A carta de José Mayer mostra o fosso entre homens e mulheres

A ficção machista é uma criação da cabeça dos homens sobre como deve ser o mundo. A realidade das mulheres, desde cedo, é a do assédio

Por Débora Diniz Do Carta Capital

A carta de José Mayer é uma confissão – “eu errei”, diz ele. Errou porque ofendeu, errou porque foi agressivo, errou porque não soube respeitar uma mulher que lhe dizia “não”.

Como o coronel de engenho, era um senhor poderoso a espoliar mulheres ao seu redor. Se no passado era o chicote e a cana de açúcar, no seu caso, é a celebridade global. Ao contrário do que arriscou em sua defesa, as mulheres não confundiram ficção com realidade ao denunciá-lo.

Quem desconhece a realidade são os homens. Realidade vivida e histórica das mulheres. A realidade das mulheres desde muito jovens é a do assédio. José Mayer diz na carta que “o mundo mudou”. Diz ainda que demorou 60 anos para aprender a lição e pede desculpas à Susllen Tonani, sua colega de trabalho que o denunciou, mas também a todas as mulheres. Inclusive às de sua família.

Há vários erros na carta.

O primeiro é ele ter demorado tanto tempo para entender que a ficção machista é uma criação da cabeça dos homens sobre como deve ser o mundo. Nós, mulheres, muito antes de ele nascer, já sabíamos que assédio é uma espoliação do corpo feminino. Demorou muito para aprender, talvez porque nunca tenha sido confrontado na tranquilidade de seu poder masculino. Por medo ou submissão, outras mulheres podem ter se silenciado.

Outros erros recheiam a carta.

José Mayer não tem que pedir desculpas a todas as mulheres; neste momento, só a uma: Susllen, quem teve sua intimidade, privacidade e integridade abusadas e violadas por ele. Não há por que incluir as mulheres do mundo, a não ser que continue se imaginando alguém tão importante que a todas nós deve alguma palavra. Está equivocado, me parece, na importância da sua humildade.

Há mais, bem mais na carta.

Para demonstrar seu interesse em respeitar as mulheres, José Mayer cita que tem esposa e filha. Sim, e daí? As mulheres da família não são ícones de honradez a um homem. Novamente, não entendo a abrangência: ele pode respeitar as mulheres de sua família e desrespeitar as da rua; desrespeitar todas, ou só respeitar as da rua.

Poderia passear mais pela carta, quase linha a linha.

Mas termino com a resignação passiva dos homens que dizem “tristemente, sou fruto de uma geração”. Ninguém é fruto de geração, todos somos produções históricas e sujeitos pensantes sobre a própria história.

É confortável ser o machista passivo, o senhor de engenho, o chefe da empresa, o patriarca. Há serenidade no perdão ao anunciar-se fruto da geração patriarcal – há confortos e vantagens.

Pedir desculpas é importante. Escrevê-las é um ato de coragem. No entanto, só o tempo dirá se o sujeito que escreveu essas linhas será mesmo alguém melhor para promover a igualdade entre homens e mulheres na sociedade brasileira.

Ainda há tempo – mesmo aos 60 anos, José Mayer pode ser um porta-voz de como o assédio masculino é prática insuportável para a civilização.

+ sobre o tema

Release: Lançamento oficial do livro – reportagem Mulheres Agredidas que Revidam

Obra fruto de pesquisa, realizada pela jornalista Andreia Barros....

Justiça usa educação para reduzir machismo e violência doméstica

Juízes e promotores já não esperam reduzir a violência...

para lembrar

App brasileiro ajuda mulheres vítimas de violência a se protegerem de ex-companheiros

A história, infelizmente, é conhecida. O relacionamento não está...

O PLP 2.0 Aplicativo de Combate a Violência contra Mulher é premiado pela OEA

O aplicativo PLP 2.0 foi um dos premiados pela...

Quando o discurso de ódio se torna prática de ódio

A chacina de Campinas promovida pelo assassino misógino Sidnei...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=