Estudante de design de faculdade em BH acusa professora de injúria racial

Uma aluna da faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte está acusando uma professora da instituição de injúria racial. Em post publicado na sua página pessoal no Facebook, Mirna Guedes, 21 anos, conta que já foi vítima de preconceito da professora em três ocasiões, a primeira delas no ano passado.

Do Hoje em Dia

Segundo a estudante de Design de Moda, na primeira vez, ela foi criticada por ter cabelos crespos e com volume. Insistentemente ela disse várias vezes, que deveria alisar os meus cabelos. “Disse até, que eu seria mais bonita assim”.

Na segunda vez, a professora teria voltado a falar sobre os meus cabelos. Se referindo a algumas alunas de outra universidade que fizeram o procedimento. “Na terceira vez, dia 3 de agosto, ela se aproximou de mim e me perguntou: ‘Você aqui assombração. Não formou ainda não?’ Respondi com a voz embargada. Isto é crime, preconceito racial. Ela desconversou”, afirma a jovem.

Ainda no post, a estudante destaca que já sofreu diversos preconceitos raciais. “Chega uma hora que sufoca, que reprime, que me faltam palavras, às vezes o ar, diante de tal sociedade. Só exijo respeito. Não sou movida a raiva que, assumo que sinto, quando ouço ou vejo tamanha barbaridade. Sou movida a justiça. Ao direito de liberdade de expressão e de ser quem você quiser ser”.

Segundo a estudante, nas primeiras vezes que foi ofendida pela professora ela buscou auxílio da universidade, que nada fez. “Mas hoje, descrevo aqui o meu repudio a qualquer tipo de preconceito ou discriminação, seja racial ou não. Agora estou aguardando que a justiça seja feita, já fui à delegacia especializada com minhas testemunhas e espero que as providências sejam tomadas”.

Resposta
Por meio da assessoria de imprensa da faculdade, o diretor geral e reitor do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, Juciê Abreu afirma que a aluna não procurou a Reitoria para tratar do recente episódio. “Desde que tomamos conhecimento do mesmo, tentamos entrar em contato com ela para esclarecê-lo, o que aconteceu somente às 18h15 desta quarta (5). A aluna só poderá conversar com a instituição amanhã, dia 06, às 18h30″.Ainda segundo a nota, diferentemente do que Mirna tem afirmado em relação ao episódio anterior, o Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte buscou esclarecimentos junto à professora e a própria aluna, tendo tomado as devidas providências na ocasião, considerando, portanto, o episódio resolvido.”Ressaltamos que, em nenhuma hipótese, toleramos qualquer tipo de discriminação com os alunos e funcionários da instituição e que, em caso de qualquer ocorrência neste sentido, são tomadas as medidas previstas no nosso Código de Ética.” A professora foi procurada pela reportagem por meio da assessoria da Estácio, mas não quis dar declarações.

Confira abaixo o post da jovem no Facebook:

image

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

As diferenças entre Racismo e Injúria Racial

As diferenças entre Racismo e Injúria Racial por Milena Pavan,...

Juiz condena réu por injúria racial contra professora da filha

O juiz Carlos Eduardo Lora Franco, da 3ª Vara Criminal...

Crimes de injúria racial cresceram em quase 40% em um ano; relembre casos recentes de racismo no RJ

"Volta pra favela", "macaca suja", "cabelo de macaco", "preto...
spot_imgspot_img

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...

Polícia Civil de Alagoas prende homem por injúria racial e ameaça

A Polícia Civil, por meio da seção de capturas da Dracco, realizou nesta terça-feira (9), o cumprimento de um mandado de prisão contra um...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=