Casa noturna Villa Mix é investigada pelo MP por discriminação

O Ministério Público (MP) de São Paulo investiga denúncias de discriminação de funcionários da Villa Mix, famosa casa noturna na Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo. Segundo frequentadores, negros, obesos, pessoas humildes e consideradas feias são constantemente barrados na porta.

Do Correio Nagô

Procurada pelo G1, a assessoria da Villa Mix nega as acusações e afirma que, “pelo alto padrão de qualidade oferecido, nos dias que o estabelecimento está em funcionamento, sua lotação é muito rápida e assim não há como atender a todos os que procuram a sua prestação de serviços”.

No começo do mês, uma comunidade no Facebook foi criada para receber e reunir relatos de discriminação na casa noturna: o “Boicote ao Villa Mix”. Supostos ex-funcionários relatam na página que eram orientados a selecionar os clientes por critérios de raça, posição social e beleza. [a página já recebeu cerca de 15 mil curtidas. Confira: https://www.facebook.com/boicotevillamix?fref=ts

Segundo a promotora Beatriz Helena Budin Fonseca, responsável pela ação civil pública, essa seleção “tem a função de segregar e marcar a divisão entre pessoas que, embora morem na mesma cidade, não possuem a mesma classe social, a mesma cor de pele, o mesmo peso, ou a mesma beleza considerada como ideal pela representada”. Ela acrescenta que “a mencionada prática é discriminatória e fere os princípios constitucionais de igualdade e da pessoa humana”.

Em nota, o MP afirma que comunicou a Villa Mix sobre a instauração do inquérito e solicitou que a casa noturna preste esclarecimentos em, no máximo, 20 dias. O advogado Maurício Ozi, que defende a casa noturna, diz, porém, que não foi notificado.

A promotoria também requisitou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) a instauração de inquérito policial. Interessados em relatar casos de agressão na Villa Mix ou em outros estabelecimentos podem procurar a Promotoria de Justiça de Direitos Humanos pelo telefone (11) 3119-9260 ou pelo e-mail [email protected].

 

Trecho do Posicionamento da Villa Mix
“(…) Demonstrando que age e sempre agiu, de acordo com os princípios da legalidade e da boa-fé.Ademais, a casa não pratica NENHUM CRIME de discriminação, como absurdamente alegado, tanto que há freqüentadores de todas as raças, estaturas, idades e etnias. Ocorre que, a casa trabalha de acordo com seu alvará de funcionamento, a fim de que todos tenham um ambiente confortável para assistir os shows oferecidos e momentos agradáveis de diversão, com segurança. Deve-se instar ainda que pelo alto padrão de qualidade oferecido, nos dias que o estabelecimento está em funcionamento, sua lotação é muito rápida e assim não há como atender a todos os que procuram a sua prestação de serviços. (…) Por fim, o “Villa Mix” se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.
Atenciosamente.
Maurício Ozi, Ozi Advocacia”

+ sobre o tema

Racebending, nerds e racismo

Mais uma escalação e mais uma revolta no meio...

Participante de comunidade racista é denunciado pelo Ministério Público

05/05/2009 - Fonte: Pernambuco.com - Um participante de uma comunidade...

Lukaku pede a torcedores que parem cânticos sobre seu órgão sexual

Música proferida a plenos pulmões pelos torcedores foi o...

Cachê Menor: Modelos negras fazem protesto por cotas no SP Fashion Week

Fonte: Gazeta Online - A polêmica das cotas, que...

para lembrar

Pesquisa sobre Preconceito e Discriminação no Ambiente Escolar

Estudo pioneiro no campo da diversidade na educação brasileira ...

Mais de 74% das mulheres já sofreram assédio ou preconceito no trabalho

Um levantamento feito pela plataforma Infojobs aponta que mais de...
spot_imgspot_img

Quem cata suas latinhas é trabalhador?

Todo Carnaval tem seu fim. E com ele toneladas e mais toneladas de lixo... Não importa como você decidiu comemorar o seu Carnaval. Se decidiu cair na folia, lá...

Torta de climão

Conversa vai, conversa vem, dia desses uma conhecida relatou o desconforto que sentiu ao ser tratada como "a diferente" durante uma viagem ao exterior. –...

Projeto SETA participa do Fórum Global contra Racismo e Discriminação, promovido pela UNESCO

Entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o SESC São Paulo receberá a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e...
-+=