quinta-feira, maio 26, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaAfro-brasileiros e suas lutasCasa das Áfricas e Edufba lançam ''África Negra - História e Civilizações''...

Casa das Áfricas e Edufba lançam ”África Negra – História e Civilizações” de Elikia M’Bokolo

Este volume I da África Negra: História e Civilizações cobre o período menos conhecido da história africana e um dos mais difíceis de abordar. África pré-colonial? África tradicional? Apesar da força considerável dos hábitos e das falsas evidências do senso comum, temos de nos decidir de maneira definitiva a deixar de concentrar estes longos séculos sob o epíteto aparentemente cômodo, mas inteiramente anacrônico e errado, de “pré-coloniais” […]. A noção de “civilizações tradicionais”, mesmo que dispondo de um crédito maior, não é em nada mais adequada […]. O conceito de “civilizações tradicionais” […] não permite ele que se encerre a África Negra numa espécie de opacidade cultural e num imobil ismo do qual, para seu bem ou para seu mal, conforme as opiniões, só teria saído sob o efeito dos recursos ou das pressões exteriores? Ver-se-á neste livro que, longe de estar recheado apenas com as continuidades, este tempo longo do passado africano foi talvez, em primeiro lugar, o das invenções contínuas, sob a forma de uma incessante bricolagem, de laboriosas adaptações ou de rupturas radicais. (Elikia M’Bokolo).

 

África Negra: História e Civilizações – Tomo 1 (até o século XVIII)
de Elikia M’Bokolo
São Paulo, Salvador: Casa das Áfricas, Edufba, 2009

Sobre o autor: Elikia M’Bokolo é um historiador congolês, nascido em Kinshasa (RDC), atualmente diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales, produtor da emissão radiofônica Memória de um continente (RFI) e professor de história na Universidade de Kinshasa. Autor de diversas obras: ”Noirs et blancs en Afrique équatoriale” (1981); ”L’Afrique au XXe siècle, le continent convoité” (1984); ”L’Afrique noire. Histoire et civilisations. XIX-XX siècles” (1993); ”Au coeur de l’ethnie”, com Jean-Loup Amselle, (1999), entre outras.

 

Pedidos: casadasafricas@casadasafricas.org.br ou (11) 3801-1718
Valor: R$50,00 + frete (se necessário)

Artigos Relacionados
-+=