Professora é afastada suspeita de injúria racial contra aluna no Paraná: ‘Sua preta sebosa e encardida’

Enviado por / FonteG1

Boletim de ocorrência foi registrado pela família da criança. Polícia Civil investiga o caso; defesa da professora nega que ela tenha cometido crime.

Uma professora foi afastada do cargo por suspeita de injúria racial contra uma aluna da terceira série, em Tuneiras do Oeste, no noroeste do Paraná.

O pai e a mãe da criança procuraram a Polícia Militar (PM) e registram o caso, que ocorreu no dia 3 de agosto na Escola Municipal Professora Maria José da Silva.

Segundo família, a menina, de nove anos ,chegou em casa chorando e contou à mãe que estava rabiscando em uma carteira quando a professora a segurou pelo braço e disse:

“Sua preta sebosa e encardida”.

A estudante contou aos pais ter ficado assustada e que, então, a professora teria dito:

“Cara feia para mim é fome”.

No boletim de ocorrência da PM consta ainda que a professora negou os fatos e que, ao ver a carteira rabiscada, chamou atenção da turma inteira.

A Prefeitura de Tuneiras do Oeste afirmou que ainda não foi notificada judicialmente. Segundo a prefeitura, a professora é funcionária pública concursada e tem mais de 20 anos de carreira.

A Secretaria Municipal de Educação afastou a profissional das funções e disse que abriu um procedimento interno para apuração do caso.

A defesa da professora nega que ela tenha cometido o crime e informou que entrou com um pedido para que o afastamento se torne uma licença prêmio a qual ela tem direito.

A Polícia Civil instaurou um inquérito e está investigando o caso.

Até a publicação desta reportagem, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) não respondeu sobre o caso.

+ sobre o tema

Audio: Entrevista coletiva do Exmo Senhor Ministro Enrique Ricardo Lewandowski

Entrevista coletiva do Exmo Senhor Ministro Enrique Ricardo...

SP: ONG acusa PF de racismo por deportação de haitianos em Cumbica

A ONG Visão Mundial fez ontem um protesto formal...

para lembrar

Comunicado do Colégio Anhembi Morumbi sobre o caso de racismo e a ‘boa aparência’

do Colégio Internacional Anhembi Morumbi para o Portal Geledés Comunicado O Colégio Internacional...

Polícia é acusada de assassinar dançarino Douglas Rafael

'Tenho certeza que ele foi torturado', diz mãe de...
spot_imgspot_img

O que podemos aprender com a argentina Thelma Fardin sobre vítimas de violência sexual

Em junho deste ano, Juan Darthés, ator argentino-brasileiro, foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto por abuso sexual. Em 2009, quando tinha...

X se assemelha a cidade sem lei

Faz poucos dias, o IBGE apresentou ao país as projeções atualizadas da população. Território inteiro, grandes regiões, todas as 27 unidades da Federação, 100% dos 5.570...

‘Gay não opina aqui’: estudante de 14 anos denuncia que sofreu injúria racial e homofobia de colegas de escola na Zona Sul do Rio

Um estudante de 14 anos foi alvo de injúria racial e homofobia por parte de colegas de turma do Colégio pH, no campus de...
-+=