com equidade de gênero.

Enviado por Jurema Werneck

Saudamos a agora ex-ministra Iriny Lopes por todo seu empenho e comprometimento com a luta das mulheres durante a gestão na pasta. Dentre eles é importante destacar a realização vitoriosa da 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, a atualização e fortalecimento do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e o enfrentamento à mídia sexista que violenta e expõe as mulheres como mercadoria. Desejamos sucesso e vitórias em suas novas tarefas.

A UNE saúda com muito apreço a Ministra Eleonora Menicucci, esta que foi militante do movimento estudantil – onde ocupou a vice-presidência da UEE MG e diretoria da UNE. É muito salutar termos uma ministra que carrega em sua história um legado de lutas e compromissos com a democracia no país e os direitos das mulheres. Acreditamos que à frente da SPM seja possível construir políticas que as mulheres brasileiras precisam e enfrentar setores conservadores, machistas e patriarcal, que impõe controle sobre o corpo e a vida das mulheres. Salientamos a necessidade de políticas e ações efetivas voltadas para o enfrentamento à mortalidade materna, que tem em suas estatísticas números alarmantes de mulheres jovens, negras, das periferias e do campo que morrem todos os dias em nosso país.

A UNE reafirma sua identidade feminista e se coloca à disposição para contribuir no avanço de debates centrais, como a legalização do aborto e garantias dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, e faz pressão para que o quanto antes tenhamos à disposição as creches e bens públicos que desonerem as mulheres do trabalho reprodutivo e gratuito.

Saudamos toda equipe da SPM na figura da ministra Eleonora e desejamos muito sucesso e vitórias nas batalhas que temos pela frente.

Brasília, 10 de fevereiro de 2012.

Diretoria de Mulheres da União Nacional dos e das Estudantes

+ sobre o tema

Feminismo, empoderamento e solução: a singularidade de Karol Conka

Sucesso indiscutível entre a crítica e os internautas, a...

Camila Pitanga é eleita Embaixadora Nacional da Boa Vontade

Atriz ganhou o título da ONU Mulheres Brasil e...

para lembrar

O depoimento dessa mãe é mais do que um debate: é uma aula essencial sobre feminismo

Ser mãe é daquelas coisas difíceis de explicar, gente:...

Guevedoces: o estranho caso das ‘meninas’ que ganham pênis aos 12 anos

Condição parece ligada a uma deficiência genética comum em...

O crack, a maternidade e o poder público

Adoção de crianças e, mais que tudo, adoção de...

Seminário internacional Brasil/EUA debate violência contra mulher

Evento aborda programas para homens autores de violência Do MPSP O...
spot_imgspot_img

Medo de gênero afeta de conservadores a feministas, afirma Judith Butler

A primeira coisa que fiz ao ler o novo livro de Judith Butler, "Quem Tem Medo de Gênero?", foi procurar a palavra "fantasma", que aparece 41...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Fernanda Melchionna lança seu primeiro livro em Cachoeirinha neste domingo; “Tudo isso é feminismo?”

“Tudo isso é feminismo?” – uma visão sobre histórias, lutas e mulheres” marca a estreia de Fernanda Melchionna, no universo do livro. A bibliotecária...
-+=